A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba OS GÊNEROS ARTIGO DE OPINIÃO E RESUMO ACADÊMICAS: DANNY ANTUNES E SILMARA SILVA CURITIBA 2016.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba OS GÊNEROS ARTIGO DE OPINIÃO E RESUMO ACADÊMICAS: DANNY ANTUNES E SILMARA SILVA CURITIBA 2016."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba OS GÊNEROS ARTIGO DE OPINIÃO E RESUMO ACADÊMICAS: DANNY ANTUNES E SILMARA SILVA CURITIBA 2016

2 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba RESUMO

3 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva RESUMO Meio pelo qual o produtor demonstra a compreensão de um texto. Resumir significa selecionar as ideias principais de um texto e apresentá-las com as próprias palavras.

4 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva RESUMO Resumo é um texto sobre outro texto, de outro autor, e isso deve ficar sempre claro, mencionando-se o autor, Evita que o leitor tome como sendo suas as ideias que, de fato, são do autor do texto resumido.

5 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva Em um resumo, devem aparecer apenas conteúdos presentes no texto base. É crucial separar somente as ideias mais importantes do texto original. Selecionar as principais ideias do texto e reescrevê- lo com linguagem própria (sem cópias). Não copiar o texto base. o objetivo do resumo é informar sobre o que é mais importante em determinado texto. Não devemos emitir opinião ou acrescentar informações. - Dizer a mesma coisa, com outras palavras (PARÁFRASE).

6 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva Nada impede que no resumo apareçam sinônimos ou expressões equivalentes às do original. O importante é não acrescentar informações novas. O resumo é uma redução, e não uma interpretação de outro texto.

7 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva RESUMO identifique: a) o gênero de texto; b) o meio de circulação; c) o autor; d) a data de publicação; e) o tema; Atenção para: a questão que é discutida; a posição (tese) que o autor rejeita; a posição (tese) que o autor sustenta; os argumentos que sustentam ambas as posições e a conclusão final do autor.

8 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva ETAPAS: Leitura inicial do texto, atentando para o tema e as principais informações; Releitura, sublinhando as principais informações, palavras chaves ou trechos, fazer escolhas: deixe de lado o acidental (detalhes, explicações, exemplos e dados secundários) e fique com o essencial (ideias principais); Selecione os trechos sublinhados e esquematize as informações, interligando-as com elementos coesivos;

9 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva ETAPAS: Empregue linguagem padrão, com vocabulário próprio, sem copiar frases ou expressões (apenas as absolutamente necessárias). A linguagem deve ser objetiva e clara. Evite repetições de ideias e de palavras.

10 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva SUMARIZAÇÃO: PROCESSO ESSENCIAL Selecionar as ideias ou fatos essenciais do texto original que constarão no resumo

11 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva RESUMO Técnicas para a produção do resumo: apagamento generalização construção.

12 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva RESUMO Apagamento consiste em apagar, em cortar as partes que são desnecessárias. Geralmente essas partes são os adjetivos e os advérbios, ou frases equivalentes a eles. Ex.: O velho jardineiro trabalhava muito bem. Ele arrumava muitos jardins diariamente.

13 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva RESUMO Ex.: O velho jardineiro trabalhava muito bem. Ele arrumava muitos jardins diariamente. Sendo essa a frase a ser resumida através do apagamento, poderia ficar assim: O jardineiro trabalhava bem.

14 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva RESUMO Generalização A generalização consiste em reduzir os elementos da frase através do critério semântico, ou seja, do significado. Ex.: Pedro comeu picanha, costela, alcatra e coração no almoço.

15 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva RESUMO Ex.: Pedro comeu picanha, costela, alcatra e coração no almoço. As palavras em destaque são carnes. Pedro comeu carne no almoço.

16 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva RESUMO Construção Consiste em substituir uma sequência de fatos ou proposições por uma única, que possa ser presumida a partir delas, também baseando-se no significado. Ex.: Maria comprou farinha, ovos e leite. Foi para casa, ligou a batedeira, misturou os ingredientes e colocou-os no forno.

17 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva RESUMO Ex.: Maria comprou farinha, ovos e leite. Foi para casa, ligou a batedeira, misturou os ingredientes e colocou-os no forno. Todas essas ações praticadas por Maria nos remetem a uma síntese: Maria fez um bolo.

18 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva RESUMO A técnica de sublinhar. Enquanto você estiver lendo o texto, sublinhe as palavras ou frases que expressam ideias que tenham mais importância. Depois, junte seus sublinhados, formando um texto a partir deles e aplique as três primeiras técnicas.

19 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva

20 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva Doutor Advogado e Doutor Médico: até quando? Sei muito bem que a língua, como coisa viva que é, só muda quando mudam as pessoas, as relações entre elas e a forma como lidam com o mundo. Exerço, porém, um pequeno ato quixotesco no meu uso pessoal da língua: esforço-me para jamais usar a palavra “doutor” antes do nome de um médico ou de um advogado. Travo minha pequena batalha com a consciência de que a língua nada tem de inocente. Se usamos as palavras para embates profundos no campo das ideias, é também na própria escolha delas, no corpo das palavras em si, que se expressam relações de poder, de abuso e de submissão. Cada vocábulo de um idioma carrega uma teia de sentidos que vai se alterando ao longo da História, alterando-se no próprio fazer-se do homem na História. E, no meu modo de ver o mundo, “doutor” é uma praga persistente que fala muito sobre o Brasil.

21 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva Assim, minha recusa ao “doutor” é um ato político. Um ato de resistência cotidiana, exercido de forma solitária na esperança de que um dia os bons dicionários digam algo assim, ao final das várias acepções do verbete “doutor”: “arcaísmo: no passado, era usado pelos mais pobres para tratar os mais ricos e também para marcar a superioridade de médicos e advogados, mas, com a queda da desigualdade socioeconômica e a ampliação dos direitos do cidadão, essa acepção caiu em desuso”. Historicamente, o “doutor” se entranhou na sociedade brasileira como uma forma de tratar os superiores na hierarquia socioeconômica – e também como expressão de racismo. Ou como a forma de os mais pobres tratarem os mais ricos, de os que não puderam estudar tratarem os que puderam, dos que nunca tiveram privilégios tratarem aqueles que sempre os tiveram. O “doutor” não se estabeleceu na língua portuguesa como uma palavra inocente, mas como um fosso, ao expressar no idioma uma diferença vivida na concretude do cotidiano que deveria ter nos envergonhado desde sempre.

22 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva A resposta para a atualidade do “doutor” pode estar na evidência de que, se a sociedade brasileira mudou bastante, também mudou pouco. A resposta pode ser encontrada na enorme desigualdade que persiste até hoje. E na forma como essas relações desiguais moldam a vida cotidiana. O “doutor” médico e o “doutor” advogado, juiz, promotor, delegado têm cada um suas causas e particularidades na história das mentalidades e dos costumes. Em comum, têm algo significativo: a autoridade sobre os corpos. Um pela lei, o outro pela medicina, eles normatizam a vida de todos os outros. Não apenas como representantes de um poder que pertence à instituição e não a eles, mas que a transcende para encarnar na própria pessoa que usa o título. Se olharmos a partir das relações de mercado e de consumo, a medicina e o direito são os únicos espaços em que o cliente, ao entrar pela porta do escritório ou do consultório, em geral já está automaticamente numa posição de submissão. Em ambos os casos, o cliente não tem razão, nem sabe o que é melhor para ele. Seja como vítima de uma violação da lei ou como autor de uma

23 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva violação da lei, o cliente é sujeito passivo diante do advogado, promotor, juiz, delegado. E, como “paciente” diante do médico, deixa de ser pessoa para tornar-se objeto de intervenção. Num país no qual o acesso à Justiça e o acesso à Saúde são deficientes, como o Brasil, é previsível que tanto o título de “doutor” permaneça atual e vigoroso quanto o que ele representa também como viés de classe. Infelizmente, a maioria dos “doutores” médicos e dos “doutores” advogados, juízes, promotores, delegados etc. estimulam e até exigem o título no dia a dia. - ( Eliane Brum. Época – 10 set. 2012. Adaptado.) Escreva um resumo do texto acima, com 10 linhas no máximo. Em seu texto, você deve: apresentar o ponto de vista da autora e os argumentos que ela utiliza para justificá-lo; escrever com suas próprias palavras, sem copiar enunciados da autora; mencionar no corpo do resumo o autor e a fonte do texto Doutor Advogado e Doutor Médico: até quando? 1 2 3 4 5 5

24 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva Questões para discutir 1) Qual é a ideia central do texto? 2) O que a palavra doutor significa segundo o texto? Como a palavra doutor se estabeleceu na história do Brasil? 3) Segundo a autora, porque chamamos os médicos e advogados de “doutores”? 4) Como a autora conclui o texto?

25 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Tópicos essenciais: Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III Publicado na Época em 10 de setembro de 2012, o texto “Doutor Advogado e Doutor Médico: até quando?” é um artigo de Eliane Brum, colunista da revista. O tema do artigo é o uso de “doutor” em referência a médicos ou advogados, prática condenada pela autora. Uma vez que as escolhas linguísticas expressam relações sociais de poder, Eliane Brum, relaciona o uso de “doutor” à profunda hierarquia, à desigualdade e mesmo ao racismo presentes na sociedade brasileira. Especificamente no tocante a médicos e advogados, o uso de “doutor” expressa a autoridade que ambos têm sobre o próprio corpo das demais pessoas. A medicina e o direito constituem, assim, um espaço único de submissão, que põe o “cliente” do escritório ou do consultório em condição de total passividade. A autora conclui lamentando que o pouco acesso social à Justiça e à Saúde no Brasil contribua para manter o uso de “doutor”, inclusive com a concordância dos profissionais do direito e da medicina.

26 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Versão A A jornalista, escritora e documentarista Eliane Brum, em artigo publicado na revista “Época” de 10 de setembro de 2012, critica o uso arcaico da palavra “doutor” diante dos nomes de médicos e advogados. De acordo com a articulista, é por meio da palavra, que tem vários sentidos, que as relações de poder, de abuso e de submissão se estabelecem. Apesar da redução da disparidade socioeconômica e do aumento dos direitos civis, o uso histórico de “doutor” se mantém. Isso porque, argumenta Brum, o cidadão assume um papel de passividade diante desses profissionais, diferentemente do que ocorre nas relações de mercado e consumo, nas quais o cliente tem sempre razão. A jornalista conclui que a hierarquia socioeconômica deve permanecer no Brasil, enquanto for deficiente o acesso à Justiça e à Saúde. AUTORA FONTE TESE ARGUMENTO CONCLUSÃO Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III ARGUMENTO

27 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Sintetizando: Não emita comentários e julgamentos; Não reproduza de partes ou frases completas do texto original; Cite o nome do autor e a fonte do texto. Palavras-chave são as palavras mais importantes do parágrafo, que traduzem o sentido de um contexto. Faça o resumo com linguagem própria, sem a necessidade de fazer cópias de trechos ou expressões do autor. Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III

28 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Não use título; Selecione as informações essenciais do texto; Organize as ideias coerentemente, mantendo a ordem do texto original; Marque a temática logo no início, bem como as referências. Articule as informações com mecanismos coesivos e retomada de referências; Use 3ª pessoa. Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III

29 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba use a norma culta (padrão). Textos em primeira pessoa devem ser transpostos para a terceira pessoa do discurso. Leia o texto três vezes: uma vez para se familiarizar com o texto. Na segunda leitura, grife as ideias principais de cada parágrafo. Faça ainda uma terceira leitura grifando palavras-chaves que servirão de base para a sua produção textual. Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III

30 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Nunca inicie o texto pulando a ideia principal da introdução, ou apresentando, por exemplo, a essência do terceiro parágrafo antes de ter resumido as ideias dos anteriores. Se tiver exemplificações, só as cite se for de extrema importância, caso contrário não conseguirá produzir um texto sucinto, entre 8 e 10 linhas, adequado ao gênero resumo. Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III

31 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba CRITÉRIOS DE CORREÇÃO Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III

32 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba EX:

33 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba

34 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Conceito EXCELENTE, BOM ou MUITO BOM (notas 5 ou 6) - Texto que atende aos comandos da questão: explicita a opinião da autora, expõe os dois argumentos, cita o texto fonte e evita cópias. Problemas de escrita padrão e/ou de leitura balizam a nota para baixo. Conceito REGULAR (notas 3 ou 4) - Texto que atende a uma combinatória mínima entre os comandos da questão: explicita a opinião da autora e/ou expõe um dos dois argumentos e/ou cita o texto fonte e/ou evita cópias. Problemas de escrita padrão e/ou de leitura balizam a nota para baixo. Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III

35 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Conceito INSUFICIENTE (notas 1 ou 2) Conceito INSUFICIENTE (notas 1 ou 2) - Texto que não atende a uma combinatória mínima entre os comandos da questão: explicitação da opinião da autora, exposição dos argumentos, citação do texto fonte, sem cópias. Problemas de escrita padrão e/ou de leitura balizam a nota para baixo. Ficam anulados (nota zero) Ficam anulados (nota zero) os textos que não tangenciam os critérios acima e expõem opinião própria do candidato Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III

36 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba O resumo solicitado aos candidatos nesta questão deve: revelar uma compreensão adequada do texto fonte; ser fiel às afirmações de Valquíria Padilha; apresentar uma seleção adequada das afirmações mais importantes; articular as afirmações selecionadas em um texto autônomo, que não seja resultado apenas da cópia de trechos do texto fonte; Além disso, deve demonstrar um bom domínio da escrita. Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III

37 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba REFERÊNCIAS CEREJA, William Roberto. Português Linguagens, vol.1. 7ª ed. reformulada. São Paulo: Saraiva, 2010. COMO FAZER UM RESUMO. Disponível em: http://comunicare2009.blogspot.com.br/2009/05/como-fazer-um-resumo.html Acesso: 02 abr. 2016. http://comunicare2009.blogspot.com.br/2009/05/como-fazer-um-resumo.html COMO RESUMIR UM TEXTO. Disponível em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/1413/1/COMO-RESUMIR- UMTEXTO/Paacutegina1.html Acesso: 02 abr. 2016. http://www.mundovestibular.com.br/articles/1413/1/COMO-RESUMIR- UMTEXTO/Paacutegina1.html CURSO POSITIVO. http://www.cursopositivo.com.br/Provas%20Corrigidas/UFPR/ Acesso: 02 abr. 2016. http://www.cursopositivo.com.br/Provas%20Corrigidas/UFPR/ GÊNERO TEXTUAL RESUMO. Disponível em: http://madreclelia.redesagradosul.com.br/wp- content/uploads/sites/3/2012/07/por_1341250138.pdf Acesso: 02 abr. 2016. http://madreclelia.redesagradosul.com.br/wp- content/uploads/sites/3/2012/07/por_1341250138.pdf UFPR, Vestibulares Anteriores - NC- UFPR. Disponível em: http://www.nc.ufpr.br/vestant/center_vestant.htm Acesso: 02 abr. 2016.Vestibulares Anteriores - NC- UFPRhttp://www.nc.ufpr.br/vestant/center_vestant.htm Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III

38 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba EXTRA. Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III

39 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva Versão B De como uma escolha linguística vai muito além da questão semântica para representar uma forma de negar traços da hierarquização dos papéis que uma sociedade elitista e excludente como a brasileira parece exigir em muitos contextos. Eis a tônica das ideias de Eliane Brum, colunista da revista Época, que confessa resistir ao uso do termo “doutor” na referência a médicos ou advogados. Para a articulista, não é simplesmente uma questão de formalidade e respeito o uso da expressão, mesmo porque tais profissionais tomam a palavra como elemento de distinção, estimulando o seu emprego. É pela consciência de que, historicamente, o vocábulo foi chancelando a desigualdade no tratamento entre as pessoas e, no Brasil, isso virou um símbolo do abismo que espelha as disparidades sociais, que a jornalista Brum nega, de forma política, a utilização de “doutor”, criticando o quanto a palavra veicula valores de poder e submissão que não deveriam caber em um país tão desigual como o Brasil. AUTORA FONTE TESE ARGUMENTO CONCLUSÃO

40 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa III Acadêmicas: Danny Antunes e Silmara Silva Versão C Por que permanece no Brasil o emprego da palavra “doutor”? É a essa questão que Eliane Brum dá respostas no artigo “Doutor Advogado e Doutor Médico: até quando?”, publicado pela “Época” em 10/09/2012. Lembrando que escolhas lexicais explicitam relações de autoridade e subserviência, a articulista deixa clara sua negação ao uso do vocábulo e revela esperança de que deixe de ser aplicado. Segundo ela, o “doutor”, ao longo da história, teria sido um elemento acentuador, no idioma, de diferenças concretas. E se a palavra se atualizou foi porque a desigualdade persistiu. A ideia de submissão também justificaria hoje o uso de doutor para se referir a médico ou advogado, ambos profissionais que exerceriam “autoridade sobre os corpos”. A autora conclui com a previsão de que o título terá vida longa num país onde o acesso à justiça e à saúde é precário e os “doutores” querem assim ser chamados. AUTORA FONTE TESE ARGUMENTO CONCLUSÃO


Carregar ppt "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba OS GÊNEROS ARTIGO DE OPINIÃO E RESUMO ACADÊMICAS: DANNY ANTUNES E SILMARA SILVA CURITIBA 2016."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google