A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Frente 1B Aula 03 Pirâmides Ecológicas: Quantificando o ecossistema.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Frente 1B Aula 03 Pirâmides Ecológicas: Quantificando o ecossistema."— Transcrição da apresentação:

1 Frente 1B Aula 03 Pirâmides Ecológicas: Quantificando o ecossistema.
Biologia para o TERCEIRÃO Prof. Pablo Paim

2 Pirâmides ecológicas representam, graficamente, o fluxo de energia e matéria entre os níveis tróficos no decorrer da cadeia alimentar. Para tal, cada retângulo representa, de forma proporcional, o parâmetro a ser analisado. Esta representação gráfica pode ser: Pirâmide de números; Pirâmide de biomassa; Pirâmide de energia.   

3 Representa a quantidade de indivíduos em cada nível trófico da cadeia alimentar proporcionalmente à quantidade necessária para a dieta de cada um desses.

4 Pode-se também pensar em pirâmide de biomassa, em que é computada a massa corpórea (biomassa) e não o número de cada nível trófico da cadeia alimentar. O resultado será similar ao encontrado na pirâmide de números: os produtores terão a maior biomassa e constituem a base da pirâmide, decrescendo a biomassa nos níveis superiores.

5 A área representativa de cada nível trófico é proporcional à quantidade de energia disponível. Assim, o retângulo que representa a quantidade de energia que transita dos produtores para os consumidores de primeira ordem é maior do que aquele que representa a energia que transita destes para os consumidores de segunda ordem e assim sucessivamente.

6 Entendendo o fluxo energético...
Calculou-se que uma superfície de 40000m2 pode produzir, em condições adequadas, arroz em quantidade suficiente para alimentar 24 pessoas durante um ano. Se esse arroz, em vez de servir de alimento ao Homem, fosse utilizado para a criação de gado, a carne produzida alimentaria apenas uma pessoa nesse mesmo período.

7 As pirâmides ecológicas são utilizadas para representar os níveis tróficos de um ecossistema. Entretanto, nem todos os níveis aparecem nessa representação gráfica. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica corretamente o nível trófico que não aparece em uma pirâmide ecológica. Justifique. a) Produtores. b) Consumidores primários. c) Consumidores secundários. d) Consumidores terciários. e) Decompositores.

8 Sabemos que a pirâmide de energia é usada para representar a quantidade de energia em cada um dos níveis tróficos presentes em uma cadeia alimentar. A respeito dessa pirâmide, marque a alternativa incorreta. a) Por intermédio dessa pirâmide, é possível notar o fluxo decrescente de energia. b) O nível energético mais elevado é representado pelos produtores. c) As pirâmides de energia nunca são invertidas. d) Analisando-se esse tipo de pirâmide, é possível perceber que um consumidor primário obtém menos energia do que os consumidores secundários.

9 As figuras seguintes são três tipos de pirâmides ecológicas
As figuras seguintes são três tipos de pirâmides ecológicas. A pirâmide de números e a pirâmide de energia que representam a cadeia alimentar capim → bois → carrapatos são semelhantes, respectivamente, a: a) I e II. b) I e III. c) II e I. d) II e III. e) III e II.

10 Observe, inicialmente, as duas cadeias alimentares:
árvore → preguiças → pulgas → protozoários. milho → roedores → cobras → gaviões. Observe os modelos de pirâmide a seguir: É correto afirmar, com relação às cadeias 1 e 2 e aos modelos de pirâmides I e II, que: a) a pirâmide II pode representar tanto o número de indivíduos como a quantidade de energia disponível em cada nível trófico da cadeia 1. b) a pirâmide II pode representar a quantidade de energia disponível em cada nível trófico da cadeia 2. c) pirâmide I pode representar tanto o número de indivíduos como a quantidade de energia disponível em cada nível trófico da cadeia 2. d) a pirâmide I pode representar o número de indivíduos em cada nível trófico da cadeia 1. e) a pirâmide I pode representar o número de indivíduos da cadeia 2, e a pirâmide II, a quantidade de energia disponível em cada nível trófico da cadeia 1.

11 Dinâmica das Populações

12 Para estudar as populações é necessário conhecer certos conceitos, como o de Densidade de População (D). Ela pode ser definida como o Número de Indivíduos (N) por unidade de Área (S), no caso de espécies terrestres, ou por unidade de Volume (V), para espécies aquáticas. D= N/S ou D= N/V Exemplo: com a caça de jacarés, há um aumento da população de piranhas resultando, desta forma, em uma variação de ocorrência.

13 A densidade pode ser expressa, por exemplo, em número de indivíduos por km2 (populações terrestres) ou m3(populações aquáticas).  População: Área:430 km² Densidade: 79/Km²

14 Crescimento populacional
Fatores que interferem na densidade populacional... Natalidade Imigração Mortalidade Emigração Potencial Biótico Resistência do Meio Crescimento populacional


Carregar ppt "Frente 1B Aula 03 Pirâmides Ecológicas: Quantificando o ecossistema."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google