A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes

2 Conceito de Gestão “O conceito de gestão resulta de uma nova compreensão da condução das organizações. Surge como superação dos limites da administração. Emerge um novo paradigma, isto é, “visão de mundo e óptica com que se percebe e reage em relação a realidade” (KUHN, 1982 apud LUCK, 2006, p.34)

3 Fundamentação I. Promover condições de igualdade, liberdade, justiça e diálogo em todas as esferas; II. Garantir estrutura material e financeira para a oferta de educação de qualidade; III. Contribuir para a superação do sistema educacional seletivo e excludente; IV. Possibilitar a inter-relação desse sistema com o modo de produção e distribuição de riquezas, com a organização da sociedade, com a organização política, com a definição de papéis do poder público, com as teorias de conhecimento, as ciências, as artes e as culturas.” CONAE

4 “É preciso compreender, inicialmente, que a gestão democrática da educação não constitui um fim em si mesma, mas um importante instrumento do processo de superação do autoritarismo, do individualismo e das desigualdades socioeconômicas. Ela deve contribuir para que as instituições educacionais, articuladas com outras organizações, participem da construção de uma sociedade fundada na justiça social, na igualdade, na democracia e na ética.” CONAE

5 A gestão escolar dentro do processo democrático Compartilhado A gestão escolar democrática e descentralizada, prevista pela Constituição Federal de 1988, ganhou legislação própria com a promulgação da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, cuja redação pautada no princípio democrático do ensino público, descreve a escola como uma instituição autônoma “formadora de um corpo de entendimentos, estabelecidos através do consenso interno”, gerado pela própria comunidade escolar, mediante a participação de diretores, pais, professores, funcionários e alunos, vinculando a construção social de novas realidades à cultura local (BOTLER, 2003, p. 121).

6 Elementos de um processo de gestão democrática e participativa DECISÃO PARTILHADA FORTALECIMENTO DA PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL GARANTIA DE FINANCIAMENTO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA DISCUSSÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO E DE GESTÃO ESCOLAR LUTA PROGRESSIVA AUTONOMIA DA ESCOLA PARTICIPAÇÃO NOS CONSELHOS ESCOLARES E MUNICIPAIS CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO – POLÍTICO- PEDAGÓGICO

7 A gestão escolar Compartilhada Ao assumirem seus postos de direção, os gestores precisam convocar todos à participação, a comunidade escolar, o entorno da escola, a comunidade mais ampla. Convocando-os para elaborarem e avaliarem de maneira participativa e sistemática, os planos de ação e as práticas pedagógicas, propondo formas de melhorar e divulgar as realizações da escola, com vistas a dar transparência à gestão.

8 Função Social da Educação A qualidade social da educação associa a ética pessoal e social ao conhecimento e ao saber, procurando promover a inclusão social, superar as desigualdades sociais, valorizar a diversidade cultural, preservar o meio ambiente e promover o desenvolvimento local.

9 “O que concerne a todos deve ser decidido por todos” Leonardo Boff


Carregar ppt "Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google