A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Religião Monoteísta dos Judeus. Os hebreus eram pastores nómadas da Mesopotâmia. No séc. XIX a. C., guiados por Abraão, deslocaram-se para a Palestina,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Religião Monoteísta dos Judeus. Os hebreus eram pastores nómadas da Mesopotâmia. No séc. XIX a. C., guiados por Abraão, deslocaram-se para a Palestina,"— Transcrição da apresentação:

1 A Religião Monoteísta dos Judeus

2 Os hebreus eram pastores nómadas da Mesopotâmia. No séc. XIX a. C., guiados por Abraão, deslocaram-se para a Palestina, em busca da Terra Prometida, a terra da abundância.

3 Os hebreus adoravam um Deus único e universal, criador de todas as coisas: Javé. Os hebreus eram monoteístas. O Deus hebraico era omnipotente, omnipresente, justo e misericordioso. Realizara uma aliança com os hebreus, o povo eleito. Os hebreus aguardavam a vinda de um Messias redentor, anunciado pelos profetas como Isaías, Jeremias ou Ezequiel. Tora

4 Uma violenta seca que assolou a terra dos hebreus obrigou-os ao exílio nas terras do Egipto, onde foram submetidos à escravatura e sofreram duras provações. Até que Moisés libertou o povo de Israel, conduzindo-o através do Mar Vermelho e da Península do Sinai, de regresso à Terra Prometida. Foi o êxodo do povo de Israel. Sinai

5 Aí, no Monte Sinai, segundo a Bíblia, Moisés recebeu de Deus as Tábuas da Lei, contendo os Dez Mandamentos.

6 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egipto, dessa casa da escravidão. Não terás outros deuses diante de Mim.... Não invocarás em vão o Nome do Senhor teu Deus.... Guarda o dia do Sábado para o santificar Honra teu pai e tua mãe... Não matarás. Não cometerás adultério. Não roubarás. Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo. Não desejarás a mulher do teu próximo; Não cobiçarás… nada que pertença ao teu próximo.

7 Depois de deambularem durante décadas pelo deserto, os hebreus viriam a fundar o reino de Israel. Saul foi o primeiro rei (XI a.C.), sucedendo-lhe David, em cujo reinado se viveu uma época de prosperidade. Sucedeu-lhe o filho Salomão.

8 O Templo de Jerusalém, mandado edificar pelo rei Salomão no séc. X a. C., era o local sagrado dos hebreus.

9 Passado esse tempo de prosperidade, no séc. VIII a. C., os judeus foram atacados e submetidos pelos assírios e depois pelos babilónios. Foi o tempo do cativeiro da Babilónia. Judeus aprisionados pelos invasores assírios Portas de Ishtar; Bagdad

10 Portas de Ishtar Pergamon Museum Berlim

11 Os judeus regressariam depois ao seu reino, reconstruindo o templo de Jerusalém que havia sido destruído, até que…

12 …foram conquistados pelos romanos, no séc. I a.C.

13 Iniciou-se a diáspora. Os judeus espalharam-se por todo o Mundo. Foram perseguidos e quase exterminados, em Portugal, na Espanha, na Alemanha nazi,…

14 Em 1948, a Assembleia Geral da O.N.U. decretou a criação do estado de Israel.

15 Desde então, tem-se travado um conflito com os palestinianos que reivindicam o direito a um estado no mesmo território.


Carregar ppt "A Religião Monoteísta dos Judeus. Os hebreus eram pastores nómadas da Mesopotâmia. No séc. XIX a. C., guiados por Abraão, deslocaram-se para a Palestina,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google