A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO DO SIMADE ENCONTRO DE S.R.E

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO DO SIMADE ENCONTRO DE S.R.E"— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO DO SIMADE ENCONTRO DE S.R.E

2 1. Estrutura de Desenvolvimento
e Atendimento Coordenação Geral: Sônia Andère Gestão: Vânia Liberato – Liège – Beatriz Acompanhamento da operacionalização: Equipe DELAN (Maria José, Karla, Rosilene, Aluisio e Carlos) Operacionalização: SRE – Escola

3 2. LEGISLAÇÕES CONTEMPLADAS
LDB nº 9394/96 – Níveis e Modalidades - Frequência, Carga horária, Currículo (BNC) e Parte Diversificada; Lei nº /2005 Resoluções nº SEE nº 521/2004; SEE nº 2018/2012; SEE nº 1033/2008; nº 1086/2008, nº 2017/2011, nº 2030/2012 Instrução SEE/SOE/DIFE nº 01/2008 Pareceres – CEE nº388 /2003; nº 1158 /1998; nº 1132/1997 Ofício Circular SB nº 07/2012; SOE/DFRE nº 01/2012 Resolução CEE nº 441/2001

4 3.direcionamento dos problemas identificados nas escolas
Alunos com problemas de vida escolar: Instruir processo de regularização de vida escolar. Nesse caso o aluno não deve ser encerrado no SIMADE enquanto não houver pronunciamento da DFRE. b. Erros de Java ou de http: Encaminhar diretamente para o suporte CAED com cópia de todo o erro informando detalhes da operação realizada.

5 c. Dúvidas sobre as regras definidas nos pacotes e
c. Dúvidas sobre as regras definidas nos pacotes e programas pedagógicos: Pacote Etapa: Progressão Parcial, Reprovação por Frequência, definição das áreas de conhecimento que serão atendidas na etapa. Componente: Medida (tipo e nota máxima); Critérios de avaliação (reprovação por avaliação; % para aprovação, casas decimais); divisões de avaliação e frequência. Encaminhar à DELAN.

6 d. Dúvidas no uso do sistema na configuração de pacote:
Etapa e Componente: Suporte CAED por (conforme regional) SUL: MATA: NORTE: CENTRO: TRIANGULO: VALE DO AÇO: por telefone:

7 ACESSO NO PORTAL SIMADE
e. SENHA - Perfil (SRE, SEE, Escola): PERFIL ACESSO NO SIMADE ACESSO NO PORTAL SIMADE SECRETÁRIA ACESSO COMPLETO A ESCOLA – ESCRITA E LEITURA, EXCETO FUNCIONALIDADES EXCLUSIVAS DO DIRETOR ALTERAÇÃO DE PACOTE DIRETOR ESCOLA ACESSO COMPLETO A ESCOLA – ESCRITA E LEITURA ALTERAÇÃO DE PACOTES SRE ACESSO A QUALQUER ESCOLA DO SISTEMA DA SRE DO USUÁRIO NO MODO SOMENTE LEITURA APROVAÇÃO DE PACOTE PARA UMA SRE ESPECÍFICA SEE SEM ACESSO NTE SEDINE SAI APROVAÇÃO/REJEIÇÃO DE SOLICITAÇÕES DE AEE PARA UMA SRE ESPECÍFICA DIRE 9 APROVAÇÃO DE ENTURMAÇÃO ONLINE SAI.DESP APROVAÇÃO/REJEIÇÃO DE SOLICITAÇÕES DE AEE PARA TODAS SREs

8 e. SENHA - Perfil (SRE, SEE, Escola): Apresentar todos os perfis
Infraestrutura da escola para desenvolvimento das atividades no SIMADE (conexão,equipamento...) Superintendência de Tecnologias Educacionais Atenção – Procurar encaminhar os erros com identificação das escolas e das telas onde estão ocorrendo com Print Screen.

9 4. O QUE DEVE SER observado para minimizar problemas
a. Dados Gerais   Cadastro da escola Dados do Diretor (CPF; Nome; Cargo e Endereço Eletrônico)

10 b. Matrícula e Enturmação
Regras que regem a etapa e o Programa Pedagógico (pacotes e programa pedagógico) Frequência Carga horária Programa Pedagógico do Diurno e Noturno Número de avaliações; Estudos Orientados Presenciais (EOP) + Estudos Independentes (EI) (marcadas como recuperação final) (Quadro Carga Horária) (Quadro Demonstrativo vida escolar do aluno)

11 Lançamento de todas as notas e frequências
c- Encerramento: Lançamento de todas as notas e frequências Dispensa de disciplinas Não opção para a Língua Espanhola Situação final em relação à progressão parcial, aprovação pelo conselho de classe, aprovação e reprovação Transferências corretas nas datas solicitadas Atenção: Reforçar com as escolas a conferência dos dados antes de iniciarem o encerramento.

12 5. DOCUMENTAÇÃO GERADA NO SIMADE
Os históricos estão sendo considerados a partir de (Podem ser emitidos e entregues aos alunos desde que devidamente assinados.) b. Ata de Resultados Finais (Temporalidade) c. Ficha Individual (Temporalidade) d. Boletim e Declarações (Podem ser emitidos e entregues aos alunos)

13 6. GERAÇÃO DE PENDÊNCIAS Concessionárias de energia elétrica
Transferências Lançamento de Notas Encerramento

14 7- MIGRAÇÃO DE SITUAÇÃO DO ALUNO
Verificar a situação final do aluno antes de proceder o encerramento da turma ou dos alunos. Caso tenham ocorrido erros, acompanhar junto às escolas a correspondência das informações no EducaCenso e SIMADE. (Se houver dúvidas a escola poderá encerrar a turma e deixar o aluno pendente. Após a solução dos problemas de sua vida escolar procede o encerramento).

15 8. ALTERAÇÕES RECENTES NO SIMADE
a- Opção Já Cursou Acessar: Aluno/Enturmação Selecionar a turma DET (Detalhes do aluno) Marcar nas disciplinas em questão o checkbox da coluna “já cursou” Clicar em ok b- Parecer 388/2003 Ao efetuar a matrícula do aluno, marcar a opção “Aluno Matriculado segundo Parecer CEE 388/2003 “

16 c- Dados de contas de luz:
Acessar Aluno/Cadastro/Dados estendidos Identificador de Energia Selecionar um dos itens abaixo Operadora Não atendida por concessionária de energia Outro

17 d- Controle de horário inicial das turmas:
Para o turno: MANHÃ é necessário informar o horário entre 06:30 a 11:59 (Limite 14:00) Para o turno: TARDE é necessário informar o horário entre 12:00 a 17:59 (Limite 19:00) Para o turno: NOITE é necessário informar o horário entre 17:00 a 22:00 (Limite 23:59) Os  turnos INTEGRAL, INTERMEDIARIO 1 e INTERMEDIARIO 2 não podem mais ser usados nas turmas criadas a partir de 14 de março de A regra acima também foi implementada nesta data.

18 e- Docente Associado A partir de 2012, para lançamento de avaliação e frequência o docente deve estar associado a disciplina.

19 Erros relacionados a pacote
10-Tratamento de erros Erros relacionados a pacote a- Pacote Componente 1- Escola não informou divisão de recuperação; 2- Escola não informou no pacote componente que a disciplina reprova; 3- Escola configurou percentual de aprovação errado; Solução Acessar o Portal e efetuar a alteração necessária no pacote; “Solicitar Mudança”; Aguardar a aprovação da SRE.

20 4- Escola configurou errado o valor da nota máxima da divisão:
Solução Acessar o Portal e efetuar a alteração necessária no pacote; Alterar o valor das divisões necessárias, desde que não haja lançamento de nota superior ao valor máxima a ser informado. “Solicitar Mudança”; Aguardar a aprovação da SRE

21 b-Pacote Etapa 1- Escola não configurou todas as áreas de conhecimento no pacote etapa (erro mais comum do encerramento); 2- Escola não configurou que a etapa reprova por frequência; Solução Acessar o Portal e efetuar a alteração necessária no pacote; “Solicitar Mudança”; Aguardar a aprovação da SRE

22 Erros relacionados a programas pedagógicos que não permitam alteração, usar a opção do remanejamento
Criar: Novo programa pedagógico correto Nova turma associada ao novo programa Remanejar os alunos Exclusão de matrícula de aluno não enturmado que possui solicitação de transferência: Efetuar o encerramento da matrícula com o motivo "Aluno não Enturmado".

23 Erros relacionados a programas pedagógicos que não permitam alteração, usar a opção do remanejamento
Língua Espanhola : Tem que constar no Programa Pedagógico da Escolas Se não for ofertada informar que o aluno não optou (Aluno/Enturmação) Observação: As áreas de conhecimento “Língua Estrangeira” e “Outras “ devem ter a descrição alterada conforme consta na Matriz Curricular. (Buscar a padronização em todos os programas pedagógicos da escola).

24 9. Bi Acompanhamento dos relatórios de acordo com as demandas da época
9. Bi Acompanhamento dos relatórios de acordo com as demandas da época Matrícula e Enturmação (Início) Lançamento de Notas e Frequência por bimestre (durante o ano) Relatório de Associação de docente Turmas encerradas Migração de situação do aluno

25 10. MUDANÇAS PARA 2012 Novos campos para atender o EducaCenso
Adequação dos Programas Pedagógicos associados às regras de pacote etapa e componente com aprovação da SRE no SimadeWeb e a Adequação às regras da Res. 2017, 2030 e nova 521 (sem perder nenhum dado) Relatórios do Menu Utilitários

26 11. Problemas apresentados no Encontro
EOP e EI – anos iniciais – não há necessidade de configuração uma vez que nos anos iniciais a orientação é de progressão continuada. Matrícula de PAV I e PAV II Alunos candidatos ao curso do CESEC ou Exame de Banca - EF ou EM – se estiver reprovado ou em progressão parcial, vai com o histórico para comprovar a situação. Sendo aprovado, o documento final é emitido pelo CESEC. Alunos aprovados no ENEM – histórico é emitido pela escola credenciada. Esse documento elimina o histórico do ensino regular.

27 Superintendência de Informações Educacionais
SUBSECRETARIA DE INFORMAÇÕES E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS Superintendência de Informações Educacionais Diretoria de Informações Educacionais Superintendência Regional de Ensino – Patrocínio Serviço de Documentação e Informações Educacionais Contatos: Tel.: (34)


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO DO SIMADE ENCONTRO DE S.R.E"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google