A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Geografia Regiões geoeconômicas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Geografia Regiões geoeconômicas"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Geografia Regiões geoeconômicas
Estudantes: Maria Vitoria nº 13 e Talita Gabriela nº 21Professora: Maria de Lourdes Disciplina: goegrafia

2 Além da divisão regional do IBGE, outra proposta caracteriza os espaços brasileiros segundo a organização da sua economia. Ela foi elaborada em 1967 pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, que dividiu o Brasil em três grandes complexos regionais - Amazônia, Nordeste e Centro-Sul, segundo suas características geoeconômicas.

3 Na regionalização proposta por Geiger desaparecem os limites que separam os estados. Além disso, veja outras modificações que ela apresenta em relação à divisão do IBGE: - O sul do Mato Grosso e de Tocantins está agrupado ao complexo regional do Centro-Sul, por causa de suas relações de dependência econômica. - norte de Minas Gerais passa a compor o complexo do Nordeste por ser uma área com características econômicas e naturais semelhantes: clima semi-árido e pobreza.O - A porção oeste (ocidental) do Maranhão passa a integrar o complexo regional da Amazônia pela sua afinidade econômica extrativista. Conheça a seguir as principais características dos três grandes complexos regionais brasileiros.

4 Amazônia Com uma área de 5 milhões de km2, a Amazônia compreende 58% do território brasileiro. Além da região Norte estabelecida pelo IBGE, que tem aproximadamente km^, abrange grande parte dos estados do Mato Grosso e do Maranhão. Principais características: Quadro natural: clima equatorial, domínios das terras baixas amazônicas, floresta equatorial e bacia Amazônica. Quadro humano e econômico: pequena população absoluta, baixa densidade demográfica e economia baseada no extrativismo mineral e vegetal.

5 Apresenta crescimento industrial na Zona Franca de Manaus
Apresenta crescimento industrial na Zona Franca de Manaus. E o principal reduto de povos indígenas, e de problemas de posse de terra e desmatamentos (queimadas). Hoje, a Amazônia é fronteira de expansão agropecuária e de povoamento. Noroeste Com 1,5 milhão de km2 a região geoeconômica do Nordeste ocupa 18% do território brasileiro, área quase equivalente ao Nordeste delimitado pelo IBGE. Compreende o norte de Minas Gerais, mas não inclui o oeste do Maranhão.

6 Considerada a "região-problema" do país, o Nordeste enfrenta graves conflitos sociais e econômicos: área de repulsão de população, analfabetismo, mortalidade infantil, concentração de renda e de terras, seca, falta de oportunidades de emprego. Pode ser dividido em quatro sub-regiões; Meio-Norte, Sertão, Agreste e Zona da Mata. Maranhão e Piauí compõem essa sub-região, que é uma zona de transição entre o Nordeste e a Amazônia. O extrativismo do babaçu e a agricultura do algodão e do arroz são as principais atividades econômicas do Meio-Norte.

7 :

8 O grande desafio: as desilgualdade regionais
Podemos perceber a grande diferença socioeconômica entre os complexos regionais brasileiros analisando os indicadores sociais de alguns estados. Ficam nítidos os contrastes e o melhor desempenho dos estados que compõem o Centro-Sul. Taxa de Mortalidade infantil: R.G. do Sul = 18,4%0 Alagoas = 66,1%0 Taxa de analfabetismo: Porto Alegre = 4% Alagoas = 32%

9 Nordeste O Nordeste é marcado e muitas vezes caracterizado pelo problema da seca. A população dessa região representa 25% do total de pessoas que se encontram distribuídas no território. . Apesar de ser considerado relativamente povoado, o Nordeste detém uma distribuição populacional bastante irregular, uma vez que a zona da mata possui grandes aglomerações de pessoas nos principais centros urbanos situados nessa sub-região.

10 Há uma grande disparidade socioeconômica na região, pois existe um grupo extremamente restrito de pessoas que vivem em elevados padrões de vida, a maioria da população convive com a miseria e a fome,alem de doenças . A economia nordestina em relação aos outros complexos é a que apresenta maior ligação com as atividades tradicionais, como o extrativismo vegetal, mineral e animal. São muitos os fatores que impedem a inserção da mecanização e modernização em diversos ramos produtivos, isso dificulta a diversificação e o desenvolvimento geral do complexo regional nordestino.

11 Essa configuração favorece o surgimento dos piores indicadores sociais do país. Embora muitas empresas tenham recentemente se instalado na região. Por Eduardo de Freitas Graduado em Geografia Equipe Brasil Escola


Carregar ppt "Trabalho de Geografia Regiões geoeconômicas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google