A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Homem cordial Democracia racial Sentido da colonização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Homem cordial Democracia racial Sentido da colonização"— Transcrição da apresentação:

1 Homem cordial Democracia racial Sentido da colonização
INTÉRPRETES DO BRASIL: SERGIO BUARQUE, GILBERTO FREYRE e CAIO PRADO JUNIOR Homem cordial Democracia racial Sentido da colonização

2 O Brasil visto de fora (Alemanha) – a formação weberiana
O historiador Sergio Buarque de Hollanda: em busca das “raízes” do Brasil O Brasil visto de fora (Alemanha) – a formação weberiana O título Raízes do Brasil e a questão central do livro Valores do “iberismo” (Portugal e Espanha) que passaram para a colônia portuguesa na América Os tipos-ideais de Max Weber: aventureiro x trabalhador; semeador X ladrilhador (“ânsia de prosperidade sem custo, de títulos honoríficos, de posições e riquezas fáceis, tão notoriamente característica da gente de nossa terra”) O conceito de homem cordial.

3 O antropólogo Gilberto Freyre: a “democracia racial”
O Brasil visto de fora (EUA e Inglaterra) – a formação em antropologia cultural (Franz Boas) Casa Grande & senzala (Casa Grande x senzala) Base documental – original e inovadora Herança racial ou influência cultural? A Casa Grande como ponto de apoio da organização nacional. O conceito de democracia racial.

4 O marxista Caio Prado Junior: o “sentido da colonização”
O Brasil visto de fora (União Soviética) – a formação marxista Marcas da colonização portuguesa no Brasil Relação entre a interpretação marxista da história e a interpretação do Brasil feita por Caio Prado O povo brasileiro como ator e agente da história – limites e possibilidades O conceito de sentido da colonização.


Carregar ppt "Homem cordial Democracia racial Sentido da colonização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google