A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

M.Sc. Alice Ferreira Souza. ROCHAS E MINERAIS Minerais: são elementos ou compostos químicos com composição química definida dentro de certos limites,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "M.Sc. Alice Ferreira Souza. ROCHAS E MINERAIS Minerais: são elementos ou compostos químicos com composição química definida dentro de certos limites,"— Transcrição da apresentação:

1 M.Sc. Alice Ferreira Souza

2 ROCHAS E MINERAIS Minerais: são elementos ou compostos químicos com composição química definida dentro de certos limites, cristalizados e formados naturalmente por meio de processos geológicos inorgânicos, na Terra ou em corpos extraterrestres (MADUREIRA- FILHO ET AL. 2003). A composição química e as propriedades cristalográficas bem definidas fazem com que ele seja único dentro do reino mineral e receba um nome característico, constituindo uma espécie mineral. Exemplo: quartzo (SiO 2 ).

3 ROCHAS E MINERAIS Minerais: toda substância homogênea, sólida ou líquida, de origem inorgânica e que se forma naturalmente na crosta terrestre, no manto ou em outros corpos celestes. Possui composição química definida, expressa por uma fórmula química e propriedades físicas definidas. Se formado em condições favoráveis, terá estrutura atômica ordenada condicionando sua forma cristalina.

4 ROCHAS E MINERAIS Minerais: Feldspato (KAlSi 3 O 8 ) Mercúrio (Hg) Água (H 2 O) Pirolusita (MnO 2 )

5 ROCHAS E MINERAIS Rochas: uma associação de minerais que, por diferentes motivos geológicos, acabam ficando intimamente unidos (MADUREIRA-FILHO ET AL. 2003). Embora coesa e, muitas vezes, dura, a rocha não é homogênea. E não tem a continuidade física de um mineral, podendo ser subdividida em todos os minerais que a constituem.

6 ROCHAS E MINERAIS Minério: Substância da qual podem ser extraídos, um ou mais elementos úteis, com finalidades lucrativas. Esse termo é utilizado quando a rocha ou o mineral apresentar uma importância econômica. Exemplo: Cinábrio (mercúrio). Mineralóide: substâncias originadas a partir de atividades ou processos orgânicos (biológicos) de origem animal ou vegetal. Exemplo: âmbar, carvão e petróleo. Âmbar

7 ROCHAS E MINERAIS Minério: Cinábrio (mercúrio) Pirolusita (manganês) Hematita (ferro)

8 ROCHAS E MINERAIS A região de CARAJÁS - Pará é uma das maiores províncias minerais do mundo, contendo imensos depósitos de minérios de Ferro, Manganês, Cobre, Níquel e Ouro, aproveitados pela Companhia Vale do Rio Doce - CVRD, que se encontra na região desde 1968.

9 ROCHAS E MINERAIS SERRA PELADA é uma região do estado do Pará que se tornou conhecida em todo Brasil, durante a década de 1980, por uma corrida do ouro moderna, tendo sido aberto o maior garimpo a céu aberto do mundo.

10 ROCHAS E MINERAIS Mineralóide: Carvão Pérola ÂmbarMarfim


Carregar ppt "M.Sc. Alice Ferreira Souza. ROCHAS E MINERAIS Minerais: são elementos ou compostos químicos com composição química definida dentro de certos limites,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google