A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nova Ordem Mundial A construção da nova ordem Crise da URSS e as reformas de Gorbachev: Perestróica e Glasnost. Queda do Muro de Berlim: 1989. Falência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nova Ordem Mundial A construção da nova ordem Crise da URSS e as reformas de Gorbachev: Perestróica e Glasnost. Queda do Muro de Berlim: 1989. Falência."— Transcrição da apresentação:

1

2 Nova Ordem Mundial

3 A construção da nova ordem Crise da URSS e as reformas de Gorbachev: Perestróica e Glasnost. Queda do Muro de Berlim: 1989. Falência do sistema soviético e construção na nova ordem unipolarizada.

4 O avanço do neoliberalismo Características: privatizações, desregulamentação econômica e fim das barreiras alfandegárias. Origem: Chile de Augusto Pinochet. Expansão para a América Latina: consenso de Washington (1990).

5 Globalização Processo histórico de crescente interligação econômica, cultural e social entre povos e países. F Fatores: queda do Muro de Berlim, Neoliberalismo e Terceira Revolução Industrial. Tendência a enfraquecimento do Estado Nação.

6 Globalização Aspectos negativos: desemprego e enfraquecimento da identidade cultural.

7 Novos Polos de Poder

8 Japão Ocupação americana após Segunda Guerra Mundial. Passagem da fase de reconstrução à expansão: 1947-1957. Razões: ênfase nas exportações, formação de poupança interna e controle das importações.

9 China Deng Xiaoping e a política das 4 modernizações: agricultura, defesa, indústria e ciência. Abertura econômica planejada: as zonas econômicas especiais. Fatores: mão de obra abundante e barata, incentivos fiscais e desvalorização da moeda.

10 China A primavera de Pequim e o massacre da Praça da Paz Celestial. Entrada na Organização Mundial do Comércio (2001). Problemas: pobreza extrema, autoritarismo, poluição e baixos salários.

11 União Europeia Blocos econômicos: tendência da Nova Ordem, para competir no mercado Global. UE: criada em 1992 pelo Tratado de Maastricht, depois de décadas de negociações. Outros blocos: Mercosul, SADC, NAFTA, APEC, ASEAN etc.

12 Brics A previsão de Jim O’Neill: as futuras potências econômicas. Características dos Brics: grande dimensão econômica, geográfica e populacional. Brasil: ausência de conflitos, abundância de recursos naturais e democracia consolidada.

13 Brics Reunião de cúpula dos Brics em 2013: criação do fundo comum (100 bilhões).

14 11 de setembro de 2001

15 Onze de Setembro: origens Invasão soviética no Afeganistão (1979): formação das guerrilhas. Ajuda norte americana para o grupo de Osama Bin Laden. Bin Laden vai para a Arábia, mas retorna para o Afeganistão fundando a Al Qaeda.

16 Talibã assume o poder no Afeganistão após longa guerra civil (1996). Ataque às Torres Gêmeas e ao Pentâgono (2001).

17 Onze de Setembro: efeitos Início da Guerra ao Terror: aprovação do Ato Patriótico e invasão do Afeganistão. Invasão do Iraque (2003), Veto do CS, captura e execução de Saddan Husseim. Denúncias de violações dos direitos humanos.

18 Queda da popularidade de George W. Bush e vitória de Obama.

19 Crises do Mundo Global

20 Crise mexicana (1994): a primeira da Nova Ordem. Crise asiática (1998): a dependência dos Tigres Asiáticos do capital externo. Crise russa (1998): decretação da moratória.

21 Crise do Brasil (1999): empréstimo de 120 bilhões de dólares. Crise argentina (2001): efeitos até os dias atuais. Crise imobiliária (2008-2009) provocada pelo do 11 de setembro de 2001.

22

23


Carregar ppt "Nova Ordem Mundial A construção da nova ordem Crise da URSS e as reformas de Gorbachev: Perestróica e Glasnost. Queda do Muro de Berlim: 1989. Falência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google