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Resumo Neste projeto foram desenvolvidos experimentos de Química acessíveis e inclusivos para o ensino de Química com foco em alunos do ensino médio. Os.

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1 Resumo Neste projeto foram desenvolvidos experimentos de Química acessíveis e inclusivos para o ensino de Química com foco em alunos do ensino médio. Os experimentos serão realizados para todos os alunos, incluindo aqueles que possuem deficiência visual, associado a explicação do educador o sentido da visão não será essencial para a compreensão do experimento. Será enfatizado o uso dos outros sentidos como o tato, olfato e audição. Serão utilizados equipamentos e consumíveis de baixo valor de forma que o custo da experiência não seja impeditivo para a realização de cada experimento. Um plataforma virtual será utilizada para que o conteúdo seja disponibilizado aos usuários.. EXPERIMENTOS DE QUÍMICAS ACESSÍVEIS E INCLUSIVOS COM BAIXO CUSTO Introdução Os experimentos químicos são de grande importância para a formação acadêmica dos alunos da disciplina de Química, porém existe grande dificuldade para a acessibilidade destes experimentos para os alunos com deficiência tanto de locomoção como de visão. Assim é importante o estudo de experimentos que sejam acessíveis a todos os alunos, conforme diretriz do desenho universal. A proposta deste trabalho é desenvolver experimentos de química acessíveis com baixo custo como alternativa para os educadores realizarem a complementação de conteúdo. O endereço eletrônico será disponibilizado por meio de QRcode que possibilita o acesso por todos os usuários. Conclusão O processo de inclusão e acessibilidade deve ser desenvolvido em toda a sociedade. A escola é um ambiente que muito contribui para a formação do cidadão e assim deve ser democrático, acessível e permitir que a inclusão não seja apenas um conceito teórico, mas prático. Permitir que alunos que possuam deficiência se integrem e participem de atividades práticas em laboratórios de química e física é um desafio. E não há lugar melhor para que este desafio seja vencido que na escola. Os experimentos aqui propostos querem integrar os alunos com deficiência não como mero expectadores, mas como agentes executores. Os experimentos possuem grande potencial para gerar aprendizado, além de baixo custo e simplicidade Lucas Gabriel Roberto da Silva (autor) 1 ; João Alexandre Bortoloti (orientador) 2 ; Edson Anício Duarte (coorientador) 2 1 – ETEC Conselheiro Antonio Prado; 2- Instituto Federal de São Paulo – Campus Campinas Fomento Referências/ References CERQUEIRA, J. B.; FERREIRA, E. M. B. Os recursos didáticos na educação especial. Disponível em http://www.deficientesvisuais.org.br/Artigo17.htm. Acesso em JUNHO de 2015. HIOKA, N.; SANTIN FILHO, O.; MENEZES, A. J.; YONEHARA, F. S.; BERGAMASKI, K.; PEREIRA, R. V. Pilhas de Cu/Mg construídas com materiais de fácil obtenção. Revista Química Nova na Escola, n.11, mai 2000, p. 40-44. MACHADO, A. H. Pensando e falando sobre fenômenos químicos. Química Nova na Escola, 12, 2000, p. 38-42. PEREIRA, F.; SOUSA, J. A.; MATA, P.; LOBO, A. M. Desenvolvimentos no ensino da Química a cegos e a grandes amblíopes. Disponível em: http://www.spq.pt/boletim/docs/boletimSPQ_112_007_15.pdf. Acesso em JUNHO DE 2015. Materiais e Métodos Foram identificados experimentos de química que poderiam ser realizados com baixo custo de insumo e que utilizassem os sentidos do tato e audição. O projeto foi subdividido nas seguintes etapas: a)Identificação dos experimentos; b)Elaboração dos ensaios; c)Elaboração da lista de materiais e custo e; d)Disponibilização dos experimentos em um site. Figura 4: Laboratório de desenvolvimento Edital 17/2013 - Linha 3: Torneio de Educação Profissional Edital 17/2013 - Linha 4: Soluções Tecnológicas O laboratório utilizado para este desenvolvimento é mostrado na figura 4, que é localizado no CTI Renato Archer / IFSP – Campus Campinas. Figura 1: Testando o experimento com o sentido do olfato a) Identificação dos experimentos Foram identificados 6 experimentos que poderiam ser utilizados, a tabela a seguira presenta os experimentos selecionados. ItemExperimentoSentido 1Velocidade da reação químicaAudição e tato 2Reação com produção de CO 2 Tato 3 Confirmação da formação de CO 2 na respiração Tato 4Processo endotérmicoTato 5 Pilha com latas de alumínio, cobre e circuito musical Audição 6Reação de produção de gás carbônicoAudição e Tato b) Elaboração dos ensaios Para cada experimento proposto foi elaborado um roteiro detalhado onde constam o objetivo de cada experimento, o sentido utilizado, os materiais empregados, o procedimento e o custo do experimento. Ex. Pilha com latas de alumínio, cobre e Buzzer ou leds. Objetivo: Construir uma pilha utilizando latinhas de alumínio e fios de cobre e testar utilizando um circuito buzzer ou leds. Sentido de percepção: audição. Materiais: 1 Buzzer ou leds; 200g de sal; aproximadamente 2m de Fio de cobre; 4 pedras; Abridor de lata; 4 latas de alumínio de refrigerante; lixa. MaterialCusto / R$Onde comprar 1 Buzzer ou leds5,00Papelaria 50 cm de fio de cobre2,40Lojas de materiais de construção Fio de cobre fino 2m7,20Lojas de materiais de construção Lixa de parede2,50Lojas de materiais de construção Custo total17,10 c) Elaboração da lista de materiais e custo Para o experimento da pilha a lista de materiais é apresentada a seguir: d) Disponibilização dos experimentos no site Os experimentos serão disponibilizados em uma página da internet onde os professores e alunos poderão acessar o conteúdo. Os vídeos iniciais dos experimentos já estão online e podem ser acessados no seguinte endereço: https://www.youtube.com/watch?v=qp3uM5dUyRY Resultados Os experimentos selecionados foram realizados de forma fácil e a baixo custo. Estes podem ser realizados por estudantes com ou sem deficiência visual. Os materiais empregados são acessíveis e com custo reduzido. As figuras 1, 2 e 3 apresentam alguns experimentos realizados. Figura 2: Experimento pilha com latas de Al. Figura 3: Experimento produção de CO 2.


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