Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGiulia Clementino Antunes Alterado mais de 8 anos atrás
1
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira
2
AULAS DE METODOLOGIA DA PESQUISA I 23 de outubro de 2015, das 14h às 18h. 29 de outubro de 2015, das 18h às 22h.
3
EMENTA Métodos científicos: conceito e críticas; pesquisa: conceito, tipos e finalidade; gêneros acadêmicos: tipos, características e diretrizes para elaboração.
4
PROGRAMA DA DISCIPLINA MP 1 Objetivos GERAL: Compreender os aspectos teóricos e práticos referentes à elaboração de trabalhos científicos (especialmente: projeto de pesquisa), enfatizando a importância do saber científico no processo de produção do conhecimento. ESPECÍFICOS: Compreender noções teóricas básicas que caracterizam a produção de trabalhos acadêmicos; Saber usar as Normas Técnicas de Trabalhos Científicos; Planejar e elaborar projeto de pesquisa.
5
Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos ) Ciência, conhecimento e pesquisa. Leitura e produção de trabalhos científicos. Movimentos retóricos de projeto de pesquisa. Normas Técnicas de Trabalhos científicos.
6
Procedimentos Metodológicos Exposição dialogada, leitura dirigida e discussão. Recursos Didáticos Material impresso, projetor e internet. Avaliação Contínua, por meio de atividades orais e escritas (exercícios com o auxílio de tecnologias da comunicação), individuais e em grupo; produção de projeto de pesquisa.
7
AVALIAÇÃO DE MP I PESO 6 VALOR ATIVIDADEAVALIAÇÃO 10 Tarefa diagnósticaCumprimento pontual 10 Coleta de dados e sintagmas lexicaispor questão 10 Croqui de projeto de pesquisapor categoria PESO 4 VALOR ATIVIDADEAVALIAÇÃO 10 Projeto de PesquisaBanca
8
Bibliografia Básica ISKANDAR, J. I. Normas da ABNT: comentadas para trabalhos científicos. 3.ed. Curitiba, Juruá, 2008. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2004. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.
9
Bibliografia Complementar BARROS, A. da S.; FEHFELD, N. A. de S. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Pearson Makron Books, 2000. GRESSLER, L. A. Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. São Paulo: Loyola, 2003. ISKANDAR, J. I. Normas da ABNT: comentadas para trabalhos científicos. 2.ed. Curitiba: Juruá, 2005. MOTTA-ROTH, D; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
10
PERFIL DE PÓS-GRADUANDO
11
O QUE SE ESPERA DE UM PÓS-GRADUANDO? Estude disciplinadamente; não acumule atividades. Prime pela pontualidade na entrega das atividades acadêmicas. Inove em seu projeto. Assista defesas e qualificações. Reflita sobre as propostas das linhas de pesquisa do programa.
12
O QUE SE ESPERA DE UM PÓS-GRADUANDO? Conscientize-se de que, mais que aluno, é um pesquisador. Seja disposto e disponível a enfrentar diversos desafios, na busca de criar novos conhecimentos, procedimentos e soluções para os diversos problemas. Tenha paixão pelo conhecimento. Traga consigo certa carga de humildade, que se traduza no bom trato nas relações interpessoais e na capacidade de socializar e construir, sem impor barreiras, rede de saberes. Esforçe-se em dominar novas tecnologias que possam contribuir para o processo de produção e de circulação da pesquisa.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.