A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Corte e dobra de aço Equipamentos. CONFERENCIA Conferencia Verificar se o carregamento condiz com a especificação e se atende aos requisitos estabelecidos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Corte e dobra de aço Equipamentos. CONFERENCIA Conferencia Verificar se o carregamento condiz com a especificação e se atende aos requisitos estabelecidos."— Transcrição da apresentação:

1 Corte e dobra de aço Equipamentos

2 CONFERENCIA

3 Conferencia Verificar se o carregamento condiz com a especificação e se atende aos requisitos estabelecidos nas NBR’s 7480/96 e 7841/90.

4 Conferencia Recomenda-se pesar o veículo antes e após o descarregamento, sendo a diferença igual ao peso da carga indicado em nota fiscal.

5 Estocagem Checar as etiquetas de identificação dos feixes, conferindo diâmetro, formato, dimensões e quantidades.

6 Estocagem

7 Estocagem O terreno deve ser plano e a base onde serão depositadas as barras deve impedir o contato do aço com o solo e com impurezas.

8 Estocagem É interessante, ainda, prever dispositivos que permitam organizar as barras de acordo com o diâmetro. A separação deve se dar em função dos elementos estruturais ou pavimentos de destino.

9 Estoque

10 Área de estocagem – recebimento Area de estocagem viva Area para aço cortado Área para aço dobrado  Obs: Lembrar do fluxo operacional

11 Descarga

12 Descarregamento Descarregamento Prefira o uso de gruas ou guindastes. As peças devem ser envoltas pelo cabo de aço - sem extremidades soltas - para maior segurança no transporte. Verificar se as barras estão agrupadas em feixes condizentes com a capacidade da grua.

13 Descarregamento Os feixes devem ser espaçados por pontaletes, permitindo que o cabo que irá envolvê-los seja posicionando com rapidez e segurança.

14 Corte manual

15 Corte Corte O sistema de corte deve considerar os materiais a trabalhar e o volume de serviço, considerando os custos dos equipamentos. As bancadas de corte apresentam, em sua maioria, 14 m de comprimento x 0,80 m de largura e 1,05 m de altura. A bancada deve ser posicionada próxima à baia de estocagem.

16 Corte Os equipamentos mais comuns são a guilhotina (foto), manual, e a serra elétrica policorte, que permite cortar várias barras ao mesmo tempo.

17 Corte

18 Antes de se iniciar o corte deve-se realizar um estudo para minimizar sobras. Os equipamentos devem ser escolhidos em função do volume de corte e do tipo de material dedfinido (aço em barras ou telas)

19 Ferramentas de corte Manuais: Arco de serra, tesoura. Elétricas: policorte, Hidráulicas: utilizadas em centrais de corte e dobra de aço pois seu alto custo só é justificado por um grande volume de aço.

20 Execução do corte

21 Dobra de aço

22 Dobra Dobra Para evitar a ocorrência de fissuração na parte tracionada da barra é necessário respeitar as características do aço empregado, definindo, com base na NBR 6118, o diâmetro do pino principal de dobramento, que varia em função do diâmetro e da classe do aço.

23 Dobra do aço É interessante iniciar o dobramento no período da tarde, evitando as baixas temperaturas, ou efetuar a dobra vagarosamente.

24 Dobra

25 Pinos Os diâmetros dos pinos suporte não devem ser muito pequenos em relação ao diâmetro das barras a serem dobradas, pois as nervuras das barras de aço podem agarrar nos pinos de suporte e travar o processo de dobramento, provocando quebras, trincas e fissuras.

26 Dobra

27 Custos Serviço de armação representa aproximadamente 25% do custo da estrutura.

28 Fonte Revista Téchne http://www.abcp.org.br/comunidade/ (acesso em 30/10/2009) http://www.abcp.org.br/comunidade/ Fim


Carregar ppt "Corte e dobra de aço Equipamentos. CONFERENCIA Conferencia Verificar se o carregamento condiz com a especificação e se atende aos requisitos estabelecidos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google