A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos de Economia e Mercado

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos de Economia e Mercado"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Economia e Mercado
ESTRUTURAS DE MERCADO Fundamentos de Economia e Mercado

2 Mecanismo de Mercado O mecanismo de mercado é, segundo as palavras de Adam Smith, uma espécie de "mão invisível" que regula as respostas dadas às questões base estudadas pela economia: "o quê", "o como" e "para quem" é produzido.

3 ESTRUTURAS DE MERCADO As várias formas ou estruturas de mercados dependem fundamentalmente de três características: Número de empresas que compõe esse mercado; Tipo do produto (se as firmas fabricam produtos idênticos ou diferenciados); Se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.

4 CLASSIFICAÇÃO DOS MERCADOS
Concorrência Perfeita Existência de um grande número de pequenos vendedores e compradores; Produtos homogêneos: Não existe diferenciação entre os produtos ofertados pelas empresas concorrentes. Não existem barreiras: para o ingresso de empresas no mercado. Transparência do mercado: Todas as informações sobre lucros, preços etc. são conhecidas por todos os participantes do mercado. EXEMPLO : POSTOS DE GASOLINA, TRIGO, PRODUTOS AGRÍCOLAS EM GERAL.

5 Monopólio O mercado monopolista se caracteriza por apresentar condições opostas às da concorrência perfeita. Não há, portanto concorrência, nem produto substituto ou concorrente. Nesse caso, ou os consumidores se submetem às condições impostas pelo vendedor, ou simplesmente deixaram de consumir o produto. Hipóteses: Um determinado produto é suprido por uma única firma; Não há substitutos próximos para esse produto; existem obstáculos (barreiras) à entrada de novas firmas na Indústria (economia de escala, controle sobre o fornecimento de matéria-prima, patentes, licenças e concessões gonvernamentais. EXEMPLO: PETROBRÁS, FORNECEDOR DE TELEVISÃO À CABO, CIAS DE ÁGUA E ENERGIA.

6 Oligopólio É um tipo de estrutura normalmente caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Pode caracterizar-se como um mercado em que há um pequeno número de empresas, como a indústria automobilística, ou então onde há um grande número de empresas, mas poucas dominam o mercado, como a indústria de bebidas. Exemplos: montadoras de veículos, setor de cosméticos, indústria de papel, indústria farmacêutica, Indústria de viação (TAM / GOL). Nos oligopólios, tanto as quantidades ofertadas quanto os preços são fixados entre as empresas por meio de cartéis.

7 Oligopólio

8 EXEMPLO: mercado de software, fábrica de roupas da moda.
Concorrência monopolista Trata-se de uma estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio, mas que não se confunde com o oligopólio, pelas seguintes características: Número relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial, porém com segmentos de mercados e produtos diferenciados, seja por características físicas, embalagem ou prestação de serviços complementares (pós-venda). Margem de manobra para fixação dos preços não muito ampla, uma vez que existem produtos substitutos no mercado. Essas características acabam dando um pequeno poder monopolista sobre o preço de seu produto, embora o mercado seja competitivo (daí o nome concorrência monopolista). EXEMPLO: mercado de software, fábrica de roupas da moda.

9 Concorrência Perfeita Concorrência Monopolista
Características Concorrência Perfeita Monopólio Oligopólio Concorrência Monopolista 1. Quanto ao número de empresas Muito grande Só há uma empresa Pequeno Grande 2. Quanto ao produto Homogêneo. Não há diferenças Não há substitutos próximos Pode ser homogêneo ou diferenciado Diferenciado 3. Quanto ao controle das empresas sobre os preços Não há possibilidade de manobras pelas empresas As empresas têm grande poder para manter preços relativamente elevados Embora dificultado pela interdependência entre as empresas, estas tendem a formar cartéis Pouca margem de manobra, devido à existência de substitutos próximo.

10 Concorrência Perfeita Concorrência Monopolista
Características Concorrência Perfeita Monopólio Oligopólio Concorrência Monopolista 4. Quanto à concorrência extrapreço Não é possível Nem seria eficaz. A empresa geralmente recorre a campanhas institucionais É intensa, sobretudo quando há diferenciação do produto É intensa 5. Quanto as condições de ingresso no mercado Não há barreiras Barreiras de acesso de novas empresas

11 Estrutura do Mercado de fatores de produção
 O mercado de fatores de produção – mão de obra, capital, terra e tecnologia – também apresenta diferentes estruturas. 1)      MONOPSÔNIO  É o regime ou estrutura de mercado em que um único comprador concentra em suas mãos a totalidade de compra dos fatores de produção. Exemplo: o caso do fumo, pois em certa região produtora, existe apenas uma única empresa que adquire a folha do fumo para industrialização.

12 2)      OLIGOPSÔNIO  Esse tipo de estrutura de mercado é caracterizado pela existência de poucos compradores que dominam o mercado para muitos vendedores. Exemplo: indústria de laticínios. Em cada cidade existem dois ou três laticínios que adquirem a maior parte do leite dos inúmeros produtores rurais locais. A indústria automobilística, além de oligopolista no mercado de bens e serviços, também é oligopsonista na compra de autopeças. EXEMPLO: INDÚSTRIA DE FÁBRICA : EXISTEM MUITAS EMPRESAS QUE FORNECEM PEÇAS PARA UM ÚNICO COMPRADOR. EX: FORD.


Carregar ppt "Fundamentos de Economia e Mercado"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google