A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A atividade física faz parte da natureza humana, com dimensões biológica e cultural. A prática de atividades físicas pode beneficiar todas as pessoas (jovens.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A atividade física faz parte da natureza humana, com dimensões biológica e cultural. A prática de atividades físicas pode beneficiar todas as pessoas (jovens."— Transcrição da apresentação:

1

2 A atividade física faz parte da natureza humana, com dimensões biológica e cultural. A prática de atividades físicas pode beneficiar todas as pessoas (jovens e adultos), além da oportunidade para diversão, estar com amigos e manter-se saudável e em forma. Explanar um pouco sobre atividade física.

3 Revolução industrial Avanço tecnológico Conforto
Revolução industrial - Antes da revolução industrial as pessoas eram mais ativas porque viviam constantemente se movimentando no trabalho na escola, em família e nas horas de lazer. Avanço tecnológico - Com o avanço tecnológico que propiciou o aparecimento de equipamentos que facilitam o trabalho, as tarefas diárias passaram a ser mais fáceis de serem executadas sem gastar muita energia com deslocamentos a pé e trabalho braçal. Conforto - Paralelo a esse conforto, as pessoas passaram a ficar mais tempo diariamente deitadas ou sentadas adotando um estilo de vida menos ativo e conseqüentemente menos saudável.

4 “A inatividade contribui diretamente para 21,5% das doenças cardíacas isquêmicas; 11% dos derrames; 14% dos casos de diabetes; 16% dos cânceres de cólon e 10% de mama.” Inatividade Física: Dados Globais INATIVOS 17,1% RISCO! Falar um pouco sobre a inatividade física e suas consequencias para saúde. Importante ressaltar que o risco de algumas doenças são maiores em pessoas inativas. POUCO ATIVOS 40,6% ATIVOS 42,3% Fonte: OMS

5 [Estilo de Vida] + Hereditariedade
Fórmula para Viver mais e melhor Vida longa e QV= [Estilo de Vida] + Hereditariedade Evidências Fonte: Haskell et al., Stanford University Evidenciar como o estilo de vida tem grande influencia na longevidade. Importante destacar habitos saudaveis como: não fumar, comer frutas e verduras, realizar atividade física, sair com amigos..etc.

6 COMO TER UM ESTILO VIDA MAIS SAUDÁVEL?
Se o estilo de vida tem grande influência (53%) na longevidade e hábitos saudáveis, como ter um estilo de vida mais saudável?

7 Atividade Física Relacionamento Alimentação saudável saudável
Comportamento preventivo Controle do estresse Apresentar o pentáculo do bem estar e seus pilares como forma de obter um estilo de vida mais saudável e dar enfase ao tema da palestra, Atividade Física. Nahas, 1996

8 Atividade Física Exercício Físico
Conceituar e diferenciar Atividade Física de Exercício Físico. Utilizar conceitos da cartilha do Lazer Ativo. Exercício Físico

9 Atividade Física Exercício Físico Musculação Corrida Esgrima… Etc….
Jogos Atividade Física: Qualquer movimento corporal produzido pela musculatura, que resulte num gasto energético acima dos níveis de repouso. Considerando as atividades ocupacionais (trabalho), atividades da vida diária (vestir-se, banhar-se, comer, outros), o deslocamento (para o trabalho, para a escola, outros) e as atividades de lazer (exercícios físicos, esportes, dança, artes marciais, outros). NAHAS, 2006. S exo Dança

10 EXERCÍCIO FÍSICO Define-se como uma das formas de atividade física planejada, estruturada, repetitiva, que objetiva o desenvolvimento da condição física, de habilidades motoras ou a reabilitação orgânica-funcional. Os exercícios físicos incluem atividades de intensidade moderadas ou vigorosas. NAHAS, 2006 Abordar a importância da prática regular do exercício físico e seus benefícios para saúde.

11 BALANÇO ENERGÉTICO Quando a quantidade de energia (calorias) ingerida através dos alimentos é maior do que aquela que o organismo gasta com seu metabolismo basal somado às atividades físicas diárias diz-se que há um balanço energético positivo e a pessoa acumula gordura corpórea Caso isso ocorra por um período longo de tempo, instala-se a obesidade. sobre o balanço energético: Quando a quantidade de energia (calorias) ingerida através dos alimentos é maior do que aquela que o organismo gasta com seu metabolismo basal somado às atividades físicas diárias diz-se que há um balanço energético positivo e a pessoa acumula gordura corpórea Caso isso ocorra por um período longo de tempo, instala-se a obesidade.

12 COMO SER FISICAMENTE + ATIVO?

13 PIRÂMIDE DA ATIVIDADE FÍSICA

14 BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA

15 Mais saúde e disposição para realizar as tarefas do dia-dia;
Previne e reduz os efeitos de doenças como: doenças do coração, osteoporose, deficiências respiratórias, problemas circulatórios Diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o “colesterol bom”);

16 Aumento da auto-estima e auto-imagem;
Aumento da resistência física e força muscular; Redução da gordura corporal e ajuda no controle do peso corporal;

17 DICAS E SUGESTÕES

18 A prática de atividades físicas pode ser facilmente introduzida na sua rotina diária. Para iniciar não é necessário estar em forma, ter roupas e equipamentos especiais, sair de casa ou dispor de muito tempo. Você só precisa querer começar.

19 Acredite. Não precisa de muito tempo
Acredite! Não precisa de muito tempo. A dose mínima de atividades físicas é de apenas 30 minutos. Se você não pode ou não consegue fazer tudo de uma só vez, acumule em duas sessões de pelo menos 15 minutos por dia.

20 para encontrar pessoas e relaxar. As atividades em
Praticar atividades físicas é uma ótima oportunidade para encontrar pessoas e relaxar. As atividades em grupo é uma boa opção para reencontrar amigos e fortalecer as suas relações interpessoais. Convide um amigo, vizinho, esposa ou esposo, filhos para uma atividade.

21 Inclua mais atividades físicas no seu lazer.
Comece nesta semana! Lembre-se: as atividades podem ser no lar, no deslocamento (caminhar ou pedalar) e principalmente na forma de exercícios físicos, esportes, danças ou artes marciais.

22 VOCÊ TEM UM ESTILO DE VIDA ATIVO?

23

24

25 “ Todas as partes corporais se usadas com moderação e exercitadas em tarefas a que estão acostumadas, tornam-se saudáveis e envelhecem mais lentamente; se pouco utilizadas, tornam-se sujeitas às doenças e envelhecem rapidamente.” Hipócrates, > anos

26 OBRIGADO (A)!

27 MATERIAL DE USO EXCLUSIVO PROGRAMA LAZER ATIVO
Livia Rabelo Analista de Lazer – GEPRO


Carregar ppt "A atividade física faz parte da natureza humana, com dimensões biológica e cultural. A prática de atividades físicas pode beneficiar todas as pessoas (jovens."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google