A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação II GUIAS DE TURISMO. Apresentação II Entrevista com Guias de Turismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação II GUIAS DE TURISMO. Apresentação II Entrevista com Guias de Turismo."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação II GUIAS DE TURISMO

2 Apresentação II Entrevista com Guias de Turismo

3 Apresentação II Entrevistada: Tatiana Milbrath

4 Apresentação II Como funciona o serviço de Guia de turismo? O serviço de guia funciona regularmente após a conclusão do curso de guia de turismo realizado em uma entidade qualquer de ensino aprovada pela embratur, seguido de cadastramento profissional junto à EMBRATUR e este pode atuar de forma autônoma ou vinculado a uma agência de viagens e turismo no âmbito vigente em seu cadastro. O serviço de guia funciona regularmente após a conclusão do curso de guia de turismo realizado em uma entidade qualquer de ensino aprovada pela embratur, seguido de cadastramento profissional junto à EMBRATUR e este pode atuar de forma autônoma ou vinculado a uma agência de viagens e turismo no âmbito vigente em seu cadastro.

5 Apresentação II Qual sua especialidade ? Em que área atua? Sou guia de turismo de categoria excursão nacional (BR) e América do Sul, atuo na região das Missões do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Que tipo de grupo você trabalha? Trabalho com grandes e pequenos grupos, adultos e estudantes.

6 Apresentação II Quais as dificuldades enfrentadas? Falta de utilização da mão de obra qualificada por muitas agências que não utilizam o serviço de guia de turismo que é obrigatório. O que você acha da profissão de guia de turismo? A profissão de guia é muito gratificante quando se gosta da região em que se trabalha, temos a oportunidade de mostrar aquilo que temos de melhor a quem nos visita e também de aprender muito com os outros

7 Apresentação II Você vive exclusivamente da profissão de guia? S/N. Não. Qual sua profissão principal? Sou Agente de Viagens. Fluência em línguas? Não, falo somente português, e estou aprendendo espanhol.

8 Apresentação II O que você faz quando não entende o turista? Nunca enfrentei uma situação assim, pois quando trabalho com estrangeiros utilizo sempre serviço de intérprete no idioma falado por ele. Qual sua opinião sobre o mercado de trabalho na nossa região? O mercado é promissor, porém além da qualificação profissional há ainda muito por fazer,´principalmente para atrair uma demanda maior, o que geraria um leque maior de oportunidades profissionais.

9 Apresentação II Como você vê (o que representa) os atrativos turísticos, a cultura, o patrimônio histórico...que apresenta ao turista. Considero-os de suma importância para o desenvolvimento inclusive econômico de nossa região, porém o descaso das entidades governamentais municipais com os mesmos em alguns municípios, os atrativos estão ficando bastante “arruinados”.

10 Apresentação II Dê sua opinião sobre o grande número de guias não regulamentados que atuam no setor turístico. O grande número de guias não regulamentados vem denegrindo a imagem do profissional devidamente preparado para atuar no mercado, baixa a qualidade dos serviços e não dá ao turista o atendimento adequado que ele precisa e merece ao visitar qualquer atrativo. Infelizmente não há número de fiscais suficientes para impedir esta atuação que é inclusive ilegal.

11 Apresentação II O que você acha do aumento da oferta de boas publicações na área de turismo, e das informações gratuitas via Internet. Tem ou não influenciado a profissão? Acho que influencia muito, pois havendo oferta, há aumento da demanda conseqüentemente aumento de trabalho. È possível encontrar na nossa região guias especializados em turismo ecológico? Não é possível.

12 Apresentação II Qual sua opinião sobre o potencial turístico da nossa região? Nosso potencial é muito grande, pois quando estivermos bem estruturados para o turismo, teremos de fato um atrativo único em todo nosso o território e este diferencial por si só é um grande potencial. Há muita procura pelo turismo cultural missioneiro? Está aumentando em relação a um tempo atrás.

13 Apresentação II O que deveria ser feito para melhorar o turismo na região? Melhorar a infraestrutura de um modo geral, hoteleira, gastronômica, de lazer e ecológica. Há um leque muito grande de opções para se trabalhar pois temos um potencial a ser desenvolvido porém ainda nos falta muita infraestrutura de base.

14 Apresentação II O turista que vem para nossa região, ele procura por um guia do local ou vem acompanhado de um? Alguns procuram, os que não procuram geralmente não vem acompanhados de nenhum. Quando o turista não vem acompanhado de um guia e não encontra um disponível no local, como ele fica sabendo do valor histórico de nossa região?

15 Apresentação II Os que realmente buscam o serviço de guia encontram, aqueles que não o utilizam realmente não o querem, neste caso ou são suficientemente cultos (ou se consideram) ou ficam sabendo muito pouco através de informações disponíveis em folderes. Quais as regiões do RS em que o turismo é mais organizado? Essencialmente Serra Gaúcha e Região Metropolitana.

16 Apresentação II Entrevistada: Nadir Damian

17 Apresentação II Como funciona o serviço de Guia de turismo Pode ser vinculado à agências de turismo ou como autônomos (no caso deve-se pagar o ISSQN para poder atuar). Pode ser vinculado à agências de turismo ou como autônomos (no caso deve-se pagar o ISSQN para poder atuar). Qual sua especialidade ? Em que área atua? Guia Nacional – categoria excursão, com especialização em turismo cultural/regional. Guia Nacional – categoria excursão, com especialização em turismo cultural/regional.

18 Apresentação II Que tipo de grupo trabalha? Trabalho mais com estudantes de 4º série do ensino fundamental. Mas trabalho também com grupos da melhor idade, universitários, e grupos mistos. Quais as dificuldades enfrentadas? Pessoas que não tem curso de guia e se dizem “guias”, fazendo trabalho na região.

19 Apresentação II O que você acha da profissão de guia de turismo? Gosto muito. Acho excelente quando dentro dos padrões. Você vive exclusivamente da profissão de guia?S/N. Não. Qual sua profissão principal? Professora.

20 Apresentação II Fluência em línguas? Somente o português e entendo a língua espanhola. O que você faz quando não entende o turista? Geralmente usamos um intérprete.

21 Apresentação II Como você vê (o que representa) os atrativos turísticos, a cultura, o patrimônio histórico...que apresenta ao turista? Por mais que se sabe que nem todos os atrativos da região estão prontos para o turismo, os que são apresentados para o turista são apresentados de forma que ele saia realmente satisfeito.

22 Apresentação II Qual sua opinião sobre o mercado de trabalho na região? Razoável – poderá vir a ser muito melhor, tem potencial. É só trabalhar melhor esse potencial. Dê sua opinião sobre o grande número de guias não regulamentados que atuam no setor turístico. Deve acabar – até porque os guias que realmente estão habilitados com cursos e cadastrados na EMBRATUR estão criando Associações para regulamentar essa questão.

23 Apresentação II É possível encontrar em nossa região guias especializados em turismo ecológico? Não. O que você acha do aumento da oferta de boas publicações na área de turismo, e das informações gratuitas via Internet. Tem ou não influenciado a profissão? Acho ótimo. Estas informações não influenciam muito, até porque as vezes são muito superficiais.

24 Apresentação II Qual sua opinião sobre o potencial turístico da região? Ainda precisa ser muito trabalhado. O que poderia ser feito para melhorar? Conscientizar a população local e regional da importância do turismo não só para a economia mas para a cultura. Trabalhar os atrativos para que se tornem um produto turístico. Aumentar a divulgação, melhorar os transportes, a infraestrutura etc.

25 Apresentação II Há muita procura pelo turismo cultural missioneiro? Há uma procura bem considerável, mas poderá ter muito mais. O turista que vem para nossa região, ele procura um guia do local ou vem acompanhado de um? Os que vem através de agências geralmente contratam guias locais, os que vem sozinhos normalmente não contratam nenhum e nem trazem guias acompanhantes.

26 Apresentação II Quando o turista não vem acompanhado de um guia e não encontra um no local, como ele fica sabendo sobre o valor histórico da região? Se o turista não conhece nada da história da região, normalmente sai insatisfeito e sem muitas informações porque além da falta de guia são poucos os locais de visitação que possuem folderes explicativos.

27 Apresentação II Quais as regiões do RS em que o turismo é mais organizado? Na região da Serra Gaúcha, porque a rede privada trabalha em conjunto com a pública e também com a comunidade.


Carregar ppt "Apresentação II GUIAS DE TURISMO. Apresentação II Entrevista com Guias de Turismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google