A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dança da cultura afro-brasileira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dança da cultura afro-brasileira"— Transcrição da apresentação:

1 Dança da cultura afro-brasileira
Um pouco de historia

2 A Dança Afro-brasileira surgiu no Brasil no período colonial, foi trazida por africanos retirados do seu país de origem para realizar trabalho escravo no solo brasileiro. Compõem-se de um conjunto de diferentes danças e dramatização, que apresenta em comum a raiz negra africana.

3 Durante este século, a dança
Trazidas ao Brasil, com a escravidão, encontrarão nas senzalas e nos quilombos, espaço de resistência e afirmação cultural. Durante este século, a dança afro-brasileira, como toda cultura, foi se recriando através do tempo. Hoje, se mantém com uma expressão de características bem marcantes.

4 Também se destaca a dança
Podem ser consideradas danças Afro-brasileiras várias manifestações de nossa cultura popular como: Afoxé, Samba de Roda, Dança do Maculelê, Reggae, Samba-Reggae, Danças rituais e até mesmo o recente Axé baiano. Também se destaca a dança afro-brasileira propriamente dita, criada a partir do cotidiano do negro africano.

5 Representam momentos da vida diária da tribo africana- como a colheita, corte de cana, a preparação da farinha, a caça ou a pesca- ou rituais e tradições, como a chegada de um rei, a coroação ou a morte. Agilidade e soltura de cabeça, ombros, braços, tronco e quadril são pontos em comum dos movimentos, que variam entre intensa energia, lentidão e sensualidade.

6 Danças afro-brasileira
Baiano/baião de pares Bambelo ou coco de zambê de roda Batuque de fileira Calango de pares Carimbó de roda Caxambu de roda Frevo individual Jongo de roda Lundu de pares Maculelê de fileira Mineiro pau de pares Pagode de amarante de fileiras Partido alto de roda Samba de roda Tambor de crioula de roda

7 Algumas danças afro-brasileiras
imagens

8 Tambor de crioulo

9 Maracatu

10 Capoeira

11 Maculelê

12 Samba de Roda

13

14

15

16

17 Alunos : Adrielly Juliana Karolayne Lays Luana


Carregar ppt "Dança da cultura afro-brasileira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google