A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS, ANÁLISE REFERE-SE AO ESTUDO DE ALGUMA ÁREA DE TRABALHO OU DE UMA APLICAÇÃO, VISANDO IDENTIFICAR OS DADOS RELEVANTES PARA A EMPRESA, BEM COMO OS INTERRELACIONAMENTOS EXISTENTES ENTRE ELES.

2 EVOLUÇÃO DA ANÁLISE DE SISTEMAS Sistemas desenvolvidos sem organização Busca de sistemáticas de organização Análise Estruturada – Gane, De Marco, Yourdon - ênfase no DFD Modelo Entidade-Relacionamento – Peter Chen - ênfase no ER Análise Essencial – McMenamin e Palmer Análise Orientada a Objetos - UML

3 DOCUMENTO ALVO O PRODUTO OBTIDO, MAIS IMPORTANTE DA ANÁLISE DE SISTEMAS É O DOCUMENTO DE ESPECIFICAÇÃO. É TAMBÉM CONHECIDO POR ESPECIFICAÇÃO FUNCIONAL, FORMAL, ESPECIFICAÇÃO DE PROJETO OU RELATÓRIO DE NECESSIDADES. É UMA DECLARAÇÃO FORMAL DE TODOS OS CRITÉRIOS PARA ÊXITO DO PROJETO. A CONCLUSÃO BEM SUCEDIDA DA FASE DE ANÁLISE ENVOLVE O SEGUINTE: DEFINIR OS OBJETIVOS GERAIS DO SISTEMA OU ALVOS MÍNIMOS IDENTIFICAR A OPERAÇÃO E OS PROBLEMAS DO SISTEMA EXISTENTE, PRODUZINDO DOCUMENTAÇÃO DETALHADA DESSE ALVO IDENTIFICAR OS REQUERIMENTOS E OBJETIVOS DO NOVO SISTEMA, INFORMAÇÕES QUE FLUEM ENTRE OS PROCESSOS PRODUZIR PROGNÓSTICOS PRECISOS COMO: CUSTO/BENEFÍCIO, CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO, ANÁLISE DE VIABILIDADE IDENTIFICAÇÃO DAS GERÊNCIAS OUO ÁREAS ENVOLVIDAS

4 ESTEREÓTIPO DO PROCESSO DE CRIAÇÃO O que o usuário queria O que foi solicitado O que foi proposto O que foi projetado O que foi desenvolvido O que foi implantado

5 ATRIBUIÇÕES DOS ANALISTAS ANALISTA DE SISTEMAS É O PROFISSIONAL CAPAZ DE PREPARAR ESPECIFICAÇÕES PARA SISTEMAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS E REALIZAR ESTUDOS DE VIABILIDADE. OS ANALISTAS ENVOLVIDOS NA FASE DE CONCEPÇÃO E PROJETO LÓGICO SÃO MAIS ORIENTADOS PARA A EMPRESA E COMPORTAMENTO HUMANO. OS ANALISTAS ENVOLVIDOS NO PROJETO FÍSICO SÃO MAIS ORIENTADOS PARA OS EQUIPAMENTOS DE PROCESSAMENTO DE DADOS. ANALISTA DE CONCEPÇÃO PLANEJAR E DEFINIR NOVAS APLICAÇÕES ESTUDANDO A VIABILIDADE ECONÔMICA E A EXEQUIBILIDADE DE MECANIZAÇÕES PARTICIPAR DA INVESTIGAÇÃO INICIAL DO NOVO SISTEMA DEFININDO A ESTRUTURA GERAL. ANALISTA DE SOFTWARE SUPERVISÃO E RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS QUE SURGIREM COM O SISTEMA OPERACIONAL DO EQUIPAMENTO ESTUDAR E EXPLORAR OS PROGRAMAS DE SERVIÇOS OFERECIDOS PELO SOFTWARE CONTATOS COM ASSISTÊNCIA TÉCNICA FORNECIDA PELO FABRICANTE ORGANIZAR A BIBLIOTECA DE MANUAIS E ORIENTAR OS DEMAIS ANALISTAS E PROGRAMADORES NA LEITURA DESSES DOCUMENTOS.

6 ATRIBUIÇÕES DOS ANALISTAS DE SISTEMAS MANTER ENTREVISTAS COM O PESSOAL ENVOLVIDO NO NOVO SISTEMA FAZENDO UM LEVANTAMENTO DOS MÉTODOS ATUALMENTE UTILIZADOS DESENHAR OS FLUXOGRAMAS DOS SISTEMAS DESENHAR OS RELATÓRIOS DE SAÍDA ELABORAR FORMATOS DE ARQUIVOS, EXPLICANDO SEUS CONTEÚDOS E DEFININDO O TAMANHO DE CADA CAMPO DESENHAR OS DOCUMENTOS DE BASE ESCREVER AS NORMAS E PROCEDIMENTOS DE OPERAÇÃO RESPONSÁVEL PELO SISTEMA POR ELE PROJETADO DETERMINAR OS CONTROLES DE SEGURANÇA TAIS COMO: DIGIT – CHECKS, TOTAIS DE CONTROLE, ETIQUETAS DAS FITAS, TESTES DE CONSISTÊNCIA E DE MESA PERÍODO DE RETENÇÃO DE ARQUIVOS DESCREVER DETALHADAMENTE A FUNÇÃO DE CADA PROGRAMA REDIGIR A FOLHA DE INSTRUÇÕES PARA DIGITAÇÃO PREPARAR A PASTA DE ANÁLISE QUE DEVERÁ CONTER TODO O MATERIAL REFERENTE AOS ITENS ACIMA ACOMPANHAR OS TRABALHOS DE IMPLANTAÇÃO DO NOVO SISTEMA, ELABORANDO UM JOGO DE TESTES COMPLETO PARTICIPAR DA MANUTENÇÃO, AUTORIZANDO, ORIENTANDO, OU VETANDO AS ALTERAÇÕES SOLICITADAS.

7 EXIGÊNCIAS DA METODOLOGIA DA ATUALIDADE ADEQUAÇÃO AO CONTEXTO ORGANIZACIONAL ABRANGÊNCIA DE TODO CICLO DE VIDA DOS SISTEMAS ABORDAGEM SIMULTÂNEA, TANTO DOS PRODUTOS COMO DOS PROCESSOS ENVOLVIDOS FUNDAMENTAÇÃO NOS CONCEITOS ESTRUTURADOS DE MODELAGEM E MODULARIZAÇÃO DE SISTEMAS ÊNFASE EM TÉCNICAS ORIENTADAS À PRODUTIVIDADE, TAIS COMO JAD E PROTOTIPAÇÃO EVOLUTIVA PREOCUPAÇÃO COM A QUALIDADE DOS SISTEMAS INCENTIVO AO USO DE FERRAMENTAS CASE ALTO GRAU DE COESÃO ENTRE SEUS ELEMENTOS (MÉTODOS, TÉCNICAS, PADRÕES E FERRAMENTAS) FLEXIBILIDADE ESTÍMULO À AMPLA PARTICIPAÇÃO DOS USUÁRIOS NOS PROCESSOS


Carregar ppt "CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google