A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR"— Transcrição da apresentação:

1 Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Atividades: 07 e 08

2 O papel do Professor "mais do que ensinar, trata-se de fazer aprender [...], concentrando-se na criação, na gestão e na regulação das situações de aprendizagem." (PERRENOUD, 2000, p. 139)

3

4 Essas situações criadas pelo professor propiciam ao aluno a participação ativa e a aprendizagem significativa, levando-o a uma investigação e a uma problematização para a produção e o desenvolvimento de projetos e para a resolução de problemas.

5 Criar ambientes de aprendizagem com a presença das TIC pode indicar:
uma concepção da prática pedagógica com base na informatização do ensino e na transmissão de informações ou pode significar utilizá-la para a representação, a articulação entre pensamentos, a realização de ações, o desenvolvimento de reflexões que questionam constantemente as ações e as submetem a uma avaliação contínua.

6 O professor que associa as TIC aos métodos ativos de aprendizagem é aquele que também busca desenvolver a habilidade técnica relacionada ao domínio da tecnologia e, sobretudo, se esforça para assumir uma atitude de reflexão freqüente e sistemática sobre sua prática, sobre o que seus pares falam da própria prática e sobre as teorias tratadas por autores de referência. Nesse sentido, buscamos nas atividades sugeridas aqui propor situações em que você possa articular teoria, prática e domínio da tecnologia, com vistas a auxiliá-lo a encontrar estratégias de ação que associam as TIC aos métodos ativos de aprendizagem.

7 Reflita Vocês visitaram o Portal do Professor, assistiram vídeo, fizeram as leituras propostas, e também têm a própria prática Sugerimos que reflitam sobre tudo isso, dialoguem com os colegas e busquem teorias que ajudem a compreender a própria prática e a identificar as possibilidades de introduzir melhorias em novas ações que levem a explorar as potencialidades pedagógicas da TIC em relação à aprendizagem e à conseqüente constituição de redes de conhecimentos.

8 Ensinar com as tecnologias e mídias digitais
É fundamental que a tecnologia seja compreendida para que possa ser utilizada de forma integrada na prática pedagógica do professor e no desenvolvimento do currículo, e não apenas como um apêndice do processo educacional. Para isto, é necessário que o professor aprenda a operacionalizar os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas, mas que também aprenda a conhecer as potencialidades pedagógicas envolvidas nas diferentes tecnologias e os modos de integrá-las ao desenvolvimento do currículo.

9 Cada uma das tecnologias, seja o vídeo/DVD, a Internet, o computador, entre outras, carrega suas próprias especificidades, que podem ser utilizadas de forma complementar entre si e/ou podem ser integradas com outros recursos tecnológicos ou não.

10 Reflita Como o professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora, contemplando os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias disponíveis na escola em ações nas quais as tecnologias possam contribuir efetivamente? Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias que seja significativa para o aluno?

11 Aprendizagem significativa
O aluno precisa encontrar sentido naquilo que está aprendendo. Por esta razão, é importante que o professor crie situações que propiciem a observação e a interpretação dos aspectos da natureza - sociais e humanos - instigando a curiosidade do aluno para compreender as relações entre os fatores do desenvolvimento humano. Uma situação de aprendizagem que pode potencializar a aprendizagem significativa para o aluno é o trabalho por projetos.

12 No projeto o aluno pode aprender conceitos de forma contextualizada, e isto favorece a atribuição de sentido para aquilo que aprende. Para que esta forma contextualizada de aprender se concretize, é importante que o professor instigue o aluno a estabelecer relações entre os aspectos presentes na vida pessoal, social, política e cultural, a mobilizar as competências cognitivas, sociais e emocionais já adquiridas para novas possibilidades de reconstrução do conhecimento.

13 Uso das tecnologias no trabalho por projeto
Esta situação de aprendizagem favorece ao aluno a aprender-fazendo, a reconhecer sua própria autoria naquilo que está produzindo em grupo e/ou individualmente, por meio de questões investigativas que o impulsionam a contextualizar conceitos conhecidos e a construir outros que surjam durante o desenvolvimento do projeto. Em se tratando dos conteúdos, o trabalho por projeto potencializa a interdisciplinaridade, ou seja, permite romper com as fronteiras disciplinares, favorecendo o estabelecimento de elos entre as diferentes áreas do conhecimento numa situação contextualizada da aprendizagem (PRADO, 2005).

14 O trabalho por projeto também favorece a integração das diferentes tecnologias e mídias, mas para isto é fundamental que o professor conheça suas especificidades – potenciais e restrições.

15 Saiba mais... Artigo de Maria Elisabette Brisola Brito Prado: Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações. Livro Integração das Tecnologias na Educação. Salto para o Futuro. Organização de Almeida, M.E.B.; Moran, J. M. Secretaria de Educação a Distância do MEC: Brasília, 2005, p Disponível em: Web

16 Pesquisando sobre o trabalho por projeto
Estudamos o “trabalho por projeto”. Este é um tema que vem sendo estudado e discutido de forma bastante ampla no contexto educacional. A proposta desta atividade é que seja elaborada uma pesquisa sobre experiências desenvolvidas com projetos, para que possamos fazer um estudo mais aprofundado, uma vez que este tema permeará nas demais unidades do curso. Pesquisando sobre o trabalho por projeto

17 Orientações para a realização da atividade 7
Faça uma pesquisa envolvendo uma experiência de trabalho por projeto, realizada no contexto da escola. (entrevistas, observação, ou um projeto de sua autoria) Considere, nesta pesquisa, algumas características do projeto: tema, conteúdos curriculares envolvidos, números de alunos e professores participantes, tecnologias e mídias utilizadas, duração, atitudes dos alunos, entre outros. Organize e documente as informações pesquisadas. Elabore uma análise sobre os dados pesquisados, usando o editor de textos. Salve o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-7-seunome.

18 Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema “Pesquisa_Projeto”.
Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca, Material do Aluno, para conhecer suas reflexões e relatos

19 Atividade 8 Divulgando a pesquisa.
Os resultados e a análise das pesquisas sobre “trabalho por projetos” deverão ser divulgados entre os participantes da turma.

20 Orientações para a realização da atividade 8
Organize a apresentação do resultado e da análise da pesquisa usando o BrOffice.org Impress (2 a 3 slides). Salve o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-8_seunome.

21 Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema “Divulgação da Pesquisa”.
Salve o arquivo em um CD ou no pendrive para fazer a apresentação na próxima aula.


Carregar ppt "Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google