A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASPECTOS PSICOLÓGICOS DO ENVELHECIMENTO:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASPECTOS PSICOLÓGICOS DO ENVELHECIMENTO:"— Transcrição da apresentação:

1 ASPECTOS PSICOLÓGICOS DO ENVELHECIMENTO:
sexualidade e afetividade no envelhecimento.

2 Grupo Elaine Aparecida de Oliveira Elania Pignaton Dalmaso
Juliana Carolina dos Santos Miranda Thaís Yuri Chagas Terada

3 Alterações Fisiológicas
Sistema Nervoso: → A quantidade de neurônios diminui → Diminuição do número de sinapse, a velocidade de condução do impulso → Quantidade de neurotransmissores são reduzidas → Locais receptores diminuem nas sinapses

4 Alterações Fisiológicas
Sistema Músculo-Esquelético : → Diminuição progressiva da massa óssea → Diminuição dos ossos longos (MMSS e MMII) → Alterações osteoarticulares - coluna → Massa magra substituída por tecido adiposo

5 Alterações Fisiológicas
Sistema Cardiovascular: → O miocárdio perde a elasticidade, aumento do sistema de colágeno. → O sistema de condução perde sua eficiência e sua força contrátil → Nas válvulas, ocorre espessamento, calcificação, esclerose e fibrose → Nos grandes vasos há um aumento do colágeno, perda da elasticidade.

6 Alterações Fisiológicas
Sistema Respiratório: → Redução da elasticidade pulmonar, atrofia dos músculos esqueléticos, costelas horizontais cartilagem + fibrosa. → Diminuição do número de alvéolos e sua parede fica distendida, o que dificulta as trocas gasosas. → Diminuição no sistema de proteção do trato respiratório.

7 Alterações Fisiológicas
Sistema Gastrointestinal: → Atrofia da mucosa estomacal, q torna o esvaziamento gástrico mais lento. → Atrofia da mucosa intestinal e camada muscular, além de baixa motricidade. → A parede do trato gastrointestinal perder o tônus . → Pouca secreção de enzimas digestivas e redução da superfície de absorção.

8 Alterações Fisiológicas
Sistema Urinário: → Redução do número de número de néfrons. → Esclerose e hialinização glomerular . → Menor capacidade de depuração do sangue, → Menor capacidade de concentração urinária → A bexiga perde a sua capacidade contrátil (resíduo vesical).

9 Alterações Fisiológicas
Sistema Genito-Reprodutor Feminino: → Cessação da menstruação. → Diminuição dos níveis de estrogênio . → Atrofia da mucosa vaginal → Diminuição da secreção glandular e da quantidade de muco cervical. → Diminuição dos pelos púbicos. → Atrofia das glândulas mamárias.

10 Alterações Fisiológicas
Sistema Genito-Reprodutor Masculino: → O Nº de espermatozóides ↓ pela metade. → Aumento da próstata. → Diminuição dos níveis de testosterona . → Ereções espontâneas mais demoradas → Maior intervalo entre uma ejaculação e outra. → Menor volume ejaculatório.

11 Alterações Psicológicas
Diversas mudanças afetam as mulheres na menopausa: → profissionais, familiares e sexuais. Essas alterações podem ser responsáveis pela produção de estresse e baixa auto-estima = a solidão e a insegurança.

12 Alterações Psicológicas
Alterações psicológicas surgem através de diversos fatores que podem conduzir ao engrandecimento ou ao esgotamento do idoso. A deteriorização gradual dos processos sensoriais leva o idoso a se isolar e causa considerável impacto sobre seu psiquismo, alterando sua auto-imagem, podendo levar á depressão.

13 Alterações Psicológicas
O papel da família se intensifica ou cria um valor inestumável: Relação pautada no afeto e respeito mútuo = uma melhor aceitação da pessoa idosa de seus limites e novas possibilidades. Relação conflituosa = sentimentos de solidão, desamparo, e uma tendência à depressão profunda.

14 Alterações Psicológicas
Igualmente ocorrem mudanças nos homens com o envelhecimento, porém este são psicologicamente mais vulneráveis que as mulheres : → Sentem que tem mais a perder e tentam mais fortemente reter esse senso de poder e autoridade. → profissionais, familiares e sexuais. = O fim do período de ascensão social e de provedor da família.

15 Imagem Corporal do Idoso
Mudança do corpo físico “estética”, São vistos como não desejaveis e não desejantes, Perda do aspecto atraente e jovem, Interferência na vida sexual (ineficaz e até mesmo ausente),

16 Imagem Corporal do Idoso
Esteriótipos negativos do envelhecimento? → Sobre a mulher é maior , pois as mesmas relatam perder o status de objeto de desejo → se refere que a imagem corporal → charme , atração e feminilidade,

17 Imagem Corporal do Idoso
Mudanças de comportamento mais atual: → Aumento da prática de atividade física para melhorar a aparência física e a vida sexual,

18 Imagem Corporal do Idoso
FREEDMAN AFIRMA QUE: “ A forma com que o idoso se sente sobre sua imagem (envelhecimento) influência o comportamento e sua auto-estima A importância de observar, conhecer, descobrir o poder do corpo, pode ser prazerosa”

19 Mitos e Preconceitos Envelhecimento sinônimo de doença (seja física, emocional, psíquica...), Incapaciadade, sujeitos carentes, esperando a morte, Limitação no convívio social,

20 Mitos e Preconceitos Ser inútil, improdutivo, desocupado, peso para os outros, Ser fraco, triste, Valores culturais (Considerando anormal sentir aptidão e atração sexual).

21 Mitos e Preconceitos Ser assexuado (Assunto sexualidade é pouco explorado). A mulher mais velha ao demonstrar interesse em sexo é considerada “assanhada”. O homem é “tarado”.

22 Mitos e Preconceitos Principais mitos e preconceitos – Assunto Sexualidade: → Envelhecimento ligado a vida sexual não ativa, → É atribuído apenas aos jovens (devido ao vigor físico),

23 Mitos e Preconceitos → A idéia de que se perde a habilidade sexual na medida em que o envelhecimento acontece, Papel da mulher: → A realização da mulher, ligado a criação dos filhos. Último interesse a necessidade sexual,

24 Mitos e Preconceitos → Conceito social (menopausa)
→ perda da fertilidade pode ser confundida com a perda da sexualidade → prazer → o homem tendo o papel principal na relação, → Educação para ter apenas um parceiro, → Crenças religiosas → sexo para produção (somente) não para o prazer.


Carregar ppt "ASPECTOS PSICOLÓGICOS DO ENVELHECIMENTO:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google