A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Texto expositivo & argumentativo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Texto expositivo & argumentativo"— Transcrição da apresentação:

1 Texto expositivo & argumentativo
Professora: Rosimeire

2 O QUE É TEXTO EXPOSITIVO?
O texto expositivo é aquele que apresenta informações sobre um objeto ou fato específico, descrevendo e enumerando suas características. Remete à ideia de explicar um assunto, tema, coisa, situação ou acontecimento, que se pretende apresentar. Deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central do texto.

3 É importante apresentar bastante informações, caso se trate de algo desconhecido para o leitor.
O texto expositivo deve ser abrangente e deve ser compreendido por diferentes tipos de leitores. Quando se trata de temas polêmicos, a apresentação de argumentos se faz necessária para que o autor informe aos leitores sobre as possibilidades de análise do assunto.

4 Na organização do texto expositivo, é necessário:
escolher o tema a desenvolver, definir o propósito e objetivos do texto, conhecer o destinatário da exposição, pesquisar a informação sobre o tema, selecionar os dados de interesse.

5 O texto expositivo pode apresentar recursos como a:
- instrução, quando apresenta instruções a serem seguidas; - informação, quando apresenta informações sobre o que é apresentado e/ou discutido; - descrição, quando apresenta informações sobre as características do que está sendo apresentado;

6 - definição, quando queremos deixar claro para o nosso leitor do que, exatamente, estamos falando; - enumeração, quando envolve a identificação e apresentação sequencial de informações referentes àquilo que estamos escrevendo; - comparação, quando o autor quer garantir que seu leitor irá compreender bem o que ele quer dizer;

7 - o contraste, quando, ao analisar determinada questão, o autor do texto deseja mostrar que ela pode ser observada por mais de um ângulo, ou que há posições contrárias.

8 A exposição escrita surge, com frequência, sob as formas de texto informativo-expositivo ou expositivo-argumentativo.  O informativo-expositivo: transmite informações e indicações que digam respeito a fatos concretos e referências reais; o expositivo-argumentativo: defende uma tese, apresentando dados e observações que a confirmem. Anotem isso daí!!!

9 TEXTO ARGUMENTATIVO A tipologia textual argumentativa, é geralmente aplicada em redações do Enem e vestibulares em geral, inclui diferentes gêneros. Por exemplo: dissertação, artigo de opinião, carta argumentativa, editorial, resenha argumentativa, etc.

10 Todo e qualquer texto argumentativo, visa ao convencimento de seu ouvinte/leitor. Sempre se baseia em uma tese, ou seja, o ponto de vista central que se pretende veicular e a respeito do qual se pretende convencer esse interlocutor. Nos gêneros argumentativos escritos, convém que essa tese seja apresentada, de maneira clara, logo de início e que, depois, através de uma argumentação objetiva e de diversidade lexical seja sustentada/defendida, com vistas ao mencionado convencimento.

11 Estrutura Geral do texto argumentativo
Introdução: é a parte do texto argumentativo em que apresentamos o assunto de que trataremos e a tese a ser desenvolvida a respeito desse assunto. Desenvolvimento: é a argumentação propriamente dita, correspondendo aos desdobramentos da tese apresentada. É o ‘coração’ do texto, por isso se desdobra em mais de um parágrafo. De modo geral, cada argumentação em defesa da tese geral do texto corresponde a um parágrafo. Conclusão: a parte final do texto em que retomamos a tese central, agora já respaldada pelos argumentos desenvolvidos ao longo do texto.

12 Referências:


Carregar ppt "Texto expositivo & argumentativo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google