A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem."— Transcrição da apresentação:

1 O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem

2 Concepções de Didática Grécia antiga: ensinar, instruir, fazer aprender 1633 - Comênio (educador tcheco) –“Didactica Magna – a arte de ensinar tudo a todos” Aurélio – técnica de dirigir e orientar a aprendizagem

3 Concepções de Didática Compêndio de técnicas ou receituário para um bom ensino Castro – “passar a reunir os conhecimentos que cada época valoriza sobre o processo de ensinar”.

4 Concepções de Didática Candau – “reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica”. Masetto – “reflexão sistemática sobre o processo de ensino-aprendizagem que acontece na escola e na aula, buscando alternativas para os problemas da prática pedagógica”.

5 Didática como reflexão sistemática Estudo das teorias de ensino e de aprendizagem aplicadas ao processo educativo que se realiza na escola, bem como dos resultados obtidos.

6 Áreas do conhecimento que pesquisam o desenvolvimento humano: –Filosofia –Sociologia –Psicologia –Antropologia –História –Política –Teorias da Comunicação Presentes no estudo da Didática

7 Refletir como: –A criança e o adolescente aprendem –É a atividade do professor em aula –Os alunos de uma turma se relacionam entre si e com o professor –O professor ajuda os alunos a aprender

8 Refletir como: –Organizar o currículo de uma escola –Desenvolver a capacitação de professores –Motivar os alunos –Avaliar –Qual a influência dos governos e da sociedade sobre a escola

9 Buscando alternativas Aplica conhecimentos –resolver problemas e questões do dia-a-dia Teorias válidas –se solucionam problemas da prática pedagógica Teorias educacionais –confronto com a prática pedagógica e consegue resolver problemas

10 Didática e o Processo de Ensino-aprendizagem Interesse da Didática: –tudo que o aluno aprende na relação com o professor e com a turma –o processo de aprendizagem

11 Aprendizagem Desenvolvimento da pessoa como um todo –Inteligência –Afetividade –Padrões de comportamento moral –Relacionamento com a família, local de residência, cidade e país –Coordenação motora –Capacidades artísticas –Comunicação

12 Aluno em contínua evolução/história do seu povo e nação Processo de aprendizagem –Três dimensões a) humana –relacionamento interpessoal alunos/professores –afetividade (sucesso ou fracasso)

13 b) político-social –escola – local – época histórica –orientações e diretrizes governamentais –políticas governamentais –material pedagógico elaborado por autores que têm posições políticas e sociais –processo intencional → orientado por objetivos a serem alcançados

14 b) técnica –definição de objetivos –seleção de conteúdos –técnicas e recursos de ensino –organização do processo de avaliação –escolha de técnicas avaliativas –planejamento de curso e de aula

15 Dúvidas dos professores Como fazer com que os alunos se interessem pela matéria? Como motivar os alunos para que eles estudem? Como resolver os casos dos alunos indisciplinados?

16 A Didática contribuindo com os professores Planejamento de um curso com a participação dos alunos Como envolver co-responsavelmente os alunos nessa atividade Selecionar assuntos interessantes

17 Variar as técnicas das aulas / participação dos alunos Teoria e prática entre os conhecimentos científicos e a realidade do dia-a-dia Transformar a avaliação em incentivo

18 Pesquisas e conhecimentos produzidos Incentivar os professores a pesquisarem Troca de experiências entre professores e especialistas Estimular o aluno a se interessar pela matéria


Carregar ppt "O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google