A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é Filosofia “A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo.” (Merleau-Ponty) Colégio Photon Ética e Cidadania Prof. Vonei.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é Filosofia “A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo.” (Merleau-Ponty) Colégio Photon Ética e Cidadania Prof. Vonei."— Transcrição da apresentação:

1 O que é Filosofia “A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo.” (Merleau-Ponty) Colégio Photon Ética e Cidadania Prof. Vonei

2 Filosofia: etimologia Gregos na antiguidade: conhecimento mítico; Sophos: “primeiros” a usarem a consciência racional; Pitágoras (séc. VI a.C.): usa a palavra filosofia (philos-sophia) que significa “amor a sabedoria”

3 A filosofia... Kant (1724-1804): “não há filosofia que se possa prender; só se pode aprender a filosofar”; Platão: a primeira virtude do filósofo é admirar-se;

4 Qual é a “utilidade” da filosofia? Vivemos em um mundo em que a visão das pessoas está marcada pela busca dos resultados imediatos do conhecimento. “Para que estudar isso, se não usarei na minha profissão?” Filosofia não serve para nenhuma alteração imediata de ordem pragmática (verdade subordinada a prática).

5 Qual é a “utilidade” da filosofia? Onde está a necessidade da filosofia? – Permite que o os seres humanos tenham mais que uma dimensão; – Permite o distanciamento para a avaliação dos fundamentos dos atos humanos; – Reúne o pensamento fragmentado; – A filosofia recupera o processo perdido no imobilismo das coisas feitas (mortas porque já ultrapassadas). A filosofia impede a estagnação.

6 Filosofia: nem dogmatismo, nem ceticismo Dogmátikós: “que se funda em princípios” ou “é relativo a uma doutrina”; Dogma: é o ponto fundamental e indiscutível de uma doutrina religiosa; Nietzsche: “as convicções são prisões” Quando o dogmático resolve agir, o fanatismo é inevitável. Em nome do dogma da raça ariana, Hitler cometeu o genocídio dos judeus nos campos de concentração.

7 Filosofia: nem dogmatismo, nem ceticismo “Quando transpomos esta ideia de dogma para áreas estranhas à religião, ela passa a ser prejudicial ao homem, que, uma vez de posse de uma verdade, fixa-se nela e abdica de continuar a busca. O mundo muda, os acontecimentos se sucedem e o homem dogmático permanece petrificado nos conhecimentos dados de uma vez por todas.”

8 Filosofia: nem dogmatismo, nem ceticismo Contemporaneamente, o dogmatismo tem assumido um caráter principalmente ideológico e político. Convertendo- se em ideologia, a filosofia política se converte em doutrina oficial do Estado, ortodoxia a ser defendida pela censura e pelo aparelho repressivo, policial e militar.

9 Filosofia: nem dogmatismo, nem ceticismo Skeptikós em grego significa “que observa”, “que considera”. O cético tanto observa como considera, que conclui pela impossibilidade do conhecimento. Confrontando as diversas filosofias, percebe que são diferentes e às vezes contraditórias, concluindo que é impossível aderir a qualquer uma delas.

10 Filosofia: nem dogmatismo, nem ceticismo Dogmático: se apega a uma certeza de uma doutrina; Cético: conclui pela impossibilidade de toda certeza; Embora antagônica, as duas visões se apegam a visão imobilista do mundo. O dogmático atingiu uma certeza e nela permanece; o cético anseia pela certeza e decide que ela é inalcançável.

11 Mas a filosofia é movimento......pois o mundo é movimento. A filosofia é a procura da verdade, não a sua posse. A filosofia exige coragem. Filosofar não é um exercício puramente intelectual. Descobrir a verdade é ter a coragem de enfrentar as formas estagnadas do poder que tentam manter o status quo (estado atual das coisas), é aceitar o desafio da mudança. SABER PARA TRANSFORMAR!


Carregar ppt "O que é Filosofia “A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo.” (Merleau-Ponty) Colégio Photon Ética e Cidadania Prof. Vonei."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google