A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCORDANCIA VERBAL. A regra básica da concordância verbal manda que o verbo concorde com o sujeito gramaticalmente. O verbo, porém, pode concordar, por.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCORDANCIA VERBAL. A regra básica da concordância verbal manda que o verbo concorde com o sujeito gramaticalmente. O verbo, porém, pode concordar, por."— Transcrição da apresentação:

1 CONCORDANCIA VERBAL

2 A regra básica da concordância verbal manda que o verbo concorde com o sujeito gramaticalmente. O verbo, porém, pode concordar, por atração. Pode, ainda, deixar de concordar com o sujeito, para concordar com o predicativo

3 ALGUNS NOMES PRÓPRIOS LOCATIVOS, EMBORA ESTEJAM NO PLURAL, SE REFEREM A UM LOCAL ÚNICO OU UNIFICADO. ESTADOS UNIDOS, PAÍSES BAIXOS, CAMPINAS, MINAS GERAIS, CAMPOS ELÍSIOS, LARANJEIRAS, RAMOS, UMBUZEIROS ETC. ALGUNS DESSES NOMES AINDA GUARDAM O SENTIDO DE UNIFICAÇÃO DE UNIDADES DISTINTAS. NESSE CASO, ATÉ HOJE ACEITAM O ARTIGO PLURAL.  São exemplos em que o sujeito leva o verbo ao plural:  a) “Os Estados Unidos não aceitam mais imigração de mexicanos.” b) “Os Países Baixos não exportam mais tais produtos.”  Os demais nomes citados não têm artigo pluralizados e isso deixa claro que não se trata de um conjunto de coisas, embora tenham forma de plural. Sabemos que, enquanto Estados Unidos é um locativo que lembra a união de diversos estados confederados, os demais nomes são simples denominações de locais considerados unidades indecomponíveis.  Deixam, portanto, o verbo no singular:  a) “Campinas não fica tão distante.” (nome de cidade) b) “A Umbuzeiros ficou alagada.” (nome de rua) c) “Laranjeiras foi prejudicado pelas obras.” (nome de bairro)

4 A CONCORDÂNCIA NÃO SE FAZ COM A PALAVRA, MAS COM A IDÉIA DE LOCALIDADE: “A CIDADE (CAMPINAS)...”; “A RUA (UMBUZEIROS)...”; “O BAIRRO (LARANJEIRAS)...

5 ALGUNS CASOS DA REGRA GERAL DA CONCORDÂNCIA VERBAL

6 1º CASO CONCORDÂNCIA DO VERBO COM O SUJEITO COMPOSTO  Quando o sujeito composto vier anteposto ao verbo, o verbo irá para o plural.  Ex: O milho e a soja subiram de preço.  Obs.: Quando os núcleos do sujeito forem sinônimos, o verbo poderá ficar no singular ou no plural.  Ex: Medo e terror nos acompanha (acompanham) sempre.  Quando os núcleos do sujeito vierem resumidos por tudo, nada, alguém ou ninguém, o verbo ficará no singular.  Ex: Dinheiro, mulheres, bebida, nada o atraía.  Quando o sujeito for formado por núcleos dispostos em gradação (ascendente ou descendente) o verbo ficará no singular ou no plural.  Ex: Uma briga, um vento, o maior furacão não os inquietava (inquietavam).

7 2º. Caso Quando o sujeito composto vier posposto ao verbo, o verbo irá para o plural ou concordará apenas com o núcleo do sujeito que estiver mais próximo. Ex: Chegou o pai e a filha. Chegaram o pai e a filha.

8 3º. Caso Quando o sujeito composto for formado por pessoas gramaticais diferentes, o verbo irá para o plural na pessoa que tiver prevalência. 1º, 2º, 3º. 2º, 3º. Ex: Eu, tu e ele fizemos o exercício.Tu e ele fizeste / fizeram.

9 4º. Caso Quando os núcleos do sujeito vierem ligados pela conjunção "ou", o verbo ficará no singular se houver idéia de exclusão. Se houver idéia de inclusão o verbo irá para o plural. Ex: Pedro ou Antônio será o presidente do clube. (Exclusão) Laranja ou mamão fazem bem a saúde. (Inclusão)

10 CASOS ESPECIAIS DE CONCORDÂNCIA VERBAL

11  1º. Caso  Com a expressão "um dos que" o verbo ficará no singular e no plural. O plural é construção dominante.  Ex: Você é um dos que mais estudam (estuda).

12 CASOS ESPECIAIS DE CONCORDÂNCIA VERBAL  2º. Caso  Quando o sujeito for constituído das expressões "mais de", "menos de", "cerca de" o verbo concordará com o numeral que segue as expressões.  Ex: Mais de uma pessoa protestou contra a lei.Mais de vinte pessoas protestaram contra a decisão.  Obs.: Com a expressão "mais de um"pode ocorrer o plural:- Quando o verbo dá idéia de ação recíproca (troca de ações).  Ex: Mais de uma pessoa se abraçaram.- Quando a expressão "mais de um" vem repetida.Ex: Mais de um amigo, mais de um parente estavam presentes.

13 CASOS ESPECIAIS DE CONCORDÂNCIA VERBAL  3º. Caso  Se o pronome interrogativo ou indefinido estiver no singular o verbo só concordará com ele. Se esses pronomes estiverem no plural o verbo concordará com ele ou com o pronome pessoal.  Ex: Qual de nós?Alguns de nós.Qual de nós viajará? Quais de nós viajarão (viajaremos)?

14 CASOS ESPECIAIS DE CONCORDÂNCIA VERBAL  4º. Caso  Quando o sujeito for um coletivo o verbo ficará no singular.  Ex: A multidão gritava desesperadamente.  Obs.:- Quando o coletivo vier seguido de um adjunto no plural, o verbo ficará no singular ou poderá ir para o plural.  Ex: A multidão de torcedores gritava (gritavam) desesperadamente.

15 CASOS ESPECIAIS DE CONCORDÂNCIA VERBAL  5º. Caso  Quando o sujeito de um verbo for pronome relativo "que", o verbo concordará com o antecedente deste pronome.  Ex: Sou eu que pago.

16 CASOS ESPECIAIS DE CONCORDÂNCIA VERBAL  6º. Caso  Quando o sujeito de um verbo for um pronome relativo "quem", o verbo concordará com o antecedente ou ficará na 3º pessoa do singular concordando com o sujeito quem.  Ex: Sou eu quem paga (pago).

17 CASOS ESPECIAIS DE CONCORDÂNCIA VERBAL  7º. Caso  Quando o sujeito for formado por nome próprio que só tem plural, não antecipado de artigo, o verbo ficará no singular; se o nome próprio vier antecipado de artigo o verbo irá para o plural.  Ex: Minas Gerais possui grandes fazendas.Os Estados Unidos são uma nação poderosa.

18 CASOS ESPECIAIS DE CONCORDÂNCIA VERBAL  8º. Caso  Os verbos impessoais ficam sempre na 3º pessoa do singular.  Ex: Faz 5 anos...Havia crianças na fila.  Obs.:- Também fica na 3º pessoa do singular o verbo auxiliar que se põe junto a um verbo impessoal formando uma locução verbal.  Ex: Deve haver crianças na fila.- O verbo existir não é impessoal.  Ex: Existiam crianças na fila.Devem existir crianças na fila. (O verbo auxiliar de um verbo pessoal concordará com o sujeito).

19 CASOS ESPECIAIS DE CONCORDÂNCIA VERBAL  9º. Caso  Com os verbos "dar", "bater", "soar" se aparecer o sujeito"relógio"a concordância se fará com ele; se não aparecer com o sujeito "relógio" a concordância se fará com o número de horas.  Ex: O relógio deu cinco horas.Deram cinco horas no relógio da matriz.... relógio da matriz: Adjunto adverbial de lugar.

20 CASOS ESPECIAIS DE CONCORDÂNCIA VERBAL  10º. Caso  Quando o sujeito for formado por um pronome de tratamento o verbo irá sempre para 3º pessoa.  Ex:Vossa Excelência leu meus relatórios?

21 CASOS ESPECIAIS DE CONCORDÂNCIA VERBAL  11º. Caso  Quando "se" funcionar como partícula apassivadora o verbo concordará normalmente com o sujeito da oração.  Ex: Pintou-se o carro.Alugam-se casas.

22 CASOS ESPECIAIS DE CONCORDÂNCIA VERBAL  12º. Caso  Quando o "se" funcionar como Índice de Indeterminação do Sujeito o verbo ficará sempre na 3º pessoa do singular.  Ex: Precisa-se de secretária.Vive-se bem aqui.

23 CASOS ESPECIAIS DE CONCORDÂNCIA VERBAL  13º. Caso  O verbo parecer, seguido de infinitivo admite duas construções:  Flexiona-se o verbo parecer e não se flexiona o infinitivo.  Flexiona-se o infinitivo e não flexiona-se o verbo parecer.  Ex: Os prédios parecem cair. Os prédios parece caírem.

24 Concordância com o verbo ser

25 a- Quando, em predicados nominais, o sujeito for representado por um dos pronomes TUDO, NADA, ISTO, ISSO, AQUILO: o verbo ser ou parecer concordarão com o predicativo. Ex.: Tudo são flores./Aquilo parecem ilusões. Poderá ser feita a concordância com o sujeito quando se quer enfatizá-lo. Ex.: Aquilo é sonhos vãos. b- O verbo ser concordará com o predicativo quando o sujeito for os pronomes interrogativos QUE ou QUEM. Ex.: Que são gametas?/ Quem foram os escolhidos?

26 c- Em indicações de horas, datas, tempo, distância: a concordância será com a expressão numérica Ex.: São nove horas./ É uma hora. Em indicações de datas, são aceitas as duas concordâncias pois subentende-se a palavra dia. Ex.: Hoje são 24 de outubro./ Hoje é (dia) 24 de outubro. d- Quando o sujeito ou predicativo da oração for pronome pessoal, a concordância se dará com o pronome. Ex.: Aqui o presidente sou eu. Se os dois termos (sujeito e predicativo) forem pronomes, a concordância será com o que aparece primeiro, considerando o sujeito da oração. Ex.: Eu não sou tu

27 e- Se o sujeito for pessoa, a concordância nunca se fará com o predicativo. Ex.: O menino era as esperanças da família. f- Nas locuções é pouco, é muito, é mais de, é menos de junto a especificações de preço, peso, quantidade, distância e etc, o verbo fica sempre no singular. Ex.: Cento e cinqüenta é pouco./ Cem metros é muito.

28 g- Nas expressões do tipo ser preciso, ser necessário, ser bom o verbo e o adjetivo podem ficar invariáveis, (verbo na 3ª pessoa do singular e adjetivo no masculino singular) ou concordar com o sujeito posposto. Ex.: É necessário aqueles materiais./ São necessários aqueles materiais. h- Na expressão é que, usada como expletivo, se o sujeito da oração não aparecer entre o verbo ser e o que, ficará invariável.Se aparecer, o verbo concordará com o sujeito. Ex.: Eles é que sempre chegam atrasados./ São eles que sempre chegam atrasados.

29 Autora: Adriana Cristina Mercuri Pinto


Carregar ppt "CONCORDANCIA VERBAL. A regra básica da concordância verbal manda que o verbo concorde com o sujeito gramaticalmente. O verbo, porém, pode concordar, por."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google