A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Luciana Campos Aula 1 –

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Luciana Campos Aula 1 –"— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Luciana Campos Aula 1 – 2015.2
PSICOLOGIA GERAL Professora: Luciana Campos Aula 1 –

2 PSICOLOGIA GERAL – 40h EMENTA:
Visão epistemológica da Psicologia. Campos de estudo e de aplicação, métodos de investigação. Correntes teóricas da Psicologia e suas repercussões na Educação. Inteligência e afetividade sob a ótica das teorias psicológicas.

3 OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA:
Levar o discente de Pedagogia a estudar e discutir as diferentes correntes teóricas da Psicologia e suas implicações na Educação.

4 Conteúdo programático
Mês previsto Conteúdo a ser ministrado Agosto Unidade I – Introdução ao Estudo de Psicologia Setembro 1ª. Avaliação Escrita Individual Unidade I - A Psicanálise Unidade II – Evolução Humana Unidade III – Desenvolvimento intelectual Outubro Unidade IV – Desenvolvimento Moral Unidade V – Desenvolvimento Emocional Novembro Seminários Dezembro Avaliações finais

5 Material da aula Pasta no Terra On
Site da professora: (Clicar em Material para os slides das aulas ou Mídia: para artigos ou vídeos)

6 Contato com a professora:
Preferencialmente por Emergências por whatsapp: (dias de semana e horário comercial). Não justifique falta por whatsapp e nem tirem dúvidas sobre conteúdo.

7 FALTAS: Teremos uma média de 15 aulas
Segundo a LDB, é preciso ter 75% de frequência. Assim, o aluno poderá ter NO MÁXIMO 4 faltas. Se tiver mais que isto ficará reprovado, a menos que traga atestado médico.

8 Introduzindo o conteúdo...

9 O QUE É A PSICOLOGIA?

10 Psicologia e Autoconhecimento
Sócrates ( a.c.): A razão distingue o homem dos animais. Platão: Razão e alma são propriedades do homem. A psyché seria o princípio ativo da vida.

11 O período Cristão No período cristão, a Igreja detinha força religiosa e política. Neste período o conhecimento do homem, estava relacionado ao religioso. SANTO AGOSTINHO ( d.c): Cisão corpo x alma, sendo a alma imortal. SÃO TOMÁS DE AQUINO ( d.c): Do período da Reforma e da Revolução Industrial. Fase de se redimensionar a relação Homem x Deus. Faz a distinção entre essência (busca da perfeição) e existência.

12 MUNDO MODERNO (SÉC. XV A XVIII)
MUDANÇAS NO MUNDO MUNDO MEDIEVAL MUNDO MODERNO (SÉC. XV A XVIII)

13 SÉCULO XIX: CONHECIMENTO INDEPENDENTE DA FÉ
Para se conhecer o psiquismo humano, invés da religião, buscava-se compreender seus mecanismos através do funcionamento do cérebro. A fisiologia, neuroanatomia e neurofisiologia ganham destaque.

14 Wundt e o primeiro laboratório de psicologia experimental (1832-1926)
Estudo de psicofisiologia: reflexos, postura, equilíbrio, coordenação motora e mecanismos de execução dos movimentos. Fenômenos mentais= fenômenos orgânicos Introspecção: autoexame dos estados mentais Sensações e sentimentos: formas elementares da experiência

15 SÉCULO XIX: Psicologia enquanto ciência
FUNCIONALISMO: Busca da compreensão da consciência humana ESTRUTURALISMO: Entende a mente como a soma dos processos mentais, estruturado no SNC. ASSOCIACIONISMO: Leva em conta o ambiente na constituição das características humanas e privilegia a experiência como fonte do conhecimento. A aprendizagem se dá pela associação de ideias.

16

17 PRÓXIMA AULA: TEXTO 1 e 2 NA PASTA (Terra On):
TEXTO 1: “A origem da psicologia” TEXTO 2: “Objeto de estudo da psicologia”

18 Bibliografia: BOCK, Ana Maria M.B. Psicologia (s). 14ª. Edição. São Paulo: Saraiva, 2009.


Carregar ppt "Professora: Luciana Campos Aula 1 –"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google