A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SERVIÇO SOCIAL 2009/2. DOCENTE ROSANGELA DE FREITAS BARRETO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SERVIÇO SOCIAL 2009/2. DOCENTE ROSANGELA DE FREITAS BARRETO"— Transcrição da apresentação:

1 SERVIÇO SOCIAL 2009/2

2 DOCENTE ROSANGELA DE FREITAS BARRETO E-MAIL: rbarreto@unaerp.br

3  Apresentações pessoais com aplicação de dinâmicas.  Apresentação e discussão do plano de ensino.  Apresentação e discussão do plano de atividades.

4 O Curso de Serviço Social da UNAERP tem como objetivo formar um profissional capaz de responder às demandas sociais, trabalhando na perspectiva de assegurar direitos, democratizando o acesso do cidadão às políticas públicas através da instauração de práticas profissionais competentes (ético- política- operativa) e capacidade de produzir conhecimentos propondo alternativas para a realidade social.

5 São práticas acadêmicas obrigatórias, sendo o seu cumprimento indispensável para a conclusão do curso. São consideradas atividades complementares: a participação em congressos, jornadas, workshop, simpósios; participação em projetos de pesquisa sob a supervisão de docente; apresentação de trabalhos orais ou painéis em congressos, e similares; realização de seminários, visitas técnicas, com a apresentação de certificado, leitura de textos complementares com apresentação das respectivas resenhas, monitorias e outras atividades definidas no projeto pedagógico.

6  Levar o aluno a compreensão das novas demandas do campo de trabalho do assistente social, proporcionando o contato com a realidade na qual atuará.

7 Desenvolver atividades que abordem temáticas pertinentes à ação profissional.

8  Abordagens Temáticas:  A experiência profissional do assistente social na saúde: - Obesidade - Distrofia Muscular  Um novo olhar para a questão dos instrumentais técnico-operativos em Serviço Social  A prática do Assistente Social: conhecimento, instrumentalidade e intervenção profissional.  Serviço Social na interface com outras profissões.

9  Aulas expositivas dialogadas;  Seminários para a apresentação de trabalhos de pesquisa e reflexões sobre a prática;  Estudos dirigidos em sala de aula;  Debates;  Dinâmicas;  Leitura de texto com apresentação de resenhas;  Palestras com profissionais supervisores de estágio.

10

11 IAMAMOTO, Marilda Vilela. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. FELIPPE, F. Obesidade zero: a cultura do comer na sociedade de consumo. Porto Alegre, Sulina, 2003. MARTINELLI, M. L. Um novo olhar para a questão dos instrumentais técnico-operativos em Serviço Social. Serviço Social & Sociedade, 45. pag. SOUSA, C. T. A prática do assistente social: conhecimento instrumentalidade e intervenção profissional. Emancipação, Ponta Grossa, 8 (1): 119-132, 2008. Disponível em HTTP://uepg.br/emancipacao.HTTP://uepg.br/emancipacao FREITAS, E. U. Dicionário de Termos Técnicos de Assistência Social. ASCOM, Belo Horizonte.

12 “ O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”. Fernando Pessoa


Carregar ppt "SERVIÇO SOCIAL 2009/2. DOCENTE ROSANGELA DE FREITAS BARRETO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google