A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“a troca sempre enriquece os nossos trabalhos e fortalece o nosso sentimento de pertencimento à rede de proteção às crianças e adolescentes” Enfrentamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“a troca sempre enriquece os nossos trabalhos e fortalece o nosso sentimento de pertencimento à rede de proteção às crianças e adolescentes” Enfrentamento."— Transcrição da apresentação:

1 “a troca sempre enriquece os nossos trabalhos e fortalece o nosso sentimento de pertencimento à rede de proteção às crianças e adolescentes” Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil nos Vales do Jequitinhonha, do Mucuri e Região Metropolitana de Belo Horizonte Experiências vivenciadas na 1ª fase do processo de formação do PAIR Minas CAPELINHA/MG

2 Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil nos Vales do Jequitinhonha, do Mucuri e Região Metropolitana de Belo Horizonte Ações do PAIR no Município de Capelinha nos meses maio e junho de 2009 12/05/2009 Realização da Primeira Reunião de Mobilização para implementação do PAIR no Município:  Apresentação em linhas gerais dos objetivos do PAIR Minas;  Organizar Mobilização dia 18 de maio.

3 Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil nos Vales do Jequitinhonha, do Mucuri e Região Metropolitana de Belo Horizonte 18/05/2009  Realização de Passeata de repúdio à violência sexual contra crianças e adolescentes. 03/06/2009  Realização do Seminário Municipal de Mobilização e Adesão ao PAIR. Participação de 158 convidados, representantes dos diversos setores da rede de proteção à infância e adolescência. Destaca-se a participação de Conselheiros de Direito e Tutelares de outros municípios: Angelândia, Água Boa, Turmalina e Veredinha.

4 Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil nos Vales do Jequitinhonha, do Mucuri e Região Metropolitana de Belo Horizonte 23 e 24 de junho de 2009 Realização das primeiras oficinas de formação dos Agentes.

5 O dia 18 de maio foi marcado com a realização de uma passeata que chamou a atenção da população e reacendeu a discussão sobre a violência sexual infanto-juvenil no município.

6 A equipe do PAIR, CMDCA visitou todas as escolas e convidou instituições diversas para aderir ao primeiro movimento contra ofensa sexual infanto-juvenil. De acordo com educadores o tema foi trabalhado nas escolas nos dias anteriores à passeata, para que os alunos tivessem participação consciente.

7 A fala da Assistente Social Judicial foi pontuada por informações do Diagnóstico da Situação da Infância e Adolescência do Município. Isso reforçou a necessidade que temos em notificar e denunciar. As avaliações do evento foram positivas e demonstram a necessidade de mobilizar e informar a população sobre o tema.

8 A participação no 1° Seminário do PAIR em Capelinha contou com representantes de instituições da sociedade civil e governamentais, estudantes e conselhos das cidades vizinhas. Comissão Operativa Local – COL / Capelinha/MG

9 Oficinas de Formação dos Agentes: Dinâmica quem é você? As discussões nos trabalhos em grupo foram calorosas e enriquecedoras.

10 Integrantes do Projovem Adolescente participam das atividades do PAIR em Capelinha/MG O Grupo realizou as atividades em grupo com muita propriedade e interesse.

11 O grupo de agentes em Capelinha é formado por pessoas comprometidas com a proteção integral de crianças e adolescentes.

12 Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil nos Vales do Jequitinhonha, do Mucuri e Região Metropolitana de Belo Horizonte AVALIAÇÃO SINTÉTICA a)Aspectos positivos:  instituições e cidadãos que se interessam pelo tema;  Participação expressiva na passeata e Seminário de Mobilização.  Financiamento das faixas para passeata e materiais para Seminário e Oficinas pelo CMDCA e Secretaria Municipal de Assistência Social;  Parceria do CRAS na doação de lanche para o Seminário e Oficinas;  Disponibilização de funcionário para dedicação exclusiva ao PAIR – 4h diárias, a partir de Julho de 2009.  Demanda de interessados em participar das oficinas.

13 Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil nos Vales do Jequitinhonha, do Mucuri e Região Metropolitana de Belo Horizonte AVALIAÇÃO SINTÉTICA b) Aspectos negativos:  dificuldade para encontros da equipe de formadores;  falta de profissionais qualificados para palestrar sobre o tema;  Ausência de  descaso das autoridades (promotoria, delegacia especializada, secretário de saúde e outros).

14 Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil nos Vales do Jequitinhonha, do Mucuri e Região Metropolitana de Belo Horizonte AVALIAÇÃO SINTÉTICA c) Sugestão para superação:  sintonia da equipe de formadores através de encontros semanais;  convocação de participantes com antecedência (cronograma);  usar a rede de contatos para conseguir os objetivos sensibilizando-os em relação ao tema.


Carregar ppt "“a troca sempre enriquece os nossos trabalhos e fortalece o nosso sentimento de pertencimento à rede de proteção às crianças e adolescentes” Enfrentamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google