A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Distribuição de energia Aula 19. Distribuindo energia É um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Distribuição de energia Aula 19. Distribuindo energia É um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento."— Transcrição da apresentação:

1 Distribuição de energia Aula 19

2 Distribuindo energia É um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)

3

4 Indicadores de IDH 7º - Suécia - 0,963 8º - França - 0,961 9º - Suíça - 0,960 10º - Japão - 0,960 13º - Estados Unidos - 0,956 75º - Brasil - 0,813 1º - Noruega - 0,971 2º - Austrália - 0,970 3º - Islândia - 0,969 4º - Canadá - 0,966 5º - Irlanda - 0,965 6º - Países Baixos - 0,964

5 Classificação das fontes de energia Fonte primária de energia São fontes energéticas disponíveis diretamente da natureza. – Ex: Petróleo, gás natural, carvão mineral, urânio, água, Sol, ventos, etc. Fonte secundária de energia São produtos energéticos resultantes dos diferentes centros de transformação de energia. – Ex: Diesel, gasolina, GLP, bicombustíveis, etc.

6 Classificação das fontes de energia Fonte não renovável de energia São fontes que necessitam de longos períodos de tempo para se formar. Fonte renovável de energia São fontes que teoricamente podem ser renovadas pela ação do homem. Ex: Recursos fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural e urânio). Ex: Produtos da biomassa, Sol, vento, água, etc.

7 Oferta interna de energia

8 A matriz energética brasileira A cana de açúcar torna-se a segunda fonte primária de energia no Brasil; Atingiu o valor de 16%, ocupando a segunda posição e ultrapassando a energia hidráulica. Em 2007, o Brasil atinge a auto-suficiência relacionada com o petróleo, ou seja, a produção nacional atendeu ao consumo interno.

9

10 Hidrelétricas A usina aproveita o potencial hidráulico de um rio para gerar energia elétrica. Dependentes da vazão do rio, características geológicas (largura, inclinação, quantidade de água armazenada, etc). Impactos ambientais que podem gerar. A água do reservatório é conduzida com velocidade e pressão através de enormes tubos até a casa de força, onde estão instaladas as turbinas.

11 Hidrelétrica

12

13 Esquema de transmissão de energia elétrica

14 Termelétricas Utiliza-se a queima de combustíveis fosseis e o urânio (fontes não renováveis). Utiliza-se a queima de produtos da biomassa (fontes renováveis). Biomassa = bagaço da cana de açúcar, biocombustíveis, etc. Combustíveis fósseis = Carvão mineral, óleo diesel e gás natural. Urânio = enriquecido ou outros elementos radioativos.

15 Termelétricas

16 Energia solar O Brasil tem desenvolvido, em pequena escala, estudos com o uso da radiação solar para obter energia térmica. Economicamente inviável,

17 Energia eólica É produzida a partir da força dos ventos; Através dos aerogeradores, a energia cinética é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador. Estados do Ceará e Rio Grande do Norte apresentam os potenciais mais promissores.

18 Aerogeradores

19 Energia obtida da biomassa

20 Existem fonte de energia “limpas”? Energia eólica = Poluição visual e sonora; Energia Solar = Exige a exploração de minério (silício) para a fabricação de células fotovoltaicas;


Carregar ppt "Distribuição de energia Aula 19. Distribuindo energia É um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google