A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POR QUE É PRECISO UM INVESTIMENTO NO ENSINO DO CÁLCULO MENTAL? POR QUE É PRECISO UM INVESTIMENTO NO ENSINO DO CÁLCULO MENTAL? Cecília Parra INFLUENCIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POR QUE É PRECISO UM INVESTIMENTO NO ENSINO DO CÁLCULO MENTAL? POR QUE É PRECISO UM INVESTIMENTO NO ENSINO DO CÁLCULO MENTAL? Cecília Parra INFLUENCIA."— Transcrição da apresentação:

1 POR QUE É PRECISO UM INVESTIMENTO NO ENSINO DO CÁLCULO MENTAL? POR QUE É PRECISO UM INVESTIMENTO NO ENSINO DO CÁLCULO MENTAL? Cecília Parra INFLUENCIA NA CAPACIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS POR QUE: Colabora no enriquecimento do campo numérico. Colabora no enriquecimento do campo numérico. Refletir sobre uma situação Refletir sobre uma situação Pensar um número a partir de diferentes decomposições Pensar um número a partir de diferentes decomposições Para o 24: 20 + 4 20 + 4 12 + 12 para saber a metade 12 + 12 para saber a metade 25 – 1 se que multiplicar por 4 25 – 1 se que multiplicar por 4 21 + 3 para saber que dia da semana será daqui a 24 dias. 21 + 3 para saber que dia da semana será daqui a 24 dias. Próximo a 25%,etc. Próximo a 25%,etc.

2 Aparecem procedimentos que colocam em jogo as propriedades das operações Para encontrar o resultado de: 5 + 3 + 4 + 7 + 6 pensam primeiro nos resultados que dão 10. nos resultados que dão 10. Em 29 + 8 Em 29 + 8 30 + (5 + 3) – 1 30 + (5 + 3) – 1 Em 125 + 195 Em 125 + 195 100 + 100 + (90 + 10 + 10) + 10 100 + 100 + (90 + 10 + 10) + 10 120 + 200 120 + 200 Aumenta o conhecimento do Campo numérico

3 FRENTE A UMA SITUAÇÃO OS ALUNOS SÃO CAPAZES DE FRENTE A UMA SITUAÇÃO OS ALUNOS SÃO CAPAZES DE REFLETIR E ANTECIPAR OS RESULTADOS. - Produzem raciocínios do seguinte tipo: 77 – 31 é maior que 71 – 37 porque de um número maior estou subtraindo um número menor 77 – 31 é maior que 71 – 37 porque de um número maior estou subtraindo um número menor Produção de resultados numéricos que inclua analisar dados, estabelecer relações, tirar conclusões, ser capaz de fundamentá- las, provar o que se afirma de diversas maneiras

4 O trabalho de cálculo mental habilita para uma maneira de construção do conhecimento que favorece uma melhor relação do aluno com a matemática: Frente a uma situação, os alunos devem buscar os procedimentos que lhes pareçam mais úteis, discutir suas escolhas e analisar sua pertinência e sua validade. Frente a uma situação, os alunos devem buscar os procedimentos que lhes pareçam mais úteis, discutir suas escolhas e analisar sua pertinência e sua validade. Para que possam confiar em seus procedimentos, devem ter oportunidade de articulá-los com as situações de trabalho que lhes são propostas, para que avancem na construção de seus conhecimentos, participar de momentos de análise e reflexão, nas quais sejam alcançadas novas produções Para que possam confiar em seus procedimentos, devem ter oportunidade de articulá-los com as situações de trabalho que lhes são propostas, para que avancem na construção de seus conhecimentos, participar de momentos de análise e reflexão, nas quais sejam alcançadas novas produções

5 É UMA VIA DE ACESSO AO ALGORITMO E AO MESMO TEMPO SUA FERRAMENTA DE CONTROLE. O cálculo escrito e exato para resolver os algoritmos tem o seu lugar no ensino da matemática. O cálculo escrito e exato para resolver os algoritmos tem o seu lugar no ensino da matemática. O fato de que os algoritmos cheguem a se tornar automático não significa que para a sua aprendizagem a compreensão deva ser sacrificada. O fato de que os algoritmos cheguem a se tornar automático não significa que para a sua aprendizagem a compreensão deva ser sacrificada.

6 DA CONCEPÇÃO DE CÁLCULO MENTAL A concepção de cálculo mental inclui a estimativa como um de seus processos e funções. A estimativa deve ser usada junto com os procedimentos com os quais se produz resposta, de modo a antecipar, controlar e julgar a confiabilidade dos resultados. A concepção de cálculo mental inclui a estimativa como um de seus processos e funções. A estimativa deve ser usada junto com os procedimentos com os quais se produz resposta, de modo a antecipar, controlar e julgar a confiabilidade dos resultados. Não exclui utilização de papel e lápis para o registro de cálculos intermediários. Não exclui utilização de papel e lápis para o registro de cálculos intermediários. Não tem a rapidez como uma característica ou valor. Não tem a rapidez como uma característica ou valor.

7 Do cálculo a contagem Para resolver 6 + 3 as crianças contam de novo: 1,2,3,4,5,6,7,8,e,9 Para resolver 6 + 3 as crianças contam de novo: 1,2,3,4,5,6,7,8,e,9 Procuramos que utilizem “sobrecontagem” 6..7,8,9 Procuramos que utilizem “sobrecontagem” 6..7,8,9 Para 12 – 4, muitas crianças fazem 12 marcas e riscam 4 e contam as que restam. Para 12 – 4, muitas crianças fazem 12 marcas e riscam 4 e contam as que restam. Atividades que possam descontar (contar para baixo, para trás) Atividades que possam descontar (contar para baixo, para trás)

8 Resolução de cálculos simples Favorecer a busca e a explicitação de diferentes maneiras. Por ex: para 7 + 8 Favorecer a busca e a explicitação de diferentes maneiras. Por ex: para 7 + 8 (7 + 7) + 1 reagrupamento em torno de um dobro (7 + 7) + 1 reagrupamento em torno de um dobro (7 + 3) + 5 reagrupamento em torno de 10 (7 + 3) + 5 reagrupamento em torno de 10 (8+ 2) + 5 reagrupamento em torno de 10 (8+ 2) + 5 reagrupamento em torno de 10 (5 + 5) + 2 + 3 reagrupamento em torno de 5 (5 + 5) + 2 + 3 reagrupamento em torno de 5

9 C@rminh@ slide ♥♥♥ “O homem nasce para viver, e não para se preparar para viver”. (Boris Pasternak)


Carregar ppt "POR QUE É PRECISO UM INVESTIMENTO NO ENSINO DO CÁLCULO MENTAL? POR QUE É PRECISO UM INVESTIMENTO NO ENSINO DO CÁLCULO MENTAL? Cecília Parra INFLUENCIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google