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Ao quererem afastar crianças que se aproximavam de Jesus, os discípulos foram por ele repreendidos:

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Apresentação em tema: "Ao quererem afastar crianças que se aproximavam de Jesus, os discípulos foram por ele repreendidos:"— Transcrição da apresentação:

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2 Ao quererem afastar crianças que se aproximavam de Jesus, os discípulos foram por ele repreendidos:
Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. (Marcos 10.14)‏

3 Quando os discípulos perguntaram quem é o maior no reino dos céus, Jesus disse:
Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. (Mateus 18.3 )‏

4 Precisamos perguntar:
a Eucaristia é um conjunto de doutrinas ou uma relação de amor na comunidade? (James White, teólogo metodista)

5 Segundo psicólogos, crianças percebem antes de desenvolverem conceitos.
Criança com seis meses de idade percebe se está incluída ou excluída, especialmente quando se trata de alimento. (James White, teólogo metodista)

6 É um erro querer-se afastar as crianças da Ceia sob o argumento de que não tenham atingido a grau de fé dos adultos ou que já tenham na palavra pregada toda a dádiva que a ceia oferece. Tais argumentos dão maior valor à razão do que ao Espírito Santo e querem impedir que o Deus encarnado habite pessoal e fisicamente entre nós. (XVII Concílio Geral, 1990)‏

7 Deus quer colocar toda a humanidade em uma nova relação consigo, sendo impossível excluir as crianças. (XVII Concílio Geral, 1990)

8 A Santa Ceia é a ceia da comunidade de fé, cujos membros nos tornamos através do batismo.
Quando a celebramos, anunciamos a morte do Senhor “até que ele venha”. (I Co 11.26)‏ A palavra pregada do evangelho é destinada a todas as pessoas. (Lc ) Os sacramentos, no entanto, são comunitários por definição. Destinam-se a todos os seus membros também às crianças e aos excepcionais. (XVII Concílio Geral, 1990)‏

9 Como é Jesus quem reúne a sua comunidade em um só corpo, ao doar-se a si mesmo, e como os que são convidados para a mesa do Senhor são irmãs e irmãos uns dos outros, convocados para viverem em fraternidade, inclusive as crianças batizadas estão convidadas a comungarem do corpo e do sangue do Senhor Jesus Cristo. (XVII Concílio Geral, 1990)‏

10 A sua prática deve ser antecedida por reflexão sobre o tema.
A comunidade necessita estar envolvida num processo contínuo de aprendizagem na fé, o que envolve tanto a reflexão como a prática da palavra de Deus. Deste processo de aprendizagem não só participam os adultos, mas também as crianças. (XVII Concílio Geral, 1990)‏

11 As Igrejas que batizam crianças, mas recusam-lhes a comunhão na Eucaristia antes de um tal rito (confirmação), deveriam interrogar-se se terão ou não avaliado e aceito plenamente as conseqüências do Batismo. (BEM, Conselho Mundial de Igrejas)

12 O Batismo deve ser sem cessar reafirmado.
A forma mais natural de uma tal reafirmação é a celebração da Eucaristia. (BEM, Conselho Mundial de Igrejas)

13 As celebrações eucarísticas estão sempre em relação com a Igreja inteira, e toda a Igreja está implicada em cada celebração eucarística. (BEM, Conselho Mundial de Igrejas)

14 De São Cipriano ( ), o santo mártir, lemos que permitiu que se dessem a crianças ambas as espécies (...), mesmo que agora esse (costume) se tenha perdido (...) Cristo ordenou que as crianças viessem até ele, não permitiu que alguém as impedisse. (Lutero)

15 Ao falar do culto da comunidade, Lutero disse que se dirigiam à mesa da comunhão “homem, mulher, jovem, velho, senhor, escravo, esposa, empregada, pais, crianças, como Deus ali todos nos reúne”.

16 Nas catacumbas dos séculos 2 e 3 há imagens que retratam as crianças como participantes plenas da oração da igreja. (Gordon Lathrop, teólogo luterano dos EUA, ELCA)‏

17 A comunidade de fé ideal (também fora do culto) é aquela onde acontece a interação de pessoas de todas as idades. (Carla Irina Ostrowski, educadora e música da IERP, Argentina)‏

18 Desde a mais tenra infância, importantes processos de crescimento na fé estruturam-se através da afetividade, do movimento e na vivência corporal. (Carla Irina Ostrowski, educadora e música da IERP, Argentina)‏

19 A compreensão do significado do Batismo e, com ele, da Eucaristia se dava, em primeiro lugar, através da vivência e não de explicações doutrinais. (Carla Irina Ostrowski, falando da Igreja dos três primeiros séculos)‏

20 Podemos dizer que o ensino, aliado aos ritos, levava as pessoas a não só conhecer os conteúdos da fé, mas também a vivenciá-los. (Erli Mansk, Catequista, IECLB , falando da Igreja dos três primeiros séculos)‏

21 O culto é o evento mais importante na vida da comunidade.
Aqui converge toda a ação comunitária pastoral, educativa e diaconal. (Felipe Gustavo Koch Butelli, IECLB)‏

22 O contato e a comunicação com Deus acontecem por meio do corpo.
(Ione Buyst, Liturgista, Monja católica)‏

23 As pessoas não vão ao culto para compreender Deus, para assimilar verdades teológicas, doutrinais, mas para tornar a receber e experimentar a confirmação da presença e amizade de Deus e a vivenciar o aconchego da comunhão das pessoas que comungam a mesma fé. (Nelson Kirst, Pastor da IECLB)

24 Considerando que com o Batismo a pessoa é incorporada no corpo de Cristo, qualquer pessoa batizada deveria ser admitida à Ceia do Senhor. (Pedro Kalmbach, Pastor da IERP)‏

25 Entendendo comunidade cristã como uma comunidade de irmãos e irmãs na fé, torna-se problemático excluir as crianças da comunhão de mesa. (Pedro Kalmbach, Pastor da IERP)‏

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