A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

5 S.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "5 S."— Transcrição da apresentação:

1 5 S

2 Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu, Shitsuke
O QUE É 5 S É um programa que tem como objetivo o desenvolvimento de hábitos saudáveis. A sigla se refere a cinco sensos: utilização, ordenação, limpeza, saúde e auto-disciplina. É calçado em uma filosofia de práticas simples, que promove o crescimento contínuo das pessoas, num aperfeiçoamento constante da rotina do trabalho do dia-a-dia e consequentemente, a melhoria da qualidade de vida. A sigla 5S tem origem num programa desenvolvido no Japão (1950), em que os sensos se expressam pelas palavras japonesas: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu, Shitsuke

3 5 S ORIGEM: TOYOTA Resultados esperados: Ambientes mais limpos e organizados, Maior rendimento do trabalho executado, Melhor utilização dos recursos, Redução do número de acidentes de trabalho, Melhor relacionamento e colaboração entre as pessoas, Ambiente esteticamente melhor.

4 SEIRI SENSO DE UTILIZAÇÃO
SEITON SENSO DE ORDENAÇÃO SEISOU SENSO DE LIMPEZA SEIKETSU SENSO DE SAÚDE SHITSUKE SENSO DE AUTO-DISCIPLINA

5 1o SEIRI SENSO DE UTILIZAÇÃO
SENTIDO LITERAL SEPARAR POR GRAU, TIPO OU TAMANHO Identificar itens e materiais necessários e desnecessários de cada posto de trabalho Manter no local apenas o que o empregado realmente precisa e usa SABER UTILIZAR É TER A PERCEPÇÃO DE SABER O QUE É ESSENCIAL NO POSTO DE TRABALHO.

6 2o SEITON SENSO DE ORDENAÇÃO
SENTIDO LITERAL COMBINAÇÃO OU ARRANJO DE PARTES, ELEMENTOS, PEÇAS, ETC.. SEGUNDO ALGUM PRINCÍPIO OU MÉTODO RACIONAL Determinar o local para se achar com facilidade algum documento, material ou equipamento necessário ORDENAR É A CONSEQUÊNCIA NATURAL DE ARRUMAR AQUILO QUE SE UTILIZA: ORDENAR O QUE FICOU.

7 3o SEISOU SENSO DE LIMPEZA
SENTIDO LITERAL RETIRAR SUJEIRAS, UTILIZANDO-SE DE VASSOURA, DEIXANDO SEM PÓ E SUJEIRA Deixar tudo limpo Após o uso de instrumento, veículo, ferramenta, sala de reunião, deixá-los nas melhores condições de uso possíveis Não forçar um equipamento Não desperdiçar

8 4o SEIKETSU SENSO DE SAÚDE
SENTIDO LITERAL MANTER AS CONDIÇÕES DE TRABALHO, FÍSICAS E MENTAIS, FAVORÁVEIS PARA A SAÚDE Verificar se o pensamento, se o espírito do programa está sendo implantado Checar e aprimorar o resultado parcial dos 5 S em toda a organização até esta quarta etapa do processo Estabelecer um clima bom de trabalho, com conforto, segurança e com relações saudáveis entre todos os setores da organização

9 5o SHITSUKE SENSO DE AUTO-DISCIPLINA
SENTIDO LITERAL TREINAMENTO DA FORÇA MENTAL, FÍSICA E MORAL UTILIZANDO INSTRUÇÕES E AUTO-TREINAMENTO, COM FORÇA DE VONTADE, NA BUSCA DA MELHORIA 5o SHITSUKE SENSO DE AUTO-DISCIPLINA Cumprir os procedimentos operacionais, éticos e padrões estabelecidos pela empresa Executar as tarefas como hábito, sem achar que tudo funciona perfeitamente ou que não há mais no que evoluir A AUTO-DISCIPLINA REQUER CONSTANTE APERFEIÇOAMENTO: SE ESTÁ BOM PODE FICAR AINDA MELHOR !

10 5 S DICAS SOBRE IMPLANTAÇÃO
Não teorize, implante; Implante os 5S gradativamente; Tenha um plano de implantação; Atue preventivamente, bloqueie as causas dos problemas; 5S é educação e treinamento; Pratique 5S diariamente; As notícias ruins são mais importantes que as boas notícias? Quantifique e divulgue os ganhos dos 5S; Com base em criteriosa avaliação, o reconhecimento pelos resultados alcançados é conferido pelos auditores do 5S.

11 5 S BENEFÍCIOS Liberação de espaço;
Disponibilização de móveis, objetos de escritório, etc; Eliminação de dados e relatórios ultrapassados; Padronização da maneira de guardar materiais; Utilização da comunicação visual para identificar itens; Rapidez na busca de documentos e objetos; Controle sobre o que cada um usa; Melhoria do ambiente de trabalho e da produtividade; Melhoria das áreas comuns: sanitários, etc; Segurança no trabalho; Cumprimento dos procedimentos; Constante auto-análise e incentivo à capacidade criativa.

12 A CONSCIÊNCIA DA QUALIDADE
EM UM LOCAL DE TRABALHO DE TERCEIRA CATEGORIA, O PESSOAL DEIXA SUJEIRA NO CHÃO E NINGUÉM RECOLHE. EM UM LOCAL DE TRABALHO DE SEGUNDA CATEGORIA, O PESSOAL DEIXA SUJEIRA NO CHÃO, MAS OUTROS RECOLHEM. EM UM LOCAL DE TRABALHO DE PRIMEIRA CATEGORIA, NINGUÉM JOGA SUJEIRA NO CHÃO, MAS SE ACONTECER, TODOS RECOLHEM.

13 É COMO SE VOCÊ NÃO SOUBESSE !
SE VOCÊ SABE E NÃO FAZ, É COMO SE VOCÊ NÃO SOUBESSE !


Carregar ppt "5 S."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google