A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia de Estimativa Rápida Análise de Situação de Saúde Local.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia de Estimativa Rápida Análise de Situação de Saúde Local."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia de Estimativa Rápida Análise de Situação de Saúde Local

2 Construção de um Planejamento Local. Coletar dados sobre uma área geográfica. Obter informações rápidas sobre o conjunto de problemas em curto período de tempo. Não coletar dados excessivos. Refletir realmente as condições locais. Envolver o pessoal da comunidade.

3 Dados Primários – Informações coletada diretamente por meio de entrevistador/pesquisador e o informante chave. Outra forma de coleta de dados primários é a observação ( onde o pesquisador registra sobre percepção sobre a área estudada(aspectos físicos,condição e densidade das habitações,sistema de drenagem,presença de esgoto a céu aberto,acúmulo de lixo etc)

4 Dados Secundários. Apresentados e disponíveis por outros organismos governamentais,ou não. Podem ser obtidos junto a registros oficiais como:IBGE ou demais órgãos oficiais de pesquisa,SES,SMS,Ação Social,Educação,Meio Ambiente;Conselhos de Saúde e Sistemas de Informações (Siab,SIM,Sinasc,Sinan,SIS –Pré – Natal,Siscolo,Hiperdia etc)

5 Planejamento e Gestão em Saúde Planejar – uma função cognitiva –acontece na mente e antecipa a arquitetura do que vamos fazer. Planejar – como uma ação social – tem uma finalidade prévia e tem uma atuação estratégica. Planejar – como uma ferramenta gerencial administrativa.

6 Planejamento é um cálculo que precede e precisa a ação. Planejamento é um processo permanente. Planeja quem governa – não pode planejar quem não tem governabilidade. Ter clareza sobre quem assina o plano. O planejamento nunca está referida a adivinhação do futuro temos que trabalhar e analisar cenários

7 Momentos do Planejamento Estratégico Situacional. 1- Momento Explicativo. 2 – Momento Normativo 3- Momento Estrategico 4 – Momento Tático Operacional... -

8 Momento Explicativo – Análise de situação de saúde. Momento Normativo – Definição de Diretrizes O Momento Normativo vem geralmente junto ou próximo ao momento estratégico. Momento Tático Operacional – Desenho do Plano.

9 O Plano é provisório. Planejar amplia a possibilidade de influir nos resultados futuros.


Carregar ppt "Metodologia de Estimativa Rápida Análise de Situação de Saúde Local."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google