A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho realizado por: Bernardo Ribeiro Bruna Coelho 9ºC 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho realizado por: Bernardo Ribeiro Bruna Coelho 9ºC 1."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho realizado por: Bernardo Ribeiro Bruna Coelho 9ºC 1.

2 Questões Orientadoras O tardio Desenvolvimento Económico O tardio Desenvolvimento Económico (continuação) O grande surto de emigração O grande surto de emigração (continuação) Vantagens e Desvantagens do grande surto de emigração Emigração Portuguesa na década de 1960 Conclusão Bibliografia/Netgrafia Diapositivo 3 Diapositivo 4 Diapositivo 5 Diapositivo 6 Diapositivo 7 Diapositivo 8 Diapositivo 9 Diapositivo 10 Diapositivo 11

3 Questões Orientadoras: Como se explica o atraso da economia portuguesa após a 2ª guerra mundial? Quais os factores que contribuíram para o desenvolvimento industrial na década de 1950 a 1960? Porque se verificou um surto de emigração entre as décadas de 1960 e 1970? 2.

4 O tardio Desenvolvimento Económico Em 1945, a economia portuguesa estava atrasada em relação aos restantes países da Europa Ocidental. Factores que influenciaram o estado do país: A agricultura continuava a ser o principal sector de actividade, mas a produtividade era baixa, devido á utilização de instrumentos artesanais; A população portuguesa apresentava o maior índice de analfabetismo da Europa; Recusa inicial de Salazar em aceitar ajuda financeira através do plano Marshall. 3.

5 Baixos salários e matérias primas baratas, que atraíram investimentos internos e externos; Criação de planos de Fomento Nacional que permitiram desenvolver a indústria química e metalúrgica e criar infra- estruturas; A adesão à EFTA (associação Europeia de comércio livre), leva ao aumento das exportações. Nos anos 1950 e 1960, registou-se um significativo desenvolvimento industrial, resultante das seguintes condições: 4.

6 O grande surto de emigração O meio rural continuava a viver em condições miseráveis Milhares de pessoas emigraram para a cidade. (Porto, Setúbal, Lisboa ou para o Ultramar português) Em 1960 deu-se o grande surto de emigração Até 1970, cerca de 1,5 milhões de portugueses emigraram, em busca de melhores condições de vida e elevados salários 5.

7 A partir de 1960, sentiu-se uma redução do défice da balança comercial Devido a Ao envio de divisas dos emigrantes para o país. Ao aumento de receitas provenientes do turismo. 6.

8 Vantagens da emigração: o envio de somas avultadas de moeda estrangeira; o aceleração da mecanização da agricultura devido à falta de mão-de-obra; o aumento dos salários; o modernização gradual de aldeias e vilas. Desvantagens da emigração: saída de milhares de homens e mulheres que teriam contribuído para o desenvolvimento do país. 7.

9 Emigração Portuguesa na década de 1960 8.

10 Conclusão Esperamos com este trabalho, ter ajudado os nossos colegas a compreender a economia que caracterizou Portugal na década de1950 a 1960 e a emigração que ocorreu durante esse período. 9.

11 Bibliografia / Netgrafia MAIA, Cristina e BRANDÃO, Isabel Paulos, “Viver a História 9”, Porto, Porto Editora, 2008. http://historianove.no.sapo.pt/K3.htm http://nonoahistoria.blogs.sapo.pt/6002.html 10.


Carregar ppt "Trabalho realizado por: Bernardo Ribeiro Bruna Coelho 9ºC 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google