A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Risco e Retorno Retorno – total de ganhos ou prejuízos decorrentes de um investimento. Risco – é a quantificação da incerteza. Associado à probabilidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Risco e Retorno Retorno – total de ganhos ou prejuízos decorrentes de um investimento. Risco – é a quantificação da incerteza. Associado à probabilidade."— Transcrição da apresentação:

1 Risco e Retorno Retorno – total de ganhos ou prejuízos decorrentes de um investimento. Risco – é a quantificação da incerteza. Associado à probabilidade de ocorrência de determinado resultado em relação a um valor médio esperado. Conflito Risco x Retorno  Risco   Retorno  Risco   Retorno

2 Risco e Retorno Hipóteses do Mercado Eficiente (HME)
- Nenhum participante influencia o preço de negociação. - Os investidores são racionais. - Todas as informações estão disponíveis para todos. - Não existe racionamento de capital. - Preços refletem a realidade conforme as informações disponíveis.

3 Risco e Retorno Prêmio por Risco
. é o retorno excedente exigido pelo risco assumido. Retorno Desejado = Retorno Livre Risco + Prêmio pelo Risco Medidas de Risco e Retorno Retorno Esperado (E) = Risco : - desvio padrão () – dispersão absoluta - coeficiente de variação (CV ) – dispersão relativa

4 Risco e Retorno Mensuração do Risco (critério probabilístico)
- Probabilidade objetiva : séries histórica de informações. - Probabilidade subjetiva : conhecimento, experiência, intuição. Riscos de uma Empresa - Econômico : depende da economia, mercado, planejamento e gestão de ativos. - Financeiro : depende do endividamento e liquidez (passivo).

5 Risco e Retorno Risco Total
Risco Total = Risco Sistemático + Risco Não Sistemático - Risco Sistemático (mercado ou conjuntural) : Inerente a todos os ativos do mercado. Determinado por eventos de natureza política, econômica e social. - Risco Não Sistemático : intrínseco do próprio ativo (específico). Eliminado (minimizado) pela diversificação de carteiras.

6 Risco e Retorno Postura do Investidor - todo investidor é racional.
- todo investidor possui uma curva de indiferença. Perfil do Investidor - conservador : aversão ao risco. - moderado : aceita pouco risco. - arrojado : disposto a correr muitos riscos.

7 Risco e Retorno Covariância : tem por objetivo identificar como determinados valores se inter-relacionam. Simetria entre A e B. COV > 0 – diretamente relacionados:  A  B COV = 0 – A e B não se relacionam. COV < 0 – negativamente relacionados :  A  B Correlação () : o objetivo é medir o grau de relacionamento entre 2 ou mais variáveis. Varia de –1 até +1. 0 <  < 1 : correlação positiva.  = 0 : correlação nula. -1 <  < 0 : correlação negativa. Regressão Linear - é a equação (reta) que descreve o relacionamento entre 2 variáveis.

8 Risco e Retorno Diversificação e Risco
- é a combinação de ativos em uma carteira de tal forma que se apure um risco menor que aquele de cada um dos ativos separados. - é feito com a combinação de ativos com correlação negativa. Risco Sistemático  Risco Não Diversificável Risco Não Sistemático  Risco Diversificável

9 Teoria do Portfólio (Carteiras) Carteira : Conjunto de ativos.
Risco e Retorno Teoria do Portfólio (Carteiras) Carteira : Conjunto de ativos. Retorno de uma Carteira : é a média ponderada do retorno de cada ativo em relação a sua participação no total da carteira. Risco de uma carteira : - depende do desvio padrão de cada ativo. - depende da participação de cada ativo na carteira. - depende da correlação dos ativos.

10 Risco e Retorno Fases da Avaliação de uma Carteira
- Análise dos títulos isolados. - Análise de combinação de títulos. - Seleção da carteira adequada. Características de uma Carteira - o risco de um ativo fora de uma carteira é diferente de quando é incluído em uma carteira. - a diversificação de ativos pode diminuir o risco da carteira. - a partir de certa quantidade de ativos, o risco não mais se reduz.

11 Risco e Retorno CAPM – Modelo de Precificação de Ativos
- Princípio : o retorno (prêmio pelo risco) de um ativo depende somente do risco sistemático, pois o risco não sistemático pode ser eliminado pela diversificação. Coeficiente Beta () - é um índice que mede o risco sistemático de um ativo em relação a carteira de mercado. - a carteira de mercado possui  = 1

12 Risco e Retorno Equação do CAPM Retorno (ativo) = Rf +  (Rm – Rf)
Beta de Carteiras - é a média ponderada do beta de cada ativo em relação a sua participação no total da carteira. Linha de Mercado de Títulos (SML) - é a representação gráfica do modelo CAPM.

13 Risco e Retorno Comentários CAPM
- Beta é calculado sempre a partir de dados históricos. - Utiliza o pressuposto da eficiência de mercado (HME). - Muito utilizado no mercado financeiro. - Difícil aplicação prática no Brasil. - Modelo sendo aperfeiçoado através de pesquisas.

14 Custo de Capital É a remuneração mínima exigida pelos proprietários das fontes de recursos (credores e acionistas). Utilizado como taxa mínima de atratividade em avaliação de investimentos (taxa de desconto – VPL). Utilizado para determinação da geração de valor (EVA). O custo total de capital de uma empresa é a média ponderada dos custos de captação (WACC). Custo do Capital Próprio > Custo Capital de Terceiros.

15 Custo de Capital Custo de Capital de Terceiros
- é o custo de todos os recursos tomados de terceiros (curto e longo prazo). - o custo nominal é reduzido pelo benefício fiscal. - custo capital L.P. > custo capital C.P. - dividir em categorias para melhor administrar.

16 Custo de Capital Custo de Capital Próprio
- é o retorno desejado pelos acionistas / proprietários de uma empresa. Formas de Determinação (estimativas) - retorno histórico do setor de atividade. - modelo de crescimento de dividendos. - CAPM. - modelo de prêmio pelo risco.

17 Custo de Capital Custo Total de Capital
- é o custo médio ponderado (WACC). WACC = ( I’cp * EMP cp + I’lp * FIN lp + I pl * PL ) CAPITAL INVESTIDO Fatores de influência no Custo de Capital - Econômicos. - Empresa (operacional e financeiro).

18 Estrutura de Capital É a composição das fontes de financiamento (passivo) de uma empresa. Estreita relação com o Custo de Capital e a relação Risco – Retorno. Decisão da empresa.(relação PL / CT). Grandes empresa  Estrutura de Capital Meta.

19 Estrutura de Capital Estrutura de Capital Ótima
- teoricamente é a estrutura que minimiza o custo de capital (WACC)  maximiza a riqueza. Linhas de Pensamento (teorias) - Teoria Convencional - Teoria do Lucro Operacional - Teoria de Modigliani – Miller (MM)

20 Alavancagem Financeira
É o maior retorno dos acionistas (ROE) devido ao endividamento da empresa. GAF = ROE ; ROE = LL ; ROIC = NOPAT ROIC PL CI GAF > 1 – alavancagem positiva GAF = 1 – sem alavancagem GAF < 1 – alavancagem negativa

21 Alavancagem Financeira
Conceitos - EBIT : lucro operacional antes juros e impostos - NOPAT (lucro operacional após IR) = LL + DF - BF - EBITDA (geração operacional caixa) = EBIT + Dep +Amort Amortização de Passivos - é a capacidade da empresa em amortizar empréstimos. - geração de caixa líquido (fluxo de caixa). FC = LL + Depreciação

22 Fontes de Financiamento Médio / Longo Prazo
Financiamento com Capital Próprio - aporte de capital de acionistas. - retenção de lucro líquido (autofinanciamento). - emissão de ações (integralização). Financiamento com Capital de Terceiros - capital de risco - empréstimos e financiamentos diretos - repasse de recursos internos. - repasse de recursos externos. - subscrição de debêntures. - arrendamento mercantil (leasing).

23 Fontes de Financiamento Médio / Longo Prazo
Fatores de Influência na Captação de Recursos - Externos . Taxa de juros . Inflação . Risco país (captação externa) - Interno . Estrutura de capital (endividamento) . Liquidez . Garantias

24 Política de Dividendos
- é a distribuição dos lucros da empresa aos acionistas sob a forma de dinheiro ou ações. Política de Dividendos - é a forma de a empresa determinar como, quanto e quando os dividendos serão distribuídos. Fatores de influência na política de dividendos - alternativas de investimento - liquidez - acesso a capital de terceiros

25 Política de Dividendos
Outras forma de distribuição de lucros - recompra de ações - juros sobre o capital próprio Fatos que não alteram a riqueza do acionista - bonificação - desdobramento de ações (split) - reagrupamento de ações

26 Administração do Capital de Giro
Elementos de Giro (circulantes) : componentes do ativo e passivo circulantes. Capital de Giro  Ativo Circulante Capital de Giro Próprio = PL – (AP+RLP) Capital Circulante Líquido (CCL) : representa o volume de recursos de longo prazo que financia os ativos de curto prazo (correntes). CCL = AC – PC CCL = (PL+ELP) – (AP+RLP)

27 Administração do Capital de Giro
Ciclo Operacional : são as fases da atividade operacional da empresa.(compra MP até recebimento vendas). Ciclo Econômico : período entre a compra de MP e a venda do produto. Ciclo Financeiro (caixa) : período entre o pagamento de fornecedores e o recebimento das vendas.

28 Administração do Capital de Giro
Prazos médios : são indicadores utilizados para avaliar os ciclos (operacional / financeiro) da empresa. PMRV (prazo médio recebimento vendas) = 360 * DR RL PMPC (prazo médio pagamento compras) = 360 * F Compras PMRE (prazo médio renovação estoques) = 360 * Estoques CMV

29 Administração do Capital de Giro
Equilíbrio Financeiro : quando as obrigações da empresa (passivo) estão lastreadas em ativos com prazo de conversão similares. Classificação do Capital Circulante . Capital Circulante Permanente (fixo) : determinado pela atividade normal da empresa. . Capital Circulante Sazonal : determinado pelas variações temporais dos negócios.

30 Administração do Capital de Giro
Necessidade de Capital de Giro (NCG) . é a quantidade de capital que a empresa precisa investir em giro. Cálculo da NCG . Ativo Circulante Operacional (ACO) : investimentos decorrentes da operação da empresa. . Ativo Circulante Financeiro (ACF) : investimentos no mercado financeiro. . Passivo Circulante Operacional (PCO) : financiamentos decorrentes da operação da empresa. . Passivo Circulante Financeiro (PCF) : financiamentos obtidos no mercado financeiro. NCG = ACO - PCO

31 Administração do Capital de Giro
Saldo Disponível (SD) . é a reserva financeira da empresa SD = CCL - NCG Necessidade Total Financiamento Permanente (NTFP) . é a quantidade mínima de capital necessária para a operação de uma empresa. NTFP = Ativo Permanente + NCG

32 Administração do Capital de Giro
Overtrading (efeito tesoura) . ocorre quando o aumento da NCG não é acompanhado pelo aumento do CCL. . ocasiona a diminuição do SD. . a empresa precisa financiar a NCG através de bancos. . aumenta o risco da empresa.


Carregar ppt "Risco e Retorno Retorno – total de ganhos ou prejuízos decorrentes de um investimento. Risco – é a quantificação da incerteza. Associado à probabilidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google