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PublicouTânia Guimarães Palha Alterado mais de 7 anos atrás
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O papel do Marketing na Globalização
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Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para ligar produtores e usuários a fim de realizar a tarefa de marketing. Associação Americana de Marketing. Distribuição é o fluxo físico de bens pelos canais.
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Criar utilidade para os clientes em relação à: Local – disponibilidade de um produto ou serviço numa localização conveniente para um cliente potencial. Tempo – disponibilidade de um produto ou serviço quando desejado pelo cliente. Informação - disponibilidade de respostas a perguntas e de comunicações gerais sobre as características e benefícios do produto.
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Pode ser uma fonte de vantagem competitiva: É importante em razão do número de relações e da sua natureza. Precisa analisar cada mercado; Precisa adequar-se a todos os objetivos de Marketing da empresa.
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Duas formas de estratégia de canal: Envolvimento direto Uso da própria força de vendas, lojas de varejo ou as próprias franquias. Envolvimento indireto Agentes independentes, distribuidores, atacadistas
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Características do cliente; Características do produto; Características do Intermediário; Características ambientais.
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Características do cliente: Quantidade, distribuição geográfica, renda, hábitos de compra e reações a diferentes métodos de venda. A necessidade de múltiplos intermediários de canais aumenta à medida que o número de clientes aumenta. Características do produto: Grau de padronização, volume, tamanho, necessidade de serviço e preço unitário.
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Características do intermediário: Atitude em relação ao fabricante; Seleção e administração de distribuidores e agentes; Desempenho de distribuidores e agentes. Características ambientais: Dimensões econômicas, sociais e políticas.
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Canais de consumo são projetados para levar: Os produtos às mãos de pessoas para seu próprio uso. Canais industriais entregam produtos para: Fabricantes ou organizações que os utilizam no processo de produção ou em operações cotidianas. Varejo global é qualquer atividade de varejo: Que atravesse fronteiras nacionais.
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Venda porta-a-porta; Loja de propriedade do fabricante; Operações de franquia; Estruturas de combinação.
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Lojas divididas em categorias de acordo com: o espaço que ocupam; o nível de serviços oferecidos; A variedade de ofertas de produtos As denominações de lojas grandes variam entre os países: Hipermercados, lojas de departamentos, de desconto, supermercados etc.
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Lojas especializadas: Dominam o varejo de não-alimento no Brasil; Concentram suas vendas em uma linha de produtos. Apresentam um sortimento profundo em algumas linhas de produtos e estão direcionadas para certo segmento de consumidores.
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Somente nos sistemas mais desenvolvidos: Diretamente relacionada com o nível de desenvolvimento econômico; Processo de adaptação auxiliado ou prejudicado por fatores locais demográficos/geográficos, costumes sociais, ação governamental, pressões competitivas e infra-estrutura; Processo de adaptação acelerado por ações de empresas individuais agressivas. Ex.: Self-service (auto-atendimento)
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Usa canais já estabelecidos, constrói seus próprios canais ou abandona o mercado; Precisa oferecer incentivos aos agentes de Canal para acessar um novo mercado Seja por meio de canais já existentes, seja por meio de seus próprios, a distribuição é cara; A distribuição direta é mais eficiente.
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professorfrancimar@yahoo.com.br
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