Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria dos Santos Vilarinho Aquino Alterado mais de 8 anos atrás
1
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS MONOGRAFIA APRESENTADA POR FLÁVIA REGINA ÁLVARES DE LIMA RAMALHO ORIENTADOR: Carlos A. L. Soares, Msc. ANÁLISE DA EFETIVIDADE DA GESTÃO DOS PROCESSOS DE COMPRA: UM ESTUDO DE CASO NO IMMETRO/RJ (Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial)
2
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS 1. PROBLEMA 2. METODOLOGIA 3. REFERENCIAL TEÓRICO 3.1 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL 3.2 GESTÃO DA INFORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO AO CONHECIMENTO 3.3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS TIC 3.4 REDUÇÃO DE CUSTOS NA ÁREA PÚBLICA 3.5 FORMAS DE COMPRAR NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 3.6 SISTEMAS DE CONTROLE INTERNO NAS ENTIDADES PÚBLICAS 3.7 ESTRATÉGIAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 4. CRONOGRAMA
3
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS 1. Problema Em uma sociedade marcada por desvios, má administração e ineficiência na aplicação dos recursos públicos, são necessários mecanismos de controle mais eficazes. A falta de priorização do atendimento aos princípios da eficiência, eficácia, economicidade e efetividade, podem fornecer subsídios para estimular a prática de irregularidades na gestão econômica dos recursos públicos. planejamento direção execução controle
4
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS 1. Problema Objetivos da Pesquisa 1.3.1 Objetivo Final Analisar e promover ações e medidas que possam ser adotadas para tornar os processos de compra (aquisição de bens e/ou serviços) mais transparentes, mais ágeis e menos burocráticos. 1.3.2 Objetivos Intermediários Definir procedimentos a serem adotados pelos gestores, que irão possibilitar padronização, imparcialidade e agilidade no trâmite dos processos de compra. Definir o mapeamento para cada tipo de processo de compra institucional.
5
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS 1. Problema Objetivos Intermediários (continuação) Promover e incentivar uma maior integração entre as áreas envolvidas (Gestão por processos). Propor a utilização de novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) para o aprimoramento do controle interno e da transparência no acompanhamento dos processos de compra.
6
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS 1. Problema Delimitação da Pesquisa O assunto é tratado de forma específica, que se mostra como um estudo de caso no Inmetro, onde as Unidades Organizacionais (UO) da Instituição estão envolvidas (gestoras ou unidades de interface). O Semco, responsável pela viabilização das aquisições institucionais, coordena o projeto de aprimoramento da gestão dos processos de compra. MAIOR transparência MENOS burocracia MAIOR agilidade
7
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS 1. Problema Relevância da Pesquisa Este trabalho está sendo elaborado, considerando a constatação da necessidade de implementação de procedimentos adequados e padronizados, além da adoção de controles internos para a gestão efetiva dos processos de compra do Inmetro, a partir de enfoques técnicos e éticos para o controle gerencial nas Unidades Principais (UP) da Instituição.
8
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS 2. Metodologia Tipos de Pesquisa (modalidades utilizadas) 2.2.1 Quanto aos Fins A pesquisa é exploratória, na medida em que procurou identificar e extrair o máximo valor do conhecimento organizacional. Descritiva com investigação explicativa, porque foi considerada a necessidade de descrição e explicação de conceitos teóricos pertinentes ao entendimento da contribuição do conhecimento, justamente, por trabalhar-se com processos de identificação e objetivos específicos bem delimitados. Prática, pois a pesquisa busca ter uma finalidade prática.
9
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS 2. Metodologia Tipos de Pesquisa (modalidades utilizadas) 2.2.2 Quanto aos Meios A Pesquisa-ação e participante, na medida em que o pesquisador analisa através de uma intervenção participativa e realiza a pesquisa no seu ambiente de trabalho. Bibliográfica, porque foi feita revisão da literatura existente para a fundamentação teórico-metodológica. Estudo de caso, porque sua aplicação restringiu-se ao Inmetro, e a definição de ações e medidas que possam ser adotadas para tornar os processos de compra mais transparentes, menos burocráticos e mais ágeis.
10
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS O controle da Administração Pública decorre da necessidade de transparência no exercício do poder do Estado, tanto que a Constituição Federal (Brasil, 1988) inclui entre os princípios sensíveis, a prestação de contas dos agentes públicos, de forma a possibilitar a avaliação da gestão. Administração Pública o conjunto de órgãos e pessoas jurídicas aos quais a lei atribui o exercício da função administrativa do Estado. (Maria Di Pietro, 1998) 3. Referencial teórico 3.3 Administração Pública no Brasil
11
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS 3.4. Gestão da Informação e Orientação ao Conhecimento Na sociedade da informação, as estruturas das organizações são modeladas para captar, criar, tratar, disseminar e aplicar informações de maneira efetiva, com o uso intensivo de TIC. A fim de permitir que a organização utilize efetivamente as informações necessárias à sua atuação, faz-se necessário que o tratamento delas esteja alinhado ao planejamento estratégico. É importante que se estabeleça, para a organização, estratégia, princípios e política de informação, que devem estar conectados com a própria organização (sua estratégia de negócios, seus processos administrativos, sua cultura, suas estruturas e seus recursos humanos) e ao ambiente que a cerca (mercado, clientes, fornecedores, concorrentes e as instâncias de regulamentação).
12
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS 3.5. Sistemas de Informação e as TIC “Sistemas de informação são conjuntos complexos que “abrangem as tecnologias, os procedimentos organizacionais, as práticas e as políticas que geram informação, assim como as pessoas que trabalham com essa informação.” (Laudon & Laudon, 1999) “Sistemas de informação eficazes podem ter um impacto enorme na estratégia corporativa e no sucesso organizacional. As empresas em todo o mundo estão desfrutando de maior segurança, melhores serviços, maior eficiência e eficácia, despesas reduzidas e aperfeiçoamento no controle e na tomada de decisões devido aos sistemas de informação” (Stair, 1998)
13
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS 3.6. Estratégias na Administração Pública A necessidade de implantar padrões de eficácia na administração pública se constitui o maior desafio aos gestores públicos. É primordial uma postura responsável dos dirigentes, conhecendo a realidade a ser transformada, para, assim, redirecionar rumos, fixar objetivos e conduzir o desenvolvimento, adotando um modelo de desempenho eficaz, para o alcance dos objetivos organizacionais. Cultura Organizacional Motivação Comunicação Organizacional Resistência à Mudanças
14
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS 4. CRONOGRAMA ETAPAS /MESESJAN/09FEV/09MAR/09ABR/09MAI/09JUN/09JUL/09 DEFINIÇÃO TEMA/ESCOPO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ELABORAÇÃO E ENTREGA DO ANTEPROJETO LEVANTAMENTO, ANÁLISE E SELEÇÃO DAS INFORMAÇÕES ORIENTAÇÃO COM PROFESSOR REDAÇÃO FINAL DA MONOGRAFIA AVALIAÇÃO DA MONOGRAFIA PELO PROFESSOR ORIENTADOR ENTREGA DA MONOGRAFIA APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE MONOGRAFIA
15
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS Referências bibliográficas
16
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS Obrigado!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.