A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Entendimento e compreensão de textos Aula 01 Profª. Flávia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Entendimento e compreensão de textos Aula 01 Profª. Flávia."— Transcrição da apresentação:

1 Entendimento e compreensão de textos Aula 01 Profª. Flávia

2 O que é necessário para compreender um texto? Saber o que é um texto!

3 Algumas considerações... ◦ Não é uma unidade isolada; ◦ Tecido estruturado, entidade significativa, entidade de comunicação e um artefato sócio-histórico; ◦ Refrata o mundo, uma vez que o reordena e o reconstrói; ◦ É uma unidade processual, semântica, um evento; ◦ Heurístico (propriedades indicativas, sugestivas, flutuantes, dinâmicas)

4 ◦ Não é uma sequência aleatória de enunciados (sob o ponto de vista linguístico, discursivo e cognitivo) ◦ Leva em conta a relação dos indivíduos com a situação discursiva; Relevância

5 Resumindo: O texto é visto como um sistema de conexões entre vários elementos, tais como: sons, palavras, enunciados, significações, participantes, contextos, ações etc.; O texto é construído numa orientação de multissistemas, ou seja, envolve tanto aspectos linguísticos como não- linguísticos no seu processamento (imagem, música) e o texto se torna em geral multimodal;

6 O texto é um evento interativo e não se dá como um artefato monológico e solitário, sendo sempre um processo e uma co-produção (em vários níveis); O texto depende de que alguém o processe em algum contexto.

7 Sentido x conteúdo ◦ Conteúdo: aquilo que se diz, descreve ou designa o mundo; ◦ Sentido: efeito produzido pelo fato de se dizer de uma ou outra forma esse conteúdo; efeito do funcionamento da língua quando os falantes estão situados em determinados contextos sócio-históricos e produzem textos em condições específicas.

8 UFU 2015 – 2ª fase

9 O anúncio publicitário, produzido por uma revista para divulgar seus blogs, dialoga com outro texto. Considerando essa informação, a) Indique que texto é esse e explique o processo de intertextualidade que se estabelece entre ele e o anúncio publicitário. b) Explique de que maneira a linguagem não verbal do anúncio publicitário contribui com o diálogo estabelecido entre os dois textos

10 (Fuvest 2013) Leia este texto: Entre 1808, com a abertura dos portos, e 1850, no auge da centralização imperial, modificara-se a pacata, fechada e obsoleta sociedade. O país europeizava-se, para escândalo de muitos, iniciando um período de progresso rápido, progresso conscientemente provocado, sob moldes ingleses. O vestuário, a alimentação, a mobília mostram, no ingênuo deslumbramento, a subversão dos hábitos lusos, vagarosamente rompidos com os valores culturais que a presença europeia infiltrava, justamente com as mercadorias importadas. O contato litorâneo das duas culturas, uma dominante já no período final da segregação colonial, articula-se no ajustamento das economias. Ao Estado, a realidade mais ativa da estrutura social, coube o papel de intermediar o impacto estrangeiro, reduzindo-o à temperatura e à velocidade nativas. Raymundo Faoro, Os donos do poder.

11 a) Considerado o contexto, é inteiramente adequado o emprego, no texto, das expressões “europeizava-se” e “presença europeia”? Explique sucintamente. b) As palavras “litorâneo” e “temperatura” foram usadas, ambas, no texto, em seu sentido literal? Justifique sua resposta.

12 Respostas Ufu a) O texto dialoga com a colocação de Lavoisier: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” b) A imagem aponta para duas teclas de computador unidas (ctrl/C) que, juntas, representam o atalho de cópia. Esta ideia é criticada pelo anúncio, por meio da representação da vaia (joga coisas nas teclas)

13 Fuvest a) As expressões são impróprias, pois ignoram que no Brasil já havia a presença da cultura portuguesa, que também é europeia. b) As palavras litorâneo e temperatura foram empregadas em sentido figurado: a primeira refere-se ao contato comercial entre os dois países (metonímia), já a segunda, indica a necessidade de adaptação da cultura estrangeira à local (metáfora)


Carregar ppt "Entendimento e compreensão de textos Aula 01 Profª. Flávia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google