A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento e Projeto paisagístico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento e Projeto paisagístico"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento e Projeto paisagístico
Principais Componentes da Paisagem

2 PRINCIPAIS COMPONENTES DA PAISAGEM
Em um conceito amplo a paisagem pode ser interpretada como a combinação dinâmica de elementos naturais e antrópicos, inter-relacionados e interdependentes,que em um determinado tempo, espaço e momento social formam um conjunto único e indissociável, em equilíbrio ou não, produzindo sensações estéticas como um “ecossitema vivo”.

3 PRINCIPAIS COMPONENTES DA PAISAGEM
O paisagismo assume várias dimensões: Estéticas, culturais e ecológicas O paisagismo urbano tem por objeto os espaços abertos e as áreas livres, com funções de recreação, amenização e circulação, sendo diferenciados entre si pelas dimensões físicas, abrangência espacial, especialização funcional, tipologia ou quantidade de cobertura vegetal.

4 PRINCIPAIS COMPONENTES DA PAISAGEM
A paisagem envolve uma percepção sensorial, essencialmente visual, com alto grau de subjetivismo. Os componentes da paisagem podem ser classificados em: Componentes Estéticos – compostos por elementos visuais (forma, cor e textura) e composição paisagística (dominância, contraste, proporção, escala, equilíbrio, harmonia. Outros elementos não visuais (odor,som)

5 PRINCIPAIS COMPONENTES DA PAISAGEM
Componentes Ambientais – integrados por fatores fixos, móveis e mutáveis dos sistemas natural e cultural. O predomínio de componentes ambientais de cada um destes sistemas determina a tipologia de uma paisagem natural ou cultural, respectivamente.

6 PRINCIPAIS COMPONENTES DA PAISAGEM
A percepção da paisagem está condicionada por duas espécies de filtros: Biofísico (condições de visibilidade) e Condutual (relativo às condições sensitivas, cognitivas e emocionais)

7 ESQUEMA DO PROCESSO DE PERCEPÇÃO DA PAISAGEM
Espaço Visual Filtro Biofísico Estimulação Sensitiva Análise e Interpretação Filtro Condutual Avaliação Criação

8 ESQUEMA DOS NÍVEIS DE PAISAGISMO EM ÁREAS URBANAS
ESCALA PLANEJAMENTO PROJETO Micro * Meso * * Macro * * Fonte: Hardt, 1993

9 ESQUEMA DOS NÍVEIS DE PAISAGISMO EM ÁREAS URBANAS
Na micro escala são considerados os espaços públicos e privados de dimensões mais restritas (um lote, uma ou poucas quadras urbanas) Na meso escala considera-se espaços públicos e privados de grandes proporções (conjuntos residenciais, complexos administrativos) Na macro escala considera-se a paisagem de grandes setores urbanos, da própria cidade ou da região em que está inserida.

10 METODOLOGIA Natural – abrange o suporte de elementos naturais do sítio
A concepção do planejamento e projeto paisagístico envolve três sistemas intervenientes: Natural – abrange o suporte de elementos naturais do sítio Antrópico – corresponde aos elementos culturais introduzidos pelo homem Interventor – compreende as diretrizes do planejador

11 METODOLOGIA O planejamento da paisagem enquanto processo contínuo, dinâmico e integrado não pode prescindir de duas formas básicas de integração: Vertical – especifica a dependência das diversas etapas do processo entre si e das mesmas com os objetivos pretendidos. Horizontal – define o caráter de multi e interdisciplinariedade dos estudos.

12 METODOLOGIA REFERENCIAÇÃO: Conceituação, Determinação, Instrumentação
DESENVOLVIMENTO: Descrição, Proposição, Prescrição IMPLEMENTAÇÃO: Resolução, Avaliação, Revisão, Estado Real

13 COMPOSIÇÃO PAISAGÍSTICA
“A composição paisagística é resultante dos elementos visuais proporcionados pelos componentes ambientais da paisagem” Na representação gráfica de projetos paisagísticos deve ser dispensada especial atenção para a exposição dos elementos visuais básicos, dentro de uma ajustada noção de escala, de modo a permitir a percepção perfeita da composição, especialmente na fase de anteprojeto.

14 COMPOSIÇÃO PAISAGÍSTICA
Para cada fase do projeto existe uma forma de expressão gráfica mais adequada CROQUIS para estudo preliminar DESENHO LIVRE para anteprojeto DESENHO TÉCNICO para projetos executivos e de plantação

15 TRATAMENTO DOS ESPAÇOS
O TRATAMENTO DA PAISAGEM EM ÁREAS URBANAS SE REALIZA ATRAVÉS DE ALGUNS COPONENTES BÁSICOS, TAIS COMO VEGETAÇÃO E ELEMENTOS CONSTRUÍDO, SEM DEIXAR DE CONSIDERAR OUTROS COMO A ÁGUA, O SOLO, O CLIMA, AS ROCHAS, ETC)

16 OBSERVAR AS CARACTERÍSTICAS INTRÍNSECAS, FUNCIONAIS E COMPLEMENTARES
VEGETAÇÃO OBSERVAR AS CARACTERÍSTICAS INTRÍNSECAS, FUNCIONAIS E COMPLEMENTARES Intrínsecas – porte, estrutura, folhagem, floração, frutificação, raízes, galharia, caule. Funcionais – estruturais, sensoriais, ecológicas, sombreamento, revestimento, barreiras, etc. Complementares – adequabilidade, resistência, adaptabilidade, estética.

17 ELEMENTOS CONSTRUÍDOS
OBSERVAR AS CARACTERÍSTICAS INTRÍNSECAS, FUNCIONAIS E COMPLEMENTARES Intrínsecas – Escala e Elem. Visuais, Funcionais – org. espacial, revestimento de superfícies, estabelecimento de estruturas Complementares – adequabilidade, resistência, adaptabilidade, estética.

18 TÉCNICAS COMPLEMENTARES
MODELAGEM DO TERRENO As intervenções pela modelagem podem ser realizadas por: Concordância (integração às condições do terreno) – genericamente mais adequada Discordância (ruptura com as características do relevo) aceitáveis em situações especiais

19 TÉCNICAS COMPLEMENTARES
MODELAGEM DO TERRENO As intervenções pela modelagem podem ser utilizadas para a geração de: Áreas Planas, Taludes e Vias de circulação Operações necessárias – Corte, Aterro, Combinada (mais recomendada)

20 TÉCNICAS COMPLEMENTARES
Outras Gráficos de sombra mostrando a trajetória do sole níveis de insolação ajudam a definir zoneamento de atividades e distribuição de espécies vegetais. Observar a infra-estrutura existente e projetada (drenagem, abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta e destino de resíduos, eletricidade, telefonia, etc.) Salientar a importância da iluminação – Concepçãp dom projeto par o dia e para a noite.

21 PAISAGISMO URBANO O paisagismo urbano requer criatividade desde a seleção da área até o planejamento e manutenção da mesma até a conscientização dos planejadores e das comunidades para as funções que estes locais podem assumir nas cidades, principalmente como parte de um sistema integrado de espaços abertos e áreas verdes.

22 Planejamento e Projeto paisagístico
Letícia Peret Antunes Hardt


Carregar ppt "Planejamento e Projeto paisagístico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google