A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A POPULAÇÃO BRASILEIRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A POPULAÇÃO BRASILEIRA"— Transcrição da apresentação:

1 A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Capítulo 5 - Pág. 73 a 84 Prof.º FYLIPE ALVES MINIKOVSKI

2 Uma população miscigenada pág.74 e 75
Mulato: (europeu/branco + africano/negro) Caboclo ou Mameluco: (europeu/branco + índio) Cafuzo: (africano/negro + índio)

3  BRASIL POPULOSO MAS POUCO POVOADO
POPULAÇÃO ABSOLUTA E POPULAÇÃO RELATIVA pág. 75 Segundo o censo demográfico realizado no ano 2013 o Brasil possui: 200.4 milhões habitantes ( 5º lugar no mundo ) Chegamos a conclusão que o Brasil é um país: MUITO POPULOSO, pois a sua população absoluta (total) do Brasil é grande porém POUCO POVOADO pois a densidade demográfica do nosso país é baixa em torno de 21,0 hab/Km. BRASIL POPULOSO MAS POUCO POVOADO

4 DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA pag.75
A população brasileira encontra-se mal distribuída pelo território, concentrando-se, por motivos históricos e econômicos, em áreas próximas ao litoral. Avançando para o interior do país encontramos densidades cada vez menores, com grandes vazios demográficos na Amazônia.

5  Presença marcante da população:
Estrutura da população brasileira PÁG. 82 Presença marcante da população: JOVENS diminuem a cada ano e população de ADULTOS e IDOSOS aumenta. Diminuição do crescimento vegetativo e aumento da expectativa de vida

6 Estrutura da população brasileira
Embora seja um fator positivo, o envelhecimento natural da população acarreta consequências negativas para a economia. Ocorre um aumento do número de aposentados, que são mantidos pelos planos de aposentadorias, e o mercado sobre os efeitos da falta de trabalhadores em diversas áreas. Pág.83

7 Pág. 77 e 78

8 Capítulo 6 Espaço Urbano

9 POPULAÇÃO BRASILEIRA SEGUNDO IBGE
CAMPO X CIDADE pág. 89 e 90 POPULAÇÃO BRASILEIRA SEGUNDO IBGE Esse processo acelerado de crescimento populacional das cidades não foi seguido de planejamento e infra-estrutura adequada, resultando em graves problemas urbanos.

10 CAMPO X CIDADE Nos primórdio distinguia-se o campo da cidade através das atividades econômicas, porém estas atividades passaram por alterações, então a concentração de pessoas e serviços passou a ser o fator mais importante para distinguir estas duas esferas, pois as indústrias e comércios estão mais concentrados na cidade atraindo uma maior concentração de pessoas e sistemas de redes ( esgoto, transportes, energia elétrica, entre outros). Segundo a : ONU (Organização das Nações Unidas): Cidade é uma aglomeração populacional superior a habitantes. IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): Cidade é qualquer aglomeração urbana, independente do número de habitantes, desde que seja sede de município.

11 CIDADES PLANEJADAS pág 92
São aquelas que se desenvolveram seguindo um projeto preestabelecido. É o caso de Brasília (Capital Federal), Belo Horizonte (Minas Gerais) e Palmas (Tocantins)

12 CIDADES ESPONTÂNEAS pág.93
Crescem a partir de um núcleo inicial, de forma irregular. A maioria das cidades brasileiras surgiu e se desenvolveu desta forma.

13 CIDADE PEQUENA, MÉDIA E GRANDE
Geralmente para classificar a cidade quanto ao porte é considerado o número populacional. No Brasil utilizamos a definição do IBGE que classifica como: Cidade Pequena: Até 100 mil habitantes, em geral depende do comércio local e da movimentação da economia rural. Pág.93 Cidade Média: 100 mil até 500 mil habitantes, geralmente atua como centros regionais das cidades próximas que dependem de seus serviços especializados. Pág.93 Cidade Grande: Mais de 500 mil habitantes, possuem maiores recursos estruturais como saneamento, hospitais, energia elétrica entre outros. Pág.93

14 Problemas Urbanos A intensa urbanização no mundo foi acompanhada pelo processo de metropolização que nada mais é fenômeno em que vários centros ou aglomerações populacionais crescem e se integram em torno de uma ou mais áreas urbanas, decorrente da grande concentração populacional em um número reduzido de grandes cidades. A expansão horizontal das cidades, que vão se encontrando, é chamada de conurbação pág. 96. Já nas áreas mais centrais a expansão acontece e é chamado de cidades verticais.


Carregar ppt "A POPULAÇÃO BRASILEIRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google