A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Clima no Brasil Professor Jeferson.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Clima no Brasil Professor Jeferson."— Transcrição da apresentação:

1 Clima no Brasil Professor Jeferson

2 CLIMA DO BRASIL O Brasil tem 92% de suas terras encaixadas entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, é um país eminentemente tropical. As temperaturas médias estão entre os 20ºC e os 28ºC. Ausência de climas extremos, como os desertos, as geleiras, os invernos prolongados com temperaturas diárias abaixo de zero graus.

3 Latitude Quanto ao Brasil, 92% do nosso território entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. Dados que nos conferem predominância de temperaturas elevadas com pequenas amplitudes térmicas. A amplitude térmica será maior quanto maior a latitude e quanto maior a continentalidade.

4 Altitude Apenas 0,5% do seu território acima de 1200 metros.
80% do território está entre 0 e 500 metros acima do nível do mar. Se conclui que temos vocação para temperaturas elevadas, além de facilitar o deslocamento de várias massas de ar que atuam no nosso clima.

5 Observe a influência da altitude nas temperaturas
Veja a influência da latitude nas temperaturas

6 CONTINENTALIDADE e MARITIMIDADE
O Brasil tem uma grande extensão territorial no sentido leste/oeste, são mais de 4.300km. Devido a esse fator os climas das regiões apresenta influência da continentalidade. Na faixa litorânea, a presença da maritimidade.

7 El Niño e La Niña

8 MASSAS DE AR No Brasil temos 5 massas de ar diferentes atuando nos climas , são 2 delas formadas nas proximidades da linha do Equador, 2 em ambientes tropicais e 1 formada na região polar austral.

9

10

11 Tipos climáticos do Brasil

12 Biomas do Brasil

13 CLIMA EQUATORIAL Clima quente e úmido, com temperaturas médias mensais em torno dos 25 graus, amplitudes térmicas inferiores a 3 graus, não apresenta estação seca , as chuvas são regularmente distribuídas o ano todo, os índices pluviométricos anuais estão entre 2000mm e 2500 mm.

14 Floresta Amazônica

15 Temperatura média anual: Pluviosidade média anual:
Floresta Amazônica Elevada biodiversidade Árvores grandes Latifoliadas e perenefolias Extrato arbóreo a mais de 30 metros do solo Temperatura média anual: 28ºC Pluviosidade média anual: 2930 mm Solo raso e pobre. Elevada taxa de decomposição.

16 CLIMA TROPICAL Clima quente com temperaturas médias superiores a 20 graus, amplitudes térmicas em torno de 5 graus. Apresenta duas estações bem definidas: uma chuvosa (verão) e outra seca (inverno). Os índices pluviométricos estão por volta dos 1500mm/ano.

17 Complexo do Pantanal Vasta planície inundada Formado há 5 milhões de
anos com a elevação dos Andes e rebaixamento de terras formando a planície. Altitudes das terras: de 80 a 200 metros do N/M. Alta biodiversidade Dinâmica do pantanal é influenciada pelas cheias anuais. As inundações trazem grandes quantidades de Sedimentos e nutrientes.

18 Índice pluviométrico:
Cerrado É um tipo de savana Árvores baixas e espaçadas, Raízes profundas Folhas grandes e duras. Arbustos com raízes armazenadoras Vegetação dependente das queimadas naturais Temperatura média: 26ºC Índice pluviométrico: 1100 a 2000 mm

19 CLIMA TROPICAL DE ALTITUDE.
Clima tropical, com regime de chuvas concentradas no verão e secas no inverno. As temperaturas são amenas para a latitude, em função das maiores altitudes; as temperaturas situam-se entre 18º e 22ºC. Os índices pluviométricos estarão em torno dos 1500mm/ano.

20 CLIMA SEMI-ÁRIDO Encontrado no sertão do Nordeste brasileiro e no norte de Minas Gerais. Apresenta médias térmicas superiores a 24ºC e amplitudes baixas. As precipitações ficam entre 250e 700 mm/ano. Além de escassas, as chuvas estão mal distribuídas no tempo e no espaço.

21 BIOMAS E FITOGEOGRAFIA DO BRASIL Índice pluviométrico:
Caatinga BIOMAS E FITOGEOGRAFIA DO BRASIL Árvores baixas e arbustos. Plantas xeromórficas Perdem suas folhas no período de seca (caducifólia). Folhas transformadas em espinhos Caule suculento Cutícula impermeável Raízes bem desenvolvidas Temperatura média: 27ºC Índice pluviométrico: 500 a 700 mm

22 CLIMA SUBTROPICAL Apresenta as menores médias de temperatura, entre 12º e 18ºC. As amplitudes térmicas podem superar 10ºC. O inverno é marcante no planalto Meridional (maior altitude), com ocorrência de geada e eventuais nevascas. A pluviosidade em torno de 1500 mm/ano a 2000mm/ano. As chuvas se distribuem de forma regular o ano todo.

23 Temperatura média anual: Pluviosidade média anual:
Mata de Araucárias Situa-se no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul de São Paulo. Extrato Arbóreo: araucárias Temperatura média anual: 16ºC Pluviosidade média anual: 1400 mm Folhas reduzidas e em forma de agulha

24 BIOMAS E FITOGEOGRAFIA DO BRASIL Araucária - Pinheiro do Paraná
Estróbilo de araucária Araucária - Pinheiro do Paraná Uma conífera

25 BIOMAS E FITOGEOGRAFIA DO BRASIL Índice pluviométrico:
Pampas Situa-se no Rio Grande do Sul Predomínio de gramíneas Temperatura: 10 a 14ºC no inverno; 20 a 23ºC no verão Índice pluviométrico: 500 a 1000 mm Também chamado de Campos Limpos

26 TROPICAL ÚMIDO Na faixa litorânea do país, do nordeste oriental até o Sudeste do país encontramos, nas áreas de planície litorânea e na encosta do Planalto Atlântico, um clima marcado pelo alto índice pluviométrico e pelas elevadas temperaturas médias anuais. As altas precipitações estão ligadas principalmente ao mecanismo das chuvas orográficas.

27 Mata Atlântica (Floresta Pluvial Costeira)
BIOMAS E FITOGEOGRAFIA DO BRASIL Mata Atlântica (Floresta Pluvial Costeira) Elevado índice pluviométrico devido às chuvas orográficas. Vegetação latifoliada e perenefólia. Grande diversidade de Plantas epífitas Temperatura média anual: 21ºC Pluviosidade média anual: 2240 mm Grandes áreas devastadas

28 BIOMAS E FITOGEOGRAFIA DO BRASIL
Manguezal BIOMAS E FITOGEOGRAFIA DO BRASIL Bioma litorâneo de característica arbustiva Solo lodoso e salgado Forma-se na região de desembocadura de rio com o mar. Mangue tem raízes-escora e pneumatóforos Alta disponibilidade de nutrientes e minerais


Carregar ppt "Clima no Brasil Professor Jeferson."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google