A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social."— Transcrição da apresentação:

1 IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social – Jornalismo bolsista da Revista Ciência em Curso da Unisul http://www.cienciaemcurso.unisul.br Análise das condições de produção das diferentes áreas do conhecimento para a produção de materiais de divulgação científica Divulgação do Núcleo de Pesquisa LMM Laboratório de Moluscos Marinho - UFSC INTRODUÇÃO Temos um grupo de pesquisa em produção e divulgação do conhecimento científico, registrado no CNPq há mais de dois anos e que compõe uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências da Linguagem da Unisul. O objetivo da revista é o de divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos grupos de pesquisa da Unisul, inicialmente, e posteriormente de outras instituições do sistema Acafe. A posição do sujeito que faz a divulgação, neste caso, não está inscrita no discurso jornalístico, predominantemente, mas sim no discurso acadêmico-científico. Ou seja, o foco recai muito mais no modo de fazer pesquisa, cuja divulgação tem fins educativos, do que nos produtos das pesquisas que gerariam notícia. Nosso objetivo com este projeto é compreender a especificidade do processo de pesquisa de cada uma das áreas de conhecimento (segundo classificação do CNPq). Nossa hipótese inicial é de que cada uma delas tem diferentes condições de produção, o que levaria a uma necessária e diferenciada forma de captação do processo, específica em cada caso. METODOLOGIA Essa pesquisa foi desenvolvida partir da perspectiva teórica e metodológica da Análise do Discurso (PÊCHEUX, 1969,1975 e ORLANDI 1999, 2003), em que compreendemos as formas de linguagem enquanto discurso, ou seja, como lugar de constituição do sujeito e do sentido, espaço que se constitui na relação entre linguagem, história e política e ideologia. O jornalismo, a ciência e a própria divulgação, assim, são considerados discursos e são constituídos, cada um deles, por suas condições de produção (históricas e político-ideológicas) e por seus sujeitos. Divulgação de Núcleo de Pesquisa LMM “Maricultura como fonte de renda” Produtores – Enseada de Brito CONCLUSÃO Percebemos que as condições de produção não foram definidas levando-se em conta possíveis diferenças consideradas a priori. Ou seja, a equipe de produção não baliza o processo de produção em função da área. A área influenciou o processo de produção na medida em que ofereceu um maior ou menor nível de complexidade. Como exemplo de complexidade, cito uma divulgação feita na área de engenharia elétrica. Por se tratar de uma área mais técnica e abstrata, exigiu da equipe uma pesquisa mais detalhada para que pudessem ser compreendidos os elementos básicos desse tema. Nesse caso, o processo de compreensão da equipe se deu junto com o processo de produção e divulgação, o que determinou o tipo de material, bastante explicativo e centrado em entrevistas. Por outro lado, no caso de uma outra pesquisa, desta vez em artes cênicas, da área de ciências humanas, o processo de produção foi mais criativo, permitindo que a equipe fosse além da mera transposição do discurso técnico, o que marcou o material com características mais lúdicas que demonstram maior interatividade e autoria, uma vez que o próprio funcionamento do objeto da pesquisa, no caso o teatro, é mais lúdico e menos cartesiano. Divulgação de Núcleo de Pesquisa JELARE ALPHA III Fontes de energias renováveis”


Carregar ppt "IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google