A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
MATERIAL ELABORADO PARA FINS DIDÁTICOS

2 O QUE É SER INTELIGENTE? É a capacidade de uma pessoa aprender com novas experiências e com experiências passadas; É a capacidade de uma pessoa solucionar problemas; É a capacidade de uma pessoa gerar novos problemas; É a capacidade de criar produtos que possam ser aceitos como valiosos em seu tempo.

3 A INTELIGÊNCIA DEPENDE...
Do contexto; Das tarefas; Das provações que a vida nos apresenta.

4 Diferenças entre “QI” e “ser inteligente”:
Testes de QI medem o que deveria ser chamado talento para o estudo escolar; A inteligência real abarca um número bem maior de habilidades.

5 AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

6 INTELIGÊNCIA VERBAL-LINGUÍSTICA
É a habilidade do uso da linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias, além de lidar - na forma escrita ou falada - com a linguagem de forma mais criativa e integrada. Políticos, jornalistas, poetas, escritores exibem com mais destaque essa inteligência.

7 INTELIGÊNCIA MUSICAL Habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. A aptidão musical está intimamente ligada à habilidade de reconhecer as diferenças sutis entre uma nota e outra, um timbre e outro. Inteligência percebida em crianças; Estudo com pessoas surdas.

8 INTELIGÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
Gosto por padrões, cálculo, ordem e sistematização. Facilidade de resolver problemas através do pensar lógico, lidar com números de forma criativa. É a inteligência característica de engenheiros, matemáticos e cientistas.

9 INTELIÊNCIA CORPORAL-CINESTÉSICA
Permite aos indivíduos usarem seu corpo, total ou parcialmente, de formas altamente especializadas. Refere-se à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. Atletas, atores, mímicos.

10 INTELIGÊNCIA ESPACIAL
É a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. Possibilita às pessoas criar com o espaço, perceber as transformações que o espaço sofre. É a inteligência de artistas plásticos, navegadores, pilotos, arquitetos.

11 INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL
Habilidade de interagir com as outras pessoas, entendê-las e interpretar seu comportamento. Resolver problemas, solucionar conflitos. É a inteligência comum em líderes, terapeutas, políticos, religiosos, professores, vendedores, que sabem identificar expectativas, desejos e motivações de outras pessoas, tornando-se extremamente sensíveis a suas necessidades.

12 INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL
É a inteligência que permite compreender a nós mesmos e trabalhar conosco. Auto-conhecimento e auto-estima para orientar o próprio comportamento. Também é capacidade de superar os impulsos instintivos (auto-controle).

13 INTELIGÊNCIA NATURALISTA
Adicionada recentemente à lista das inteligências múltiplas, é a habilidade de identificar e classificar padrões da natureza. É a inteligência dos envolvidos em causas ecológicas, como os ambientalistas, espiritualistas, artistas.

14 INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL
A mais nova inteligência adicionada à lista está sendo estudada por Gardner. Refere-se à preocupação e formulação de perguntas sobre a vida, a morte, o universo. É a inteligência de religiosos, líderes espirituais, devotos etc.

15 COMPETÊNCIA X INTELIGÊNCIA
Para Gardner competências e habilidades são especificações da inteligência. Operacionalizações – inteligência em ação Inteligência: potencial biopsicológico – resolver problemas Competência – atributo adquirido – capacidade de usar as inteligências Habilidade – produto do treino e aprimoramento de nossa destreza

16 CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO
Pensar o ser humano de forma integral. Olhar o aluno por suas adoráveis competências lingüísticas e matemáticas, mas também com o que ele pode realizar com suas outras muitas inteligências.


Carregar ppt "TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google