A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PAC EFEITO ESTUFA Professor : Ademir Gargary. Em Perfeita Sintonia!!! O ciclo do carbono está estreitamente ligado ao do oxigênio. Os processos de fotossíntese.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PAC EFEITO ESTUFA Professor : Ademir Gargary. Em Perfeita Sintonia!!! O ciclo do carbono está estreitamente ligado ao do oxigênio. Os processos de fotossíntese."— Transcrição da apresentação:

1 PAC EFEITO ESTUFA Professor : Ademir Gargary

2 Em Perfeita Sintonia!!! O ciclo do carbono está estreitamente ligado ao do oxigênio. Os processos de fotossíntese e de respiração se equilibram perfeitamente, e não deveria haver mudança nas quantidades de oxigênio e de gás carbônico envolvidas no ciclo do carbono, a não ser pequenas variações sazonais. (GAINOTTI et al, 2002)

3 Fora de Sintonia!!! Hoje, porém, grande quantidade de CO2, proveniente da utilização de combustíveis como o petróleo e o carvão, é emitida para a atmosfera. Calcula -se que o consumo de combustíveis fósseis elimina cerca de 100 bilhões de toneladas de CO2 por ano

4 O Efeito Estufa O Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter constante a temperatura propícia à vida que herdou. Mesmo sendo a atmosfera altamente transparente perante a luz solar cerca de 35% da radiação que recebemos é refletida para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra. Isto deve-se principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como o dióxido de carbono, metano, óxidos de azoto e ozônio presentes na atmosfera (totalizando menos de 1% desta).

5 Em condições normais, o efeito estufa é precioso para a vida. Calcula-se que, se faltasse essa "capa" gasosa que retém o calor, sobre a Terra só haveria gelo: a temperatura seria de 33 graus a menos do que a confortável média atual, de 15 ºC, isto é, baixaria para aproximadamente 18 °C negativos.

6 Causa!!! A própria queima de combustíveis fósseis, incluindo aí a queima de gasolina e diesel nos motores dos automóveis. As queimadas das florestas. Expansão da Pastagem para o gado. A emissão de gases poluentes pelas industrias. Erupções vulcânicas, dentre outras.

7 ENTENDA!!!

8 Conseqüências!!! Temos principalmente o aquecimento global, que desencadeará o derretimento das calotas polares que causará o aumento do nível do mar que poderá até inundar cidades litorâneas provocando o seu desaparecimento. Isto também provocará uma mudança nos comportamentos dos rios, provocando grandes enchentes e afetando principalmente as plantações. Também ajudará o aumento da propagação de doenças causadas por insetos (como dengue), e a sobrevivência de vários fungos e bactérias prejudiciais aos homens, que também passarão a sofrer mais de doenças respiratórias e ter mais

9 Poderá também provocar mudanças no clima da Terra que gerará regiões desérticas (o que pode acontecer com o Nordeste brasileiro, por exemplo.) Regiões sujeitas a grandes tormentas e furacões, causando o deslocamento de milhões de pessoas. Com o aumento da temperatura também haverá a extinção de várias espécies que não se adaptarão as condições climáticas e isto causará o desequilíbrio em vários ecossistemas e até o desaparecimento de alguns (como por exemplo, os mangues).

10 Para Minimizar!!! O ser humano para reverter a situação qual se encontra o nosso meio ambiente, necessita modificar as suas atitudes, seus interesses econômicos e financeiros. Uso de combustíveis alternativos Reflorestamento Diminuir a Emissão de Gases Nocivos a Camada de Ozônio.

11

12


Carregar ppt "PAC EFEITO ESTUFA Professor : Ademir Gargary. Em Perfeita Sintonia!!! O ciclo do carbono está estreitamente ligado ao do oxigênio. Os processos de fotossíntese."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google