A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS FUNÇÕES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO SUAS Proteção Social Básica e Especial Defesa social e Institucional Vigilância Sócio-assistencial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS FUNÇÕES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO SUAS Proteção Social Básica e Especial Defesa social e Institucional Vigilância Sócio-assistencial."— Transcrição da apresentação:

1

2 AS FUNÇÕES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO SUAS Proteção Social Básica e Especial Defesa social e Institucional Vigilância Sócio-assistencial

3 GARANTIAS DA PROTEÇÃO SOCIAL De Acolhida De Renda Desenvolvimento de Autonomia De sobrevivência a riscos circunstanciais De convívio ou vivência Familiar, comunitária e social

4 PROGRAMAAção DesenvolvidaDificuldades da população/profissiona is Dificuldades do Serviço Ações Comunitárias JNH - Padaria Artesanal - trabalhos manuais - esporte/ lazer - entrega do leite -Distância do centro para as vendas (padaria) Não participação dos moradores do bairro nas ações Ações de gestão - Supervisão das ações de toda a política de Assistência social ( execução direta e indireta) -Controle dos recursos públicos da As. Social - Apoio aos Conselhos de Direitos e de cidadania - incompreensão do novo controle sobre as ações; - incompreensão sobre o que é prioridade na As. Social -Ausência de equipe para Planejamento e análise dos dados; - insuficiência de profissionais para a execução da nova proposta - insuficiência de equipamentos

5 PROGRAMAAção DesenvolvidaDificuldades da população/profissiona is Dificuldades do Serviço FAMÍLIA - Bolsa Família -Reuniões informativas semanais; - Entrevistas para cadastramento e recadastramento; - Reuniões sócio educativas quinzenais; - Controle da freqüência escolar; - Controle antopométrico; - Visitas domiciliares e acompanhamento das famílias e encaminhamento para a rede de serviços -Falta de emprego ( instabilidade financeira); - Dificuldade em manter as necessidades básicas ( gastos com aluguel, energia elétrica...); - Dificuldades na educação dos filhos ---------------------------------- Percepções profissionais: - Apatia na condução do desenvolvimento familiar; - Falta de limite na educação dos filhos; - Drogadição/ alcoolismo. -Falta estrutura física adequada ( equipamentos, recursos humanos) Para centralizar as informações do PBF e ações sejam realizadas com coesão, eficiência, eficácia e efetividade. Renda Cidadã -Reuniões sócio- educativas quinzenais; - Entrevista para inclusão; - Visitas domiciliares e acompanhamento das famílias; IDEM ao PBF - Idem na infraestrutura e, - Falta de concretude na arti- Culação da rede de serviço (isso gera duplicidade de atendimento e/ou

6 PROGRAMAAção Desenvolvida Dificuldades da população/profission ais Dificuldades do Serviço Renda Cidadã - Acompanhamento do rendimento escolar e vacinação dos filhos; - encaminhamento para a rede de serviços Percepções profissionais: -apatia na condução do desenvolvimento familiar; - Falta de limite na educação dos filhos; - Drogadição/alcoolismo Não cobertura das demandas existentes.

7 PROGRAMAAção DesenvolvidaDificuldades da população/profissio nais Dificuldades do Serviço Criança e Adolescente Projeto Agrícola Social Ilha de Papel -Oficinas sócio- educativas com os adolescentes -Oficinas sócio- educativas com os pais -Atendimento individual com os adolescentes e/ou pais para encaminhamentos e orientações. -Orientações técnicas e sociais para todos os adolescentes -Participação em curso e eventos promovidos pela comunidade -Visitas domiciliares -Acompanhamento da freqüência e rendimento escolar dos adolescentes -Apoio psicossocial aos adolescentes e as famílias. Dos Adolescentes: Valor da Bolsa insuficiente para manter suas necessidades Muita cobrança /pouco investimento Dos pais: Falta de emprego Dificuldades nas relações familiares Falta de limites dos filhos Percepções Profissionais: Falta de planejamento financeiro Adolescentes sem projeto de futuro Apatia na condução das relações familiares Falta de equipamentos(compu tadores, estufas, veiculo, entre outros específicos para o desenvolvimento do projeto). Falta de recursos Humanos (Ilha de papel)

8 PROGRAM A Ação Desenvolvida Dificuldades da população/profissi onais Dificuldades do Serviço CRAS Projetos de inclusão produtiva: trabalho artesanal visando retorno financeiro às famílias, incentivo ao trabalho em grupo, acompanhamento famílias Projeto Cursinho Social ETE Incentivo e apoio a educação profissionalizante; Oferecimento de aulas periódicas visando a preparação para o ingresso a Escola Técnica; Atividades Ocupacionais: Ginástica aeróbica e localizada; Bordado; Crochê e Tricô. Conciliar o papel de mãe e dona de casa com o trabalho e eventuais “bicos”; organização relacionada a renda familiar; em alguns casos dificuldade de comprometimento com o projeto Conciliar estudo com trabalho; ter persistência e freqüência nas aulas. Freqüência e interesse em participar; Organização do projeto enquanto empresa; acesso a classe média para vendas; aquisição de novos materiais. Captação de professores voluntários, manutenção no nº inicial de alunos, remanejamento de aulas em caso de faltas de professores (“troca” de horários). Divisão do espaço físico entre os grupos, adesão das pessoas acompanhadas aos grupos.


Carregar ppt "AS FUNÇÕES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO SUAS Proteção Social Básica e Especial Defesa social e Institucional Vigilância Sócio-assistencial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google