A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO GERÊNCIA DE COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA SAÚDE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO GERÊNCIA DE COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA SAÚDE."— Transcrição da apresentação:

1 1 ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO GERÊNCIA DE COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA SAÚDE DO IDOSO E ATENÇÃO BÁSICA

2 PT GM nº 648, 28/03/06 Aprova a Política Nacional de Atenção Primária, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Primária, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e Equipes de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA

3 Conceito “A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. Desenvolve-se por meio do exercício de práticas gerenciais e sanitárias democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe, dirigidas a populações de territórios bem delimitados, pelas quais assume a responsabilidade sanitária, considerando a dinamicidade existente no território em que vivem essas populações. É o contato preferencial dos usuários com os sistemas de saúde.” ( Política Nacional de Atenção Básica - BRASIL, 2006 )

4 ATENÇÃO PRIMÁRIA Princípios Orienta-se :  Pelos princípios do SUS:  universalidade  eqüidade  integralidade  participação social.

5 ATENÇÃO PRIMÁRIA FUNÇÕES ESSENCIAIS (Mendes, 2002):  Resolução: visa resolver a grande maioria dos problemas de saúde da população;  Organização: visa organizar os fluxos e contra- fluxos dos usuários pelos diversos pontos de atenção à saúde, no sistema de serviços de saúde;  Responsabilização: visa responsabilizar-se pela saúde dos usuários em quaisquer serviços de saúde em que estejam.

6 ATENÇÃO PRIMÁRIA PRINCÍPIOS PRINCÍPIOS (Starfield, 2002) 1.Primeiro contato 2.Longitudinalidade 3.Integralidade 4.Coordenação do Cuidado 5.Orientação familiar 6.Orientação comunitária.

7 ATENÇÃO PRIMÁRIA PRIMEIRO CONTATO  A AP deve ser a porta de entrada, ou seja, o ponto de entrada de fácil acesso ao usuário para o sistema de serviços de saúde.  Acesso é o uso oportuno de serviços de saúde para alcançar os melhores resultados possíveis em saúde” (Millman, 1993).  A acessibilidade pode ser analisada através da disponibilidade, comodidade e aceitabilidade do serviço pelos usuários.

8 ATENÇÃO PRIMÁRIA LONGITUDINALIDADE   Definida como “lidar com o crescimento e as mudanças de indivíduos nos grupos no decorrer de um período de anos” (Starfield, 2002).  É uma relação pessoal de longa duração entre profissionais de saúde e usuários em suas unidades de saúde, independente do problema de saúde ou até mesmo da existência de algum problema.

9 ATENÇÃO PRIMÁRIA INTEGRALIDADE   A AB deve reconhecer as necessidades de saúde da população e os recursos para abordá-las.  A AB deve prestar, diretamente, todos os serviços para as necessidades comuns e agir como um agente para a prestação de serviços para as necessidades que devem ser atendidas em outros pontos de atenção.

10 ATENÇÃO PRIMÁRIA COORDENAÇÃO DO CUIDADO Coordenação: é um “estado de estar em harmonia numa ação ou esforço comum” (STARFIELD, 2002). Coordenação: é um “estado de estar em harmonia numa ação ou esforço comum” (STARFIELD, 2002). A essência da coordenação é a disponibilidade de informação a respeito dos problemas de saúde e dos serviços prestados (ex: prontuário eletrônico, sistemas informatizados, regulação, etc) “O PACIENTE CHEGA À NOSSA PORTA INTEIRO, NÓS O FRAGMENTAMOS”

11 ATENÇÃO PRIMÁRIA OIENTAÇÃO FAMILIAR   A família é um grupo de pessoas que convivem sobre o mesmo teto, que possuem entre elas uma relação de parentesco primordialmente pai e/ou mãe e filhos consangüíneos ou não, assim como as demais pessoas significativas que convivam na mesma residência, qualquer que seja ou não o grau de parentesco (IBGE, 1998).  A Estratégia da Saúde da Família tem como foco a família.

12 ATENÇÃO PRIMÁRIA ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA   A AB com orientação comunitária utiliza habilidades clínicas, epidemiológicas, ciências sociais e pesquisas avaliativas, de forma complementar para ajustar os programas para que atendam as necessidades específicas de saúde de uma população definida.  Diz respeito também ao envolvimento da comunidade na tomada de decisão em todos os níveis de atenção.  Conhecer, planejar e atuar, considerando os diferentes contextos da comunidade.  Os agentes comunitários de saúde reforçam a orientação comunitária e possibilitam maior vínculo entre as equipes de saúde e as respectivas comunidades.

13 O Estatuto do Idoso, assegura que ao Idoso deve ser oferecida Atenção Integral à saúde, Para tanto usando como base a Política Nacional de Atenção Básica- Portaria 648; na Política Nacional para a Pessoa Idosa (Portaria 2528/06), além da RDC 283 –Funcionamento das ILPI É necessário um Plano de Atenção Integral à Saúde para os residentes nas ILPI

14 É papel das Equipes de Saúde da Família: Cadastrar os residentes das ILPI na sua área de abrangência. Cadastrar a ILPI no SIAB Ser co responsável pela Saúde dos idosos da ILPI organizando e monitorando o acesso aos cuidados de saúde para os residentes da ILPI juntamente com a direção desta. Realizar de visitas domiciliares A ESF deve ser o vinculo preferencial do Idoso institucionalizado com o Sistema de Saúde.

15 Trabalhar a promoção da saúde do idoso identificando fatores determinantes para a qualidade de vida dessas pessoas. (fatores sociais, culturais, individuais, econômicos) Identificar ações que promovam a saúde da pessoa idosa desenvolvidas por setores governamentais e não governamentais na área de abrangência da UBS/ILPI Incentivar e ou ajudar a ILPI a estabelecer essas parcerias visando a promoção da saúde. Identificar possíveis fatores de risco á saúde do idoso, assim como sintomas claros ou não específicos de alteração física e mental Orientar a pessoa idosa, seus cuidadores/familia e a comunidade acerca de medidas que reduzam ou previnam riscos a pessoa idosa

16 A AB/ESF -.... deve estar sempre atenta à pessoa idosa, na constante busca ao seu bem estar, à sua rotina funcional e a sua inserção familiar e social, jamais deixando-a a margem de seu contexto, buscando junto aos equipamentos sociais de sua área de abrangência mente-lo o mais independente possível no desempenho de suas atividades e preservando a sua saúde ou a possibilidade de tratá-lo de forma adequada.....

17 OBRIGADA....... Maria Arlene Pagani Gerente de Coordena ç ão da Aten ç ão B á sica www.saude.sc.gov.br Fone: 48 3212-1695 Email: geabs @saude.sc.gov.br GERÊNCIA DE COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA


Carregar ppt "1 ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO GERÊNCIA DE COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA SAÚDE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google