A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Centro Acadêmico de Ciências Contábeis da UFC APRESENTA:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Centro Acadêmico de Ciências Contábeis da UFC APRESENTA:"— Transcrição da apresentação:

1 Centro Acadêmico de Ciências Contábeis da UFC APRESENTA:

2 CAMPANHA DE INCENTIVO À PESQUISA NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Objeto: A pesquisa no Curso de Ciências Contábeis na UFC Objetivo: Incentivar a pesquisa no processo de obtenção de conhecimentos

3 Um bom caminho para a formação do futuro contador está no interesse pela pesquisa científica. Através da pesquisa os estudantes poderão identificar mais claramente a contabilidade como Ciência e, conseqentemente, a importância da Produção Científica na área de Contabilidade.

4 1. Aspectos das Instituições de Ensino Superior Com Relação ao ensino e pesquisa: A situação (refere-se ao ensino) é delicada e apontam como principais deficiências na metodologia do Ensino de Contabilidade Introdutória: a proliferação das Instituições de Ensino e órgãos de classe, e falta de exame de suficiência de âmbito nacional para o exercício da profissão. Iudícibus e Marion(1986.p51- 53) A Universidade ou qualquer IES é o local mais adequado para a investigação cientifica, mas, mesmo assim, com todo o ambiente apropriado, isto não ocorre.

5 1. Aspectos das Instituições de Ensino Superior Com Relação ao ensino e pesquisa: Elas(as IES) propõem simplesmente transmitir o conhecimento através de mera cópia daquilo que já existe.Não criam, não inovam, não ensinam os alunos a construir o conhecimento(...) O que encontramos são verdadeiros centros de treinamento de recursos humanos, oferecendo diplomas de curso superior, atendendo o ego da maior parte da população. Marion(2001:11) O que vemos são IES a cada semestre colocarem no mercado de trabalho uma grande quantidade de pessoas frustradas em terminar o curso de ciências contábeis sem se sentirem aptas para o exercício da profissão de contador. Marion(2001:9)

6 1.1 O Aluno de Ciências Contábeis Segundo o Prof. Jessuipe da UNIPÊ:  Na maioria das vezes o aluno de ciências contábeis não teve como 1ª opção no vestibular estudar contabilidade outros cursos vieram em 1º lugar na sua preferência;  Tem perceptiva de arrumar uma colocação no mercado de trabalho mais fácil ou pelo desejo de concurso público para ter estabilidade financeira;  Influência da família: pais profissionais na área que não sonham o mesmo para os filhos;  Os técnicos, vendo as dificuldades no mercado, buscam uma vida melhor com a formação superior..

7 Indicador negativo: trabalhar o dia inteiro e ainda ter que assistir aula a noite  O fator “disponibilidade de tempo” é determinante sobre a carência de pesquisa em ciências contábeis;  As linhas de financiamento para concessão de bolsas são poucas e as exigências são tantas que se desiste no meio do caminho;  Quantidade reduzida de professores e pesquisadores: são os mestres e doutores que despertam a necessidade de pesquisar.

8 1.2 Postura dos Estudantes com relação ao ensino e pesquisa: Os estudantes devem cobrar uma metodologia que mostre:  A relação do que está sendo estudado com a realidade do mercado de trabalho que irá enfrentar. Os estudantes também devem:  Cobrar dos professores de forma constante os novos conhecimentos e nas aulas possam participar ativamente do processo de ensino-aprendizagem e não como meros expectadores em busca de uma simples nota para a aprovação nas disciplinas. Prof. Jessuípe da UNIPÊ

9 1.3 Educação ou treinamento?  A cada novidade em contabilidade o estudante tem consultado pessoas ou empresas para ajudá-lo a entender a mudança.  Fará então um curso sobre o assunto para dominá-lo, será treinado para aquela área.  O professor neste caso não é um educador, é um instrutor como um técnico de futebol....E o que pensar das faculdades coorporativas?  Independente do estímulo da Instituição de ensino para a pesquisa, o professor, se quiser ser chamado de educador deverá pesquisar.

10 1.4 Postura dos professores com relação ao Ensino e Pesquisa  Ao professor cabe: contribuir na formação de cidadãos críticos, responsáveis e conscientes através da concepção pedagógica que possibilite ao aluno construir o conhecimento através de sua própria experiência.  A melhoria na qualidade de ensino não depende somente das mudanças curriculares e estruturais das instituições de ensino superior, mas principalmente da seriedade, dedicação e compromisso assumido pelos professores na capacidade de formar bons profissionais e não apenas informá-los dos conteúdos

11 Professor: Um dos principais agentes de mudanças no ensino. “Qualquer disciplina que for dada, o professor dá o que ele sabe e da maneira que sabe”. (Eliseu Martins) Pronunciamento como membro da comissão de defesa de tese de doutorado 30.01.98.FEAUSP.Caderno de estudos.São Paulo, FIPECAFI, nº 21-maio a agosto de 1999.

12 (...)Podemos dizer que estas IES deveriam ser verdadeiras usinas geradoras de desenvolvimento contábil de construção do conhecimento de competência contábil, e porque não dizer, de excelência contábil,mas isto ainda não existe, faltam pesquisas! Marion(2001:11)

13 2. Importância da Pesquisa nas IES:  Fonte de geração de senso crítico em relação ao ensino e reflexões sobre profissionalização Pesquisa: Processo de obtenção de conhecimento Ensino: Ações de formação Pesquisa e ensino aplicados: aperfeiçoamento gerencial das organizações;

14 2. Importância da Pesquisa nas IES: Segundo Marion, a Pesquisa significa: “Busca, indagação,investigação. Pesquisar é produzir conhecimento, formar conhecimento.” O Aluno: toma iniciativa própria para adquirir mais conhecimentos. Um Aluno: apenas mecânico-prático da contabilidade Sendo treinado para atender a legislação vigente, Normas e regulamentos...

15 2. Importância da Pesquisa nas IES:  A pesquisa que informa as necessidades no mercado em relação ao futuro profissional contábil, poderá indicar as mudanças de ênfase para tomada de decisões e solução dos problemas atuais nas empresas.  Quando pesquisamos um assunto nos deparamos com muitos outros;  A leitura é algo que deve fazer parte do nosso dia-a-dia e não somente leituras de legislação societária, tributária e técnica mas na direção reflexiva e fora da área.

16 Objetivo a ser alcançado nas IES: “ A Universidade inova, cria, critica, cumprindo o seu papel de desenvolvimento no conhecimento.Como um centro de excelência, dissemina conhecimentos, objetivando a competência humana, pensadores críticos, solucionadores de problemas e novos pesquisadores.” Importância da pesquisa no ensino da Contabilidade – José Carlos Marion

17 O QUE PESQUISAR, PORQUE PESQUISAR E COMO PESQUISAR São questões fundamentais as quais merecem bastante atenção. Profa. Célia Braga (UFC)

18 ALGUMAS DICAS DO CAAB do Ciências Contábeis UFC: Procure desenvolver suas idéias e não apenas tê-las consigo e guardá-las a sete chaves; 2. Leia um bom livro(você não sabe se é bom?abra e leia, então.); 3. Procure conhecer mais o assunto que lhe chama mais atenção; 4. Aproxime-se de pessoas que se interessem em evoluir na profissão não apenas financeiramente( ah, utilize bem o seu dinheiro para agregar valor a si mesmo, adquirindo conhecimento); 5. Consulte seu professor e tire suas dúvidas; 6. Amplie seus conhecimentos com iniciativa própria! Coragem! 7. Pesquise artigos relevantes na área que lhe chama mais atenção; 8. Seja curioso!Procure saber sobre a estrutura destes artigos( por que será que muitas vezes parecem tão perfeitos?), certamente uma bom livro sobre pesquisa acadêmica lhe "mostrará alguns segredos";

19 Conheça mais a área a qual você estuda!Carreira? Você constrói algo pelo que conhece... Pelo que domina!Diferencial? Surge quando você gosta, Cuida e desenvolve com atitude própria.Referencial? Olhe no espelho e se convença: Sou exatamente o que faço de mim mesmo(a)!

20 CAMPANHA DE INCENTIVO À PESQUISA NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Está lançada a:

21 Centro Acadêmico de Centro Acadêmico de Ciências Contábeis da UFC Ciências Contábeis da UFC Iniciativa do


Carregar ppt "Centro Acadêmico de Ciências Contábeis da UFC APRESENTA:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google