A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dê um nome para sua ideia ETAPA 3 FORNECIMENTO DE GN PARA COMPLEMENTAÇÃO E/OU ENRIQUECIMENTO DE BIOGÁS EM UNIDADES MOTOGERADORAS DE ETEs.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dê um nome para sua ideia ETAPA 3 FORNECIMENTO DE GN PARA COMPLEMENTAÇÃO E/OU ENRIQUECIMENTO DE BIOGÁS EM UNIDADES MOTOGERADORAS DE ETEs."— Transcrição da apresentação:

1 Dê um nome para sua ideia ETAPA 3 FORNECIMENTO DE GN PARA COMPLEMENTAÇÃO E/OU ENRIQUECIMENTO DE BIOGÁS EM UNIDADES MOTOGERADORAS DE ETEs

2 Descreva a importância da sua ideia ETAPA 3 Tradicionalmente em ETEs, o potencial energético do biogás produzido no tratamento anaeróbio do esgoto não é aproveitado, pois, geralmente, a vazão do mesmo é insuficiente e não é capaz de tornar a ETE autossuficiente. De forma que o biogás produzido é suficiente para manter a unidade motogeradora a biogás funcionando por períodos inferiores a 24 horas. Em empreendimentos bioenergéticos a biogás, trata-se o biogás a ponto de torna-lo biometano, o que demanda por altos investimentos e altos custos operacionais, devido ao uso de sistemas de biometanização e ao alto consumo de energia elétrica para elevação da pressão. Já a presente ideia é uma quebra de paradigma, pois ao invés de se aumentar a pressão do biogás produzido na ETE, para deixa-lo na condição de biometano, simplesmente, complementa-o com gás natural pressurizado da rede COMGÁS para o seu uso em grupos motogeradores. Essa técnica ecoeficiente é capaz de reduzir os custos energéticos da ETE, viabilizar o uso da energia renovável do biogás e ainda reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

3 Detalhe como sua ideia vai funcionar ou operar ETAPA 3 A ideia funciona da seguinte maneira: 1º) Deve-se remover a fração grosseira de H 2 S, por meio de filtros de limalha de ferro oxidada de baixo custo e também, a fração grosseira de vapor de água, por meio de um condensador; 2º) Em um gasômetro tipo telescópio armazena-se e calibra-se a pressão do biogás; 3º) Ainda no gasômetro, complementa-se a produção de biogás com fração de GN, proveniente da rede COMGÁS, de forma a manter o grupo motogerador operando por 24 horas diárias e assim, atender toda a demanda por energia elétrica das peneiras rotativas de remoção de sólidos grosseiros do esgoto, dos sopradores e/ou compressores, do sistema de bombeamento e do sistema centrifugação para desague do lodo excedente.

4 Que benefícios sua ideia tem? ETAPA 3 A ideia oferece os seguintes benefícios: 1º) Tornar mais atrativo economicamente e viabilizar o aproveitamento energético do biogás em ETEs; 2º) Reduzir o descarte de gases de efeito estufa na atmosfera, no caso o metano presente no biogás; 3º) Viabilizar a redução de custos energéticos das ETE; 4º) Viabilizar a venda de gás natural para o suprimento e/ou complementação energética das ETEs; 5º) Tornar a ETE autossuficiente de energia elétrica da rede da concessionária; 6º) Acabar como problemas de paradas operacionais causados devido a blecaute na rede elétrica.

5 Que impactos positivos sua ideia oferece? ETAPA 3 A ideia tem potencial de oferecer, para a sociedade e o ambiente: 1º) Garantia de tratamento do esgoto sanitário nas ETEs durante blecautes na rede elétrica; 2º) Redução dos descartes de gases de efeito estufa das ETEs; 3º) Redução de odores no entorno das ETEs. E também para a COMGÁS: 1º) Novos clientes para o GN; 2º) Creditação de carbono; 3º) Publicidade como empresa ecoeficiente, promotora de bioenergização e redutora de gases de efeito estufa.

6 Que ações e etapas são necessária para sua ideia ser implementada? ETAPA 3 Para a implementação da ideia, será necessário após a obtenção de fomento, a seleção de uma ETE e assim, realizar as seguintes atividades: 1º) levantamento da produção de biogás; 2º) levantamento do consumo de energia elétrica nos equipamentos da ETE; 3º) seleção dos grupos motogeradores; 4º) projeto do sistema de remoção de fração grosseira do H 2 S e da unidade presente no biogás; 5º) projeto do sistema biogasoduto e do gasômetro para armazenamento e calibração da pressão da blenda de GN e biogás; 6º) projeto do sistema elétrico; 7º) aquisição dos sistemas periféricos e dos grupos motogeradores; 8º) instalação dos equipamentos; 9º) comissionamento; 10º) partida dos sistemas e monitoramento do desempenho do sistema.


Carregar ppt "Dê um nome para sua ideia ETAPA 3 FORNECIMENTO DE GN PARA COMPLEMENTAÇÃO E/OU ENRIQUECIMENTO DE BIOGÁS EM UNIDADES MOTOGERADORAS DE ETEs."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google