A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENEM 2012 Ciências da Natureza e Suas Tecnologias Professora: Angela Deyva Gomes da Silva Formação de Professores da Seduc Informação e formação Método.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENEM 2012 Ciências da Natureza e Suas Tecnologias Professora: Angela Deyva Gomes da Silva Formação de Professores da Seduc Informação e formação Método."— Transcrição da apresentação:

1 ENEM 2012 Ciências da Natureza e Suas Tecnologias Professora: Angela Deyva Gomes da Silva Formação de Professores da Seduc Informação e formação Método de replicação – credes/sefor/pólos

2 ENEM 2012 Ciências da Natureza e Suas Tecnologias

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16 Competências e Habilidades A palavra competência está ligada à capacidade do estudante de dominar a norma culta da Língua Portuguesa, compreender fenômenos naturais, enfrentar situações-problema, construir argumentações consistentes e elaborar propostas que atentem para as questões sociais. A cada competência corresponde um conjunto de “habilidades”, que seriam a demonstração prática dessas competências.

17 Competências e Habilidades A matriz de referência traz um conjunto de 120 habilidades, sendo 30 para cada uma das quatro grandes áreas que compõem o exame; A matriz de referência da redação não possui habilidades, porém conta com um conjunto de competências específicas, bem como níveis de conhecimentos associados a elas.

18 Competências e Habilidades Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 1. Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade; H1 - Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos. H2 - Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro, com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico. H3 - Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas. H4 - Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.

19 Competências e Habilidades Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 2. Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos; 3. Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico- tecnológicos;

20 Competências e Habilidades Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 4. Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais;

21 Competências e Habilidades Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 5. Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos; 6. Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas;

22 Competências e Habilidades Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 7. Apropriar-se de conhecimentos da química para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas; 8. Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

23 Enem 2011 A prova de Ciências da Natureza acompanhou o formato da prova de Ciências Humanas: textos mais curtos, exploração de temas clássicos e/ou atuais.

24 Enem 2011 As questões de biologia foram mais abrangentes que em anos anteriores e também exploraram temas atuais, como biotecnologia. Temas clássicos como aquecimento global, DNA e dengue também foram contemplados, mantendo o nível de dificuldade de anos anteriores. 22 questões com conteúdos relativos à Biologia

25 Enem 2011 Já a prova de Física apresentou questões com assuntos menos relacionados ao cotidiano do estudante, como, por exemplo, o Movimento Brauniano, difração, assinatura espectral, indução magnética e mapa 3D utilizando sonar. 15 questões com conteúdos relativos à Física

26 Os temas mais frequentes em todas as edições, de 1998 a 2011, são energia, calorimetria, hidrostática, ondulatória, cinemática

27 Enem 2011 As questões de química apresentaram dificuldade média, já que, em alguns casos, os estudantes tiveram de realizar cálculos mais trabalhosos. Os conteúdos abordados foram tradicionais e esperados, tais como: estequiometria, soluções e concentração de soluções, combustíveis, tratamento de água e lixo. 13 questões com conteúdos relativos à Química

28 Termoquímica Densidade Solubilidade Ligações Intermoleculares Métodos de Separação de Misturas Reações Químicas Relações Numéricas e Soluções

29 Enem 2011 Heterogeneidade dos assuntos abordados; Mais uma vez a temática ambiental foi conteúdo ou tema da maioria das questões; A temática ambiental é abordada de forma contextualizada.

30

31 Conhecimentos a serem utilizados: Métodos de separação e relações com o cotidiano; Aplicação prática em tratamento de água; Temática ambiental recorrente.

32 A problemática é ocorrência de doenças de veiculação hídrica devido a falta de saneamento básico; A filtração neste caso seria apenas uma etapa complementar sem eliminar os agentes patogênicos; A coagulação possui a função de clarificar a água sem necessariamente eliminar agentes patogênicos;

33 A fluoretação é uma etapa necessária pela adição de flúor à água para diminuir a ocorrência de cáries na população; A decantação serve para separar as partículas maiores por gravidade, ou seja, os agentes patogênicos pode ainda estar presentes na água; A cloração seria o tratamento adequado pois, além de oxidar boa parte da matéria orgânica elimina agentes patogênicos garantindo a qualidade da água

34

35 Conteúdo: Óxidos Temática: aplicação de óxidos básicos Nível de Dificuldade: médio Análise: questão mais complicada pelo seu contexto com Biologia. O candidato tinha que observar o caráter básico do CaO e sua reação com água

36 Reação da cal com água: CaO + H 2 O → Ca(OH) 2 Formação de uma base extremamente forte; Ambiente que dificulta proliferação de seres vivos;

37 O óxido possui alta afinidade por água abstraindo as moléculas de água do meio; O processo de osmose é favorecido.

38

39 Enem 2012 Ciências da Natureza e Suas Tecnologias A temática ambiental poderá ser recorrente tendo foco fatos históricos e atuais como por exemplo, a Rio+20; Neste evento foi bastante abordado sobre sustentabilidade o que nos permite inferir sobre a possibilidade de questões envolvendo: 1. Energia solar; 2. Aproveitamento de biomassa para geração de energia elétrica; 3. Alternativas energéticas como energia eólica; A questão de tratamento de águas e esgotos pode ser abordada novamente.

40 Analisando as questões sobre meio ambiente observamos que são conteúdos que envolvem assuntos da química como: 1. Termoquímica (relações combustíveis x energia); 2. Equilíbrio químico (presença de substâncias que afetam o meio x condições do meio ambiente); 3. Soluções (cálculo de concentração de espécies nos meios aquáticos).

41 Enem 2012

42 Dicas

43 Dois pilares: bom currículo e acesso à informação. Livros didáticos; Jornais, revistas, bulas de remédio; Curiosidades; Notícias – atualidades, etc.

44 Rumo à Universidade http://rumoauniversidade.seduc.ce.gov.br Ferramenta interativa: publicação de material do professor Notícias; Planos de aula; Banco de Itens; Material didático; Grupos de estudos; Ficha funcional; Extratos de rendimentos; Redes sociais, etc.

45

46

47

48

49

50

51

52 A prova do Enem é desvinculada do Currículo do Ensino Médio O Currículo do Ensino Médio se adequará ao Enem

53

54 Fontes: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/ 06/04/939719/mais-cai-na-prova-fisica-do-enem.html http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/ 06/04/939719/mais-cai-na-prova-fisica-do-enem.html http://vestibular.brasilescola.com/enem/enem/correca o-enem-2011.htm http://vestibular.brasilescola.com/enem/enem/correca o-enem-2011.htm http://enem.inep.gov.br/ http://www.infoenem.com.br/competencias-e- habilidades/ http://www.infoenem.com.br/competencias-e- habilidades/ http://www.enemvirtual.com.br/confira-o- comentario-da-prova-do-enem-2011/ http://www.enemvirtual.com.br/confira-o- comentario-da-prova-do-enem-2011/

55 Obrigada!


Carregar ppt "ENEM 2012 Ciências da Natureza e Suas Tecnologias Professora: Angela Deyva Gomes da Silva Formação de Professores da Seduc Informação e formação Método."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google