A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ácidos Nucléicos Heloisa Pandolpho. Constituintes: Nucleotídeos: formados por três diferentes tipos de moléculas: um açúcar (pentose): desoxirribose no.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ácidos Nucléicos Heloisa Pandolpho. Constituintes: Nucleotídeos: formados por três diferentes tipos de moléculas: um açúcar (pentose): desoxirribose no."— Transcrição da apresentação:

1 Ácidos Nucléicos Heloisa Pandolpho

2 Constituintes: Nucleotídeos: formados por três diferentes tipos de moléculas: um açúcar (pentose): desoxirribose no DNA e ribose no RNA. um grupo fosfato. uma base nitrogenada. Nucleotídeo de DNA Nucleotídeo de RNA OBS.: A molécula sem o grupo fosfato é chamada nucleosídeo.

3

4

5 As pentoses

6 Bases Nitrogenadas: Compostos heterocíclicos de carbono e nitrogênio: Pirimidinas (bases pirimídicas): anel heterocíclico único: citosina (C) e timina (T) no DNA; citosina (C) e uracila (U) no RNA. Purinas (bases púricas): dois anéis heterocíclicos: guanina (G) e adenina (A): presentes tanto no DNA quanto no RNA.

7

8 DNA – Molécula: Consiste de duas cadeias (fitas) helicoidais polinucleotídicas, enroladas ao longo de um mesmo eixo, formando uma dupla hélice de sentido rotacional à direita: dextrógera. Na dupla hélice as duas fitas de DNA são complementares (A = T e G = C) e apresentam polaridades opostas: antiparalelas:. polaridade 5’. 3’ em uma fita e 3’. 5’ na outra.

9 Watson era um ornitólogo com quase nenhum conhecimento em bioquímica; Crick, doutorando em Biofísica; e ambos não contavam com equipamentos adequados. Rosalind Elsie Franklin

10 Rosalind Elsie Franklin (1920-1958).  Faleceu aos 38 anos. Foi uma das mais brilhantes pesquisadoras inglesas do século XX. Formada em Físico-química em 1941 pela Universidade de Cambridge, dedicou-se aos estudos de cristalografia por raios-X.  Realizou inicialmente pesquisas sobre o carvão, no esforço de guerra da Inglaterra na segunda guerra mundial.  No após guerra dedicou-se inteiramente ao estudo da estrutura do DNA trabalhando no King's College, de Londres. Esteve prestes a desvendar a estrutura do DNA e seus achados foram fundamentais para que Francis Crick e James Watson desenvolvessem o modelo de dupla hélice do DNA.  Embora utilizando dados e fotografias de raios-X obtidos por Rosalind Franklin, Crick e Watson, não só não a incluiram no artigo original publicado na revista Nature, como omitiram sua decisiva contribuição na elucidação do problema.

11 DNA – Molécula: Pareamento das bases cria dois sulcos na superfície da dupla fita :. sulco maior (principal): 22Å.. sulco menor (secundário):12Å. Hélice dextrógera:. uma volta completa @ 36° (10,5 pares de bases empilhadas);. diâmetro: 20Å.

12 DNA - Regra de Chargaff: Erwin Chargaff (1950): técnica para medir a quantidade de cada tipo de base no DNA de diferentes espécies. Seus dados mostraram que:. quantidade relativa de um dado nucleotídeo pode ser diferente entre as espécies, mas sempre A = T e G = C.. razão 1:1 entre bases púricas e pirimídicas em todos os organismos estudados: A + G = T + C.. quantidade relativa de cada par AT ou GC pode variar bastante de organismo para organismo: razão A+T/G+C é característica da espécie analisada.

13 http://www.youtube.com/watch?v=yZ_IPafioSU http://www.youtube.com/watch?v=vX64TGMdeR8

14 DNA - Pareamento de Bases: Bases são complementares. Pontes de hidrogênio: entre os grupamentos amino e carbonil de duas bases: ocorrem em função da configuração eletrônica e da configuração espacial da molécula: A = T ® 2 pontes de hidrogênio G º C ® 3 pontes de hidrogênio G º C É MAIS ESTÁVEL

15

16 RNA - Molécula Tipos: mRNAs (RNAs mensageiros): veículo pelo qual a informação genética é transferida do DNA aos ribossomos para a síntese de cadeias polipeptídicas. rRNAs (RNAs ribossômicos): componentes estruturais dos ribossomos - catalisam a tradução de um mRNA em uma cadeia polipeptídica. tRNAs (RNA transportador ou de transferência): moléculas adaptadoras que traduzem a informação presente no mRNA em uma seqüência específica de aminoácidos.

17 O Dogma Central da Biologia Molecular:

18


Carregar ppt "Ácidos Nucléicos Heloisa Pandolpho. Constituintes: Nucleotídeos: formados por três diferentes tipos de moléculas: um açúcar (pentose): desoxirribose no."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google