A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIP Gestão Simulada – Jogos de Indústria Quatro pressupostos fatais: 1.Todos entenderam 2.Todos concordam 3.Todos estão igualmente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIP Gestão Simulada – Jogos de Indústria Quatro pressupostos fatais: 1.Todos entenderam 2.Todos concordam 3.Todos estão igualmente."— Transcrição da apresentação:

1 fauzi@novosolhos.com.br UNIP Gestão Simulada – Jogos de Indústria Quatro pressupostos fatais: 1.Todos entenderam 2.Todos concordam 3.Todos estão igualmente preocupados 4.Todos farão o que precisa ser feito Fonte: Clarke, Boyd & Crossland, Ron. “The Leader´s Voice. Select Books, New York, NY: 2002

2 fauzi@novosolhos.com.br UNIP Gestão Simulada – Jogos de Indústria 2/14 Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação: “Exportações Brasileiras: cinco aspectos sobre a competitividade-preço do produto brasileiro no exterior” Algumas matérias já ministradas: “Gestão Estratégica de Negócios”; “Finanças”; “Finanças Internacionais”; “Negócios Internacionais”; “Consultoria Empresarial”; “Tópicos Especiais de Administração – Controladoria”; “Responsabilidade Social das Organizações”; “Formação de Preços de Venda”; ”Economia da Empresa”; “Economia de Mercado”; ”Análise das Demonstrações Financeiras”; “Administração Financeira”; ”Trade Finance”; ”Evolução do Pensamento Estratégico”; “Economia e Gestão do Setor Público”; “Ambiente Econômico Global”, ”Macroeconomia”; “Economia Brasileira”; “Marketing Internacional”; “Teoria dos Jogos aplicada às Relações Internacionais”, “Tópicos Especiais de Administração – Finanças”, “Administração Estratégica”, “Mercado Financeiro”, “Gestão Simulada - Jogos de Indústria”, “Fundamentos da Administração”, “Liderança e Gestão”, “Cenários Econômicos e Tendências”, “Finanças Corporativas”.

3 fauzi@novosolhos.com.br UNIP Gestão Simulada – Jogos de Indústria 3/14 Dados pessoais Casado (Rachel), 1 filha (Camila) e 1 filho (Tiago), 1 neto (Matheus) e 2 netas (Marcela e Paula) 5561-7100 9234-0321 fauzi@novosolhos.com.br

4 UNIP Gestão Simulada – Jogos de Indústria 4/14 Objetivos gerais da matéria A matéria “Gestão Simulada – Jogos de Indústria” contribui para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades requeridas dos profissionais de controladoria (controllers) formados pelo programa MBA da UNIP: Senso crítico e capacidade de contextualização Visão de futuro e pensamento estratégico Orientação para processos Orientação para as necessidades dos Clientes Orientação para resultados Capacidade de identificar, analisar e solucionar problemas Trabalho em equipe Comunicação e expressão Desenvolvimento pessoal

5 fauzi@novosolhos.com.br UNIP Gestão Simulada – Jogos de Indústria 5/14 Objetivos específicos da matéria A matéria “Gestão Simulada - Jogos de Indústria” insere-se na formação do controller como uma importante ferramenta para a obtenção de uma visão integrada das funções da organização. Trata-se, sobretudo, da análise e aplicação das ferramentas de gestão financeira, contábil, mercadológica e de produção, para a sobrevivência e crescimento da organização em um ambiente competitivo de atuação. Nesse oligopólio, competindo em diversas regiões geográficas, os participantes produzirão e comercializarão o produto RPB – Refrigerador Portátil de Bebidas.

6 fauzi@novosolhos.com.br UNIP Gestão Simulada – Jogos de Indústria 6/14 Conteúdo programático 1. Introdução aos Jogos de Indústria 2. Preparação para o jogo de indústria 3. Apresentação do jogo SDE 4. Objetivos estratégicos e área de Produção 5. Áreas de Marketing, Gestão de Pessoas e Informações 6. Área de Finanças e orientações adicionais 7. Implementação do Jogo de Empresas SDE 8. Avaliação dos resultados

7 fauzi@novosolhos.com.br UNIP Gestão Simulada – Jogos de Indústria 7/14 Bibliografia básica BARNEY, J.B. & HESTERLY, W.S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo, Editora Pearson Prentice Hall, 2007 GITMAN, Lawrence J. – Princípios de Administração Financeira. São Paulo: Harbra, 2003. MARION, José Carlos – Análise das Demonstrações Financeiras. São Paulo: Atlas, 2005.

8 fauzi@novosolhos.com.br UNIP Gestão Simulada – Jogos de Indústria 8/14 Bibliografia complementar CHURCHILL, Gilbert A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para o cliente. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2005. SLACKS, Nigel e outros. Administração da produção. Segunda Edição. São Paulo: Atlas, 2002. CORRÊA, Henrique L.. Administração da Produção e Operações: Manufatura e Serviços. Primeira Edição. São Paulo: Atlas, 2004 GORDON, S.R.; GORDON, J.R. Sistemas de informação: uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro: LTC, 2006. VERGARA, Sylvia Constant – Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2009.

9 fauzi@novosolhos.com.br UNIP Gestão Simulada – Jogos de Indústria 9/14 Estratégia de aprendizagem Aulas expositivas Simulação de Decisões Estratégicas em tempo real Critério de avaliação O processo formal de avaliação do aprendizado compreende uma avaliação no final do programa, sendo que a nota desta avaliação será composta por nota de prova e metodologia de decisões estratégicas ao longo da simulação. De fundamental importância para o desenvolvimento das competências e habilidades, a avaliação do aprendizado deve ser executada em todos os momentos, em cada atividade intra e extraclasse, privilegiando a formação integral do aluno.

10 fauzi@novosolhos.com.br UNIP Gestão Simulada – Jogos de Indústria 10/14 Aprendizagem Competênci a Motivação Competênci a Motivação Professor Fatos e Teorias Aplicação e Resolução de Problemas Capacidade de Comunicação Objetivos Organização Curso Estudante Tipos de Aprendizagem

11 fauzi@novosolhos.com.br UNIP Gestão Simulada – Jogos de Indústria 11/14 As funções básicas do Professor  Facilitar o processo de aprendizado;  Conduzir este processo;  Estimular os participantes do processo.

12 fauzi@novosolhos.com.br UNIP Gestão Simulada – Jogos de Indústria 12/14 As funções básicas do Aprendiz/ Controller  Participar de forma proativa do processo de aprendizado;  Definir os seus próprios limites na apreensão deste processo;  Estimular os demais participantes do processo.

13 fauzi@novosolhos.com.br UNIP Gestão Simulada – Jogos de Indústria 13/14  “Aja ou sofra a ação de outros”.  “No lugar de se concentrar em coisas e tempo, concentre-se em preservar e fortalecer relacionamentos e em atingir resultados”. STEPHEN R. COVEY, autor de “Reflexões Diárias Para Pessoas Muito Eficazes” e “Os 7 Hábitos das Pessoas Muito Eficazes”.  “Aula dada, aula estudada. Hoje”. Prof. PIERLUIGI PIAZZI, autor de “Aprendendo Inteligência”, “Estimulando Inteligência” e “Ensinando Inteligência” Para se lembrar sempre...

14 fauzi@novosolhos.com.br UNIP Gestão Simulada – Jogos de Indústria 14/14 “Goethe 1 ensinava: ‘Trate um homem como ele é, e ele permanecerá como é. Trate um homem como ele pode e deve ser, e ele se tornará o que pode e deve ser’.” STEPHEN R. COVEY, autor de “REFLEXÕES DIÁRIAS PARA PESSOAS MUITO EFICAZES” e “OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS MUITO EFICAZES”. 1 WOLFGANG von GOETHE, poeta alemão (1749-1832) Nosso desafio

15 fauzi@novosolhos.com.br UNIP Gestão Simulada – Jogos de Indústria 15/14 Ao futuro!!


Carregar ppt "UNIP Gestão Simulada – Jogos de Indústria Quatro pressupostos fatais: 1.Todos entenderam 2.Todos concordam 3.Todos estão igualmente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google