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A INDÚSTRIA DO VESTUÁRIO NO BRASIL

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Apresentação em tema: "A INDÚSTRIA DO VESTUÁRIO NO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 A INDÚSTRIA DO VESTUÁRIO NO BRASIL

2 ESTRUTURA DA CADEIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO

3 ALTERAÇÕES NA SITUAÇÃO DAS EMPRESAS
Grande produção, tem economia de escala mas com 42% imposto. Empresa Lucro real / presumido Pequena produção, não tem economia de escala com imposto de 12% . Empresa do regime do simples Aguardando solução política e melhora da economia. Situação atual

4 R$ 121 33 mil 1,5 milhão 6 milhões R$ 18,5 R$ 2,5
PERFIL DO SETOR TÊXTIL E DE CONFECÇÃO (2015) R$ 121 Bilhões em faturamento 33 mil Empresas a partir de 5 funcionário 1,5 milhão Empregos diretos 6 milhões Empregos Diretos + Indiretos R$ 18,5 Bilhões em salários R$ 2,5 Bilhões em investimentos 6,9 Bilhões de peças produzidas FONTE IEMI, ALICEWeb e IBGE

5 COMPARATIVO 2015 X PREVISÃO 2016
2015 2016 PIB -3,80% -3,30% Taxa de desemprego média 6,90% 9,80% Vendas no Varejo -4,30% -5,10% Produção Industrial -8,30% -5,00% Exportações (US$ bi) 190 188 Importações (US$ bi) 175 150 IPCA 10,7% 8,00% Câmbio Médio Anual 3,33 4,12 Fonte: RC Consultores

6 HISTÓRICO DA CONFECÇÃO NO BRASIL DESDE 2010
EM BILHÕES DE PEÇAS PEÇAS 2010 2011 2012 2013 2014 2015 SP 3,0 2,8 2,7 2,5 1,7 BRASIL 9,0 8,7 8,4 6,9 EM MILHÕES DE EMPREGOS EMPREGO 2010 2011 2012 2013 2014 2015 SP 0,700 0,630 0,517 0,510 0,429 0,413 BRASIL 2,0 1,9 1,8 1,7 1,6 EM MILHARES DE EMPRÊSAS EMPRESAS 2010 2011 2012 2013 2014 2015 SP 10,0 9,0 8,5 8,0 7,5 BRASIL 30,0 29,0 28,5 28,0 27,5 FONTES EMPREGO: CAGED EMPRESAS: IBGE / JUNTA COMERCIAL de SP

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8 PERFIL DO VAREJO DE VESTUÁRIO NO BRASIL EM 2015
Varejo físico distribui 92,3% de todo consumo nacional de Vestuário, tendo movimentado R$ 183,7 bilhões em vendas (valor líquido sem impostos; Este valor representa uma redução nominal de 0,1% sobre o ano anterior de 2014 e de 4,2% em volume de peças; O brasil operou em 2015 com 160,1 mil pontos de venda de vestuário Cerca de 56 mil deles (35%), permeiam os 538 shoppings centers em operação no Brasil; Lojas independentes ainda representam 37% do canal de varejo de vestuário em volume; Lojas de departamento especializadas em moda, respondem por 30% do faturamento em relação ao total das vendas em receita. FONTE IEMI

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